• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

5 plantas selvagens que podem salvar sua vida e 5 que podem acabar com ela

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      18/10/18 às 17h14

A mãe natureza é cheia de mistérios e com segredos que nós ainda não desvendamos. Assim como nossas avós falavam, chás realmente curam, e as plantas têm poderes para tirar males de nossos corpos.

Mas assim como algumas plantas podem nos curar, algumas delas podem nos fazer um mal terrível. Todos os seres vivos têm seu mecanismo de defesa e as plantas também têm os delas, por isso, é importante saber de quais podemos nos aproximar. Nos EUA, por exemplo, cerca de 100 mil internações nas emergências são por intoxicações de plantas. Para você não se tornar uma vítimas da flora listamos aqui 10 plantas, cinco que podem salvar a sua vida e cinco que podem acabar com ela.

Plantas amigas

1 - Flor Rafflesia

Essa é a maior e mais larga flor do mundo, encontrada nas selvas do sudeste da Ásia. Tais flores são usadas para a recuperação das mulheres depois do parto, porque ela interrompe o sangramento interno e ajuda o útero a encolher. O fator triste é que a flor dura apenas uns dias e dois dos seus 13 tipos já foram extintos.

2 - Wolffia globosa

Essas plantas são minúsculas e estão nas superfícies de lagoas. Às vezes aparecem em aquários com peixes. Elas são ótimas se você estiver morrendo de fome porque têm um alto valor nutricional. E se tiver tempo e como cozinhá-las, pois alguns dizem que ela tem gosto de repolho doce.

3 - Aloe Vera

Com certeza, você conhece a babosa e seu inúmeros benefícios. Ela pode ajudar com irritações da pele e tem propriedades antioxidantes e antibacterianas, além de também conseguir curar queimaduras. Ela é conhecida na medicina como uma flor maravilhosa e também pode ser colocada na comida, fazer máscaras para o rosto e cabelo.

4 - Cardo de Touro

As raízes dessa espinhosa, caules, flores e folhas podem salvar uma pessoa da fome já que são seguros para comer. E na medicina eles tratam sangramentos e hemorroidas. Ela também podem ajudar a fazer fogo.

5 - Abacaxi/Camomila selvagem

Ao contrário do nome, ela não tem gosto de abacaxi, mas é uma alimento que a natureza fornece para aqueles que caminham por aí por várias gerações. Essa planta dá um impulso de energia e nutrientes. É possível confundir a planta com camomila, mas esse erro não é mortal.

 

Plantas Nocivas

1 - Dente Sangrento

Pelo exterior dessa planta já é um indicativo que ela faz mal para a saúde. Ela é encontrada no nordeste do Pacífico da América do Norte e não é comestível. Ela não é tóxica, mas seu gosto é de pimenta amarga. E ela dá a quem comer náuseas e vômito.

2 - Taça escarlate

Essa planta é bonita mas não é comestível. Ela pode ser usada para tentar pegar água do rio embora essa não seja sua função. Ela é encontrada em várias áreas na América do Norte e, se comida em grandes quantidades, pode ser prejudicial para os humanos. Ela também não tem nenhum valor nutricional.

3 - Ageratina altíssima

Essa flor de aparência inocente já matou a mãe de Abraham Lincoln e várias outras pessoas. Ela é tão tóxica que pode ser transmitido das vacas para os humanos pelo leite. E quando são essas pessoas são envenenadas, ela pode levá-las à morte.

4 - Trompete de anjo

Essa flor não deve ser comida em hipótese alguma. Se isso for feito, a pessoa pode sofrer paralisação, alucinações, entrar em estado de transe e até morrer. Várias pessoas cultivam essa flor em seus jardins, mas cuidado para crianças ou animais comerem.

5 - Beladona

Crianças morrem depois de comer apenas duas delas. As folhas e raízes também são bem perigosas.




Matérias selecionadas especialmente para você

Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+