7 práticas chinesas que vão te ajudar a curar diversas condições

POR Lucas Curado    EM Ciência e Tecnologia      19/03/18 às 12h45

A medicina chinesa surgiu a cerca de 2000 anos atrás e basicamente se utiliza do equilíbrio do chamado Ki para curar o corpo humano. As suas práticas mais conhecidas no ocidente são a acupuntura, a moxabustão e a ventosaterapia.

A acupuntura foi considerada patrimônio cultural intangível da humanidade. Basicamente, ela foca em colocar agulhas nos chamados "meridianos chineses". Dessa forma, as agulhas estimulam as terminações nervosas e podem tratar desde inflamações a doenças emocionais.

A moxabustão é um processo que usa do calor de ervas específicas para relaxamento muscular e tratamento de doenças. Ela também utiliza dos principal meridianos do corpo. A ventosaterapia funciona colocando uma ventosa que vai "sugar" a pele usando vácuo. Dessa forma, aumentando os vasos sanguíneos e oxigenando o local.

Hoje a Fatos Desconhecidos vai explorar um pouquinho mais sobre a milenar medicina chinesa. Essas técnicas antigas ficaram muito populares nos últimos anos aqui no ocidente e caso você não as conheça, elas podem ser uma boa opção para serem experimentadas.

1 - Ansiedade de Depressão

Se você busca por uma opção de tratamento a mais, tanto a acupuntura como a moxabustão e a ventosaterapia podem ser interessantes. Claro, no caso de males como depressão e ansiedade, o mais indicado é buscar por ajuda médica especializada no assunto.

2 - Problemas respiratórios

Se você sofre com asma ou está com aquele resfriado, o uso dessas três práticas citadas acima podem ser bem úteis. O primeiro passo é buscar um profissional para o mesmo te examinar e te direcionar para o melhor tratamento.

3 - Alergias

Você vai perceber que a maioria dos problemas aqui apresentados poderão ser tratados pelo o conjunto desses três métodos chineses. Isso se aplica também no caso de alergias, porém, um método bastante utilizado é a moxabustão.

4 - Pressão sanguínea

Já foram feitos estudos que mostraram que técnicas como acupuntura podem baixar a pressão sanguínea, sendo uma opção para pessoas com hipertensão. Como citado acima, esse também é um dos casos que os três métodos podem ser usados. Não é somente pressão alta que pode ser tratada com essas técnicas, mas também pode-se aumentar a pressão do paciente.

5 - Problemas no intestino

Segundo a medicina chinesa, tanto a moxabustão como a acupuntura podem ser bastante úteis aqui. O objetivo de ambos é estabilizar o fluxo de ki no corpo. É dito que esse desequilíbrio pode "bloquear" o abdômen.

6 - Dores Diversas

Qualquer tipo de dor ou incômodo corporal, segundo os praticantes dessas técnicas, poderiam ser sanadas por esses tratamentos. Eles acreditam que guando o fluxo de ki está bloqueado, a pessoa sente dor. Quando é utilizado esses métodos orientais, o ki seria desbloqueado e o paciente não sentiria mais dor no local.

7 - Condições Neurológicas

Problemas como Paralisia de Bell, que basicamente é uma paralisia do nervo facial, podem ter uma grande ajuda da acupuntura e dos outros dois métodos citados nessa matéria. A acupuntura, que já se mostrou muito útil nesse caso, propicia estímulo aos músculos e nervos da face.

E aí, o que você achou dessa matéria? Deixe eu comentário e até a próxima.

Lucas Curado
Não só redator... Como também músico e compositor. Amante de um bom humor ácido e memes.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+