Curiosidades

7 produtos que sumiram e vocĂȘ nem percebeu

0

O tempo passa para todos. Um dia estamos brincando de pique-pegue, rolando na lama e dormindo antes das 22 horas. Mas, de repente a vida passa por uma transformação radical e quando vocĂȘ percebe, jĂĄ se passaram 20 anos. NĂŁo Ă© a toa que escritores, artistas e poetas dedicam grandes obras suas ao tempo. O cantor Caetano Veloso jĂĄ dizia, em sua mĂșsica Oração ao tempo: “Tempo tempo tempo tempo, Ă©s um dos deuses mais lindos”. Na maioria das vezes o tempo passa tĂŁo sutil, que vocĂȘ nem mesmo nota. É mais fĂĄcil notar, quando paramos para pensar nos produtos que nĂłs usĂĄvamos hĂĄ algum tempo atrĂĄs.

VocĂȘ deve estar pensando, “como Ă© possĂ­vel misturar tempo, arte e produtos?”. Seu pensamento Ă© vĂĄlido, porĂ©m, notem que a forma mais eficaz de notar a passagem do tempo Ă© olhando para as coisas que vocĂȘ usava ontem e as que vocĂȘ usa hoje. Talvez vocĂȘ esteja me lendo pelo seu smartphone (ou Iphone se vocĂȘ for um pouco mais exibido). Isso seria possĂ­vel em 2003? Mas essa matĂ©ria nĂŁo Ă© sobre os novos produtos, e sim, sobre os velhos. Muitas coisas que eram habituais, hoje jĂĄ nĂŁo se encontram mais por aĂ­. Por isso, listamos 7 produtos que sumiram e vocĂȘ nem percebeu.

1 – Discman

Hoje vocĂȘ anda com milhares de mĂșsicas no seu bolso. AlĂ©m de vocĂȘ poder deixĂĄ-las salvas em seu prĂłprio smartphone, atualmente aplicativos como Spotify e iTunes te deixam a par de uma infinidades de sons e estilos ao alcance dos seus dedos. PorĂ©m, nĂŁo precisa voltar muitos anos atrĂĄs para encarar uma realidade musical completamente diferente. Em 1984, era lançado o Discman D-50. No Brasil, o Discman foi proliferado sĂł anos mais tarde, como no inĂ­cio dos anos 2000. Ele era um tocador de CD portĂĄtil. Acredite, era uma mĂŁo na roda para passar o tempo no ĂŽnibus. PorĂ©m, era meio inviĂĄvel andar com mais de dois ĂĄlbuns para escutar por vez. Por incrĂ­vel que pareça, ainda exitem discman’s a venda, sĂł que eles realmente sĂŁo raros e nĂŁo sĂŁo mais usados, a nĂŁo ser por um ou outro saudosista.

2 – Bombom Garoto Personalidades

Se vocĂȘ se lembra dele, eu tenho uma pĂ©ssima noticia: vocĂȘ estĂĄ ficando velho. Era uma caixinha com bombons quadradinhos que estampavam os personagens clĂĄssicos da Looney Tunes. A primeira edição do chocolate vinha com adesivos da turma do Pernalonga. JĂĄ a segunda edição começou a vir com cards colecionĂĄveis dos personagens. A edição mais recente da Garoto Personalidades vinha com os personagens do filme da Pixar, Carros. PorĂ©m, nĂłs temos mesmo Ă© saudade da edição que tinha o Pernalonga e seus amigos.

3 – Tazo

Tazo foi uma verdadeira febre no final dos anos 1990 e inĂ­cio dos anos 2000 aqui no Brasil. TambĂ©m chamado de Cap ou Zap, eram pequenos discos colecionĂĄveis que, na maioria das vezes, vinham dentro dos salgadinhos. VocĂȘ pode confessar, sĂł aqui entre a gente: vocĂȘ pedia para os seus pais comprarem salgadinho sĂł para vocĂȘ juntar os tazos. E ainda morria de raiva quando vinha algum repetido.

4 – Tamagotchi

O tamagotchi era mais uma das manias que sĂł os anos 1990 conseguia proporcionar. O “bichinho virtual” era uma criaturinha que vocĂȘ precisava cuidar como se fosse um filho ou um cachorro. VocĂȘ precisava alimentar, dar ĂĄgua, banho e atĂ© levar para ir ao banheiro. NĂŁo tinha um objetivo, era simplesmente isso. O brinquedo foi lançado em 1996 pela primeira vez. Em 2017, ele foi relançado para os nostĂĄlgicos, porĂ©m, a onda viciante da massa sĂł costuma acontecer uma vez.

5 – Creme Dental Tandy

VocĂȘ deve se lembrar do Tandy, com certeza. Ele era mais que um creme dental, mas o alimento preferido de 4 em cada 5 crianças. Brincadeiras Ă  parte, o creme dental era um dos produtos que convenciam crianças teimosas dos anos 1990 a escovarem os dentes felizes da vida. AlĂ©m disso, os pais nĂŁo podiam virar as costas que lĂĄ estavam as crianças comendo a pasta que tinha gosto de morango ou uva. Ainda Ă© comercializado, mas jĂĄ nĂŁo Ă© mais uma febre comercial como jĂĄ foi um dia.

6 – Fandangos Molhoucos

Esse foi uma dos produtos mais difĂ­ceis de se lembrar. PorĂ©m, se a memĂłria fizer seu trabalho, Ă© possĂ­vel atĂ© sentir o gostinho exĂłtico que a Fandangos conseguia proporcionar. Em 2003, a fandangos liberou uma linha da Cheetos e Fandangos com os “Molhoucos. Eles eram simplesmente molhos doces para os salgadinhos. Eles se assemelhavam muito Ă queles “melzinhos” que vocĂȘ encontra na feira, sĂł que com um gosto bem mais acentuado. Onde eu jogo dinheiro para a marca relançar essa edição?

7 – Chocolate Surpresa

Para fechar essa lista com chave de ouro, temos a linha de chocolates da Nestlé, Surpresa. O chocolate foi uma verdadeira sensação dos anos 1980 e 1990 aqui no Brasil. O chocolate foi inicialmente lançado na França para depois virar mania por aqui. Recentemente a Nestlé ressuscitou a linha em uma edição especial de ovo da påscoa.

E aĂ­, sentiu a nostalgia na veia? Comenta aqui com a gente e compartilha essa lista nas suas redes sociais. Deixe seus amigos se lembrarem tambĂ©m. E para vocĂȘ que Ă© um nostĂĄlgico assumido dos anos 1990, aquele abraço.

Responda essas perguntas e vamos dizer o quĂŁo insano vocĂȘ Ă© [Quiz]

Artigo anterior

Esse homem fez diversas cirurgias para ficar parecido com uma caveira

PrĂłximo artigo

ComentĂĄrios

ComentĂĄrios nĂŁo permitido