icone menu logo logo-fatosnerd.png


7 provas de que o Charada é um vilão tão cruel quanto o Coringa

POR Letícia Dias EM Fatos Nerd 08/12/19 às 20h17

capa do post 7 provas de que o Charada é um vilão tão cruel quanto o Coringa

Embora seja um dos inimigos mais antigos do Batman, o Charada continua sendo um dos membros mais subestimados de sua galeria de vilões. Também conhecido como Edward Nygma, o antagonista não possui uma força física significativa, nem qualquer habilidade extraordinária. Na verdade, suas únicas qualidades são a esperteza e o talento em desenvolver enigmas. Portanto, para todos os efeitos, o Charada é apenas um cara inteligente que gosta de se divertir com uma desafiadora batalha de raciocínio, mesmo que isso envolva a vida de pessoas. Contudo, tal qual muitos dos vilões nos quadrinhos, Nygma também teve seus momentos vilanescos de glória. Aliás, mesmo não sendo a primeira referência dos fãs, quando se trata de inimigos do Batman, ele tem um lugar especial na mitologia do Cruzado Encapuzado. Como resultado disso, o vemos constantemente nas mídias do herói. O exemplo mais recente foi sua escalação para a narrativa de The Batman.

Ao passo que o Coringa é o mais icônico vilão da DC, sua popularidade está ainda mais em alta após o filme de Todd Phillips. Sendo assim, os vilões escolhidos por Matt Reeves, para compor o universo do Batinson, acabam sendo ofuscados pelo colega psicótico. Porém, viemos aqui provar que, assim como o palhaço, o Charada possui um potencial para ser incrivelmente cruel e perigoso.

7 - Ele drogou Barbara Gordon

No universo alternativo de Elseworlds, Thrillkiller apresenta uma versão do Charada mais desagradável que o convencional. Em suma, a história se passa em uma Gotham City no início da década de 60, onde lidamos com a falta do Batman. Além do Cavaleiro das Trevas, o mundo acaba ficando sem Robin também. Afinal, o jovem herói morre, resultando na ida de Barbara Gordon ao psiquiatra. No entanto, o médico é ninguém menos que Edward Nygma. Assim, tirando proveito da vulnerabilidade de sua paciente, Nygma decide mantê-la dosada com um pesado suprimento de Valium. Porém, felizmente, os planos do vilão são frustrados por Alfred e Jim Gordon. Aparentemente, mesmo na falta do Homem-Morcego, Gotham pode contar com heróis.

6 - Forçou o Batman a se eletrocutar

Em Batman: Ano Zero, Scott Snyder e James Tynion IV fizeram seu melhor para contar a origem do Cruzado Encapuzado de uma forma autêntica porém fiel à mitologia do herói. Afinal, o mundo dos quadrinhos tem um equilíbrio delicado e qualquer deslize cria problema com os fãs. Enfim, a história é dividida em três atos que narram desde o retorno de Bruce Wayne à Gotham até sua morte declarada. No entanto, o que nos interessa aqui é o arco final da narrativa, intitulado Savage City. Nessa parte da série vemos Batman enfrente o Charada. Porém, ao contrário de sua versão simplesmente estranha, o vilão se mostra sinistro.

Assim, o antagonista cria um esquema onde o Batman tem que se eletrocutar, caso queira salvar Gotham. Embora não pareça algo tão perigoso, é válido lembrar que não estamos falando de choques leves. O Cavaleiro das Trevas tem que enviar uma grande potência de energia elétrica pelo seu corpo, correndo o risco de parar o próprio coração. Pelo menos, no fim das contas, o herói usa sua genialidade para escapar dessa confusão, mesmo sendo aos quarenta e cinco do segundo tempo.

5 - Prendeu Batman em um poço

Como seu próprio nome já diz, o Charada tem uma inclinação para mesclar armadilhas perigosas com quebra-cabeças que as vítimas precisam resolver caso queiram escapar. Na história de Legends of the Dark Knight não é diferente. Em The Riddle Primal, Nygma consegue prender o Batman em um poço que está se enchendo de água rapidamente. Como se isso não fosse suficientemente desafiador, as paredes laterais também são eletrificadas. Embora o Homem-Morcego Batman não chegue necessariamente a resolver esse enigma, ele consegue encontrar uma maneira de diminuir a corrente e escapar, enfurecendo o Charada.

4 - Encobriu a morte de sua namorada

Graças à Fox, tivemos a oportunidade de ver um prelúdio da mitologia do Batman de forma seriada. Assim, quase todos os vilões da galeria do herói tiveram sua história de origem explicada, algumas seguiram os quadrinhos, outras não. Independente da liberdade criativa ou não, Nygma teve uma das histórias de destaque no enredo. Inicialmente, ele trabalhava para o Departamento de Polícia de Gotham City. No entanto, não demorou para que seu lado sombrio começasse a se mostrar. Em seguida, o vimos matar o namorado abusivo de Kristen Kringle, seu interesse amoroso não correspondido. Porém, assim que ela descobriu a verdade, ele a matou também. Inclusive, quando ele foi enterrá-la, testemunhas o viram e ele acabou as matando também. Enfim, mesmo sendo meio cômica a falta de sorte do personagem, suas ações não deixaram de ser cruéis.

3 - Atormentou o Batman com a morte de Jason Todd

Durante o epílogo da série Batman: Hush, foi revelado que, por trás dos bastidores, Charada estava no controle de tudo. Ao passo que Nygma manipulava os eventos de forma inteligente, seu lado perverso foi explicitamente mostrado. Em uma situação específica, vimos Jason Todd ser apontado como o supervilão Silêncio, porém, o garoto estava morto, então, como isso seria possível? Bom, o Charada  ordenou que o Cara de Barro assumisse a forma de Todd. No entanto, a maior surpresa em Hush foi descobrir que Nygma sabia que o Morcego era Bruce Wayne. Inclusive, foi isso que o ajudou a formular o plano para atingir o herói em seu ponto fraco, a falha em impedir a morte de Jason.

2 - Ameaçou explodir a Mulher-Gato

Já comentamos sobre os games da série Batman: Arkham algumas vezes. Sendo assim, sabemos que os jogos são referência quando se trata de videogames de super-heróis. Embora tenha conseguido adaptar fielmente muitos detalhes narrativos do cânone do Homem-Morcego, o grande trunfo de Arkham foi desenvolver um enredo autêntico. Logo, isso nos permitiu ver uma abordagem original das ações de alguns personagens. Com o Charada não foi diferente. Em Arkham Knight, por exemplo, o vilão amarrou uma bomba no pescoço da Mulher-Gato. Assim, para lutar salvar sua vida, o jogador precisa completar um série de desafios para conseguir acesso as chaves que destrancariam a coleira, e ele precisa completar os desafios, para conseguir as chaves para destrancar a coleira. Então, se o jogador fazer a escolha errada, vemos a felina explodir.

1 - Matou sua própria filha

Representando os vilões dos Titãs da Costa Leste, temos Enigma. Após se provar como filha do Charada, ela se une à filha do Coringa, Duela Dent. Em seguida, as duas são contratadas pela esposa do Duas-Caras, Gilda, para pegar a moeda do marido, que estava com Falcone. Assim, no decorrer de Gilded Lily, Enigma contata seu pai. Previsivelmente, ele responde com uma charada: "o que é verde, roxo e sangra profusamente?". Surpreendentemente, após lançar o desafio, a última coisa que os leitores se recordam é de ouvir os gritos da garota e do seu destino ter ficado em aberto. O consenso acabou sendo que Enigma foi morta pelo pai ou abandonada por ele à própria morte. De qualquer forma, ambas as situações ilustram a crueldade do Charada.


Próxima Matéria
Via   WhatCulture     CBR  
Imagens Rocksteady Fox DC
avatar Letícia Dias
Letícia Dias
Trabalhando pra falar de super-heróis, filmes e séries em tempo integral | @letdiax
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest