• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 sequências de filmes que arruinaram grandes personagens

POR Toni Nascimento    EM Fatos Nerd      22/08/18 às 16h59

Não tem como negar: nós vivemos na era das sequências cinematográficas. Se algum filme vai bem na bilheteria, você pode ter certeza que já existem executivos marcando reuniões para colocar a sequência em prática. São inúmeros os filmes que passam por isso. Às vezes as coisas vão bem. Hoje, a franquia que rende mais dinheiro em Hollywood é a prova viva disso. O Universo Cinematográfico da Marvel, o MCU, já teve 20 filmes ao longo de 10 anos e promete não parar tão cedo. O Senhor dos Anéis e Harry Potter também mostram que um bom longa pode render boas sequências. Às vezes até se transformar em uma franquia de respeito.

Mas em outras ocasiões, as coisas não dão tão certo para as sequências. Na maioria das vezes, a continuação não consegue ser tão boa quanta a original. Ou até mesmo perde o brilho da originalidade e trás apenas mais do mesmo. Talvez o maior dos problemas, seja transformar ótimos personagens em, literalmente, lixo. Na maioria das vezes, a sequência estraga algum bom personagem por adicionar um passado nada a ver ao personagem, superexpô-lo ou trocar de ator, e até mesmo mudar a personalidade da criatura. Nós listamos para vocês 7 sequências de filmes que arruinaram grandes personagens.

1 - Homem-Aranha 3

Sam Raimi fez um belo trabalho nos dois primeiros filmes do Homem-Aranha. Não por acaso, o segundo é considerado um dos melhores filmes de super-herói de todos os tempos. Apesar de mais velho, Tobey Maguire era a personificação perfeita do Peter Parker. Ele era meio desajeitado, porém agradável e dócil como o Homem-Aranha dos quadrinhos. Mas Homem-Aranha 3 meio que destruiu todo aquele desenvolvimento de personagem. Quando ele entra em contato com o simbionte que irá originar o Venom, ele começa a ter atitudes que não correspondem ao personagem e nem ao menos sãp compreensíveis. Isso inclui dançar pela rua, ter um penteado emo e estalar os dedos com um ar maligno. Apesar de uma 4° sequência ter sido planejada, aquele filme acabou sendo o último sob a direção de Sam Raimi.

2 - Prometheus e Alien: Covenant

A parte mais interessante dos Xenomorfos é que eles são alienígenas. Não é por acaso que o nome da franquia é Alien. Os dois primeiros filmes funcionam muito bem. Muito disso se deve ao fato de que praticamente não conhecemos nada sobre a criatura. Ela é rodeada de mistério e sobre o que nossa imaginação cria sobre ela. Apesar de Alien 3 e 4 não serem considerados bons, eles mantêm a essência misteriosa do personagem. Mas, na tentativa de ressuscitar a franquia, dois prequels foram lançados recentemente. Prometheus (2012) e Alien: Convenant (2017) fazem questão de arruinar toda a mística em volta dos aliens. Às vezes, dentro de uma franquia, não se pode explicar tudo. Muito da graça está naquilo que não se vê e não se fala.

3 - De Volta para O Futuro 2

Crispin Gloverd interpretou brilhantemente George McFly no primeiro De Volta para o Futuro, mas o ator não quis voltar para a sequência. Robert Zemeckis precisava encontrar outro ator para reprisar o papel e achou Jeffrey Weissman. O problema foi que precisaram colocar até prótese nele para ficar parecido com o original. Além disso, tentaram usar as sombras para o rosto não ficar tão evidente. Não deu certo. A substituição ficou bizarra e meio que estragou o personagem.

4 - Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal

A Marion Ravenwood que lutou contra o consumo excessivo de álcool e fumou na cadeia em Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida foi, sem dúvida, a melhor protagonista entre todas dos três primeiros filmes da franquia. No Reino da Caveira de Cristal, no entanto, vemos a mulher outrora resistente e badass reduzida a uma sombra diluída do seu antigo eu. Ela decaiu. É claro que, se fosse na vida real, é provável que 20 anos depois e a experiência da maternidade realmente mudasse Marion. Mas esta não é a vida real e nós queríamos a Marion raiz.

5 - Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas e A Vingança de Salazar

Quando Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra foi lançado em 2003, o filme encantou milhões de pessoas pelo mundo todo. Não é a toa que a trilogia original rendeu bilhões em bilheteria para a Disney. Porém, temos que admitir que a franquia já não é mais o que era antes. Se inicialmente Jack Sparrow era um anti-herói formidável, nos dois últimos longas ele se transformou simplesmente em um pirata bêbado e sem graça. Muito disso se deve à mudança dos personagens de lugar. Nos três primeiros filmes, Jack Sparrow funcionava dentro de uma equipe ao lado de Will Turner e Elizabeth Swann. Já nos dois últimos filmes, Sparrow assume como protagonista e isso é realmente um desastre.

6 - Duro de Matar: Um Bom Dia para Morrer

Quando conhecemos John McClane, interpretado por Bruce Willis no filme Duro de Matar, ele é apresentado como um policial cínico e sensato do esquadrão de Nova York. Mas, além disso, ele é a pessoa errada, no lugar errado e na hora errada, mas se dando muito bem e salvando o dia. Apesar das outras três sequências não poderem contar tanto com um roteiro crível, mas um cheio de coincidências, elas mentiram a essência do personagem. Mas Um Bom Dia Para Morrer abandonou o realismo inerente de John e praticamente o transformou em um super-herói. E isso porque nesse filme ele já tem mais de 50 anos. Realmente não se mantiveram fiéis ao personagem e o descaracterizaram.

7 - Trilogia prequel de Star Wars

Darth Vader é considerado um dos maiores vilões de todos os tempos da história do cinema. Ele era a personificação do mal na trilogia original de Star Wars. Mas aí George Lucas resolveu fazer a sua nova trilogia, mostrando a origem do vilão desde criança. E de novo, cometeram o erro de explicar demais sobre um personagem e, também, humanizá-lo. Acabou que transformaram aquele mito em um jovem loiro, briguento e chorão que quase ninguém suporta. Por isso digo e repito para Hollywood: não tem que aplicar backstory demais a personagens míticos.

E aí, você concorda comigo ou gosta desses personagens mesmo depois desses filmes? Comenta a sua opinião aqui comigo e compartilha essa lista nas suas redes sociais. E para você que continua considerando o Tobey Maguire o melhor Peter Parker mesmo depois de Homem-Aranha 3, aquele abraço.

Próxima Matéria
Via   WC  
Imagens NB M
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+