Ciência e Tecnologia

7 acidentes radioativos modernos que chocaram o mundo

0

A radioatividade é um fenômeno natural ou artificial pelo qual algumas substâncias ou elementos químicos, chamados radioativos, que são capazes de emitir radiações (óbvio). A radioatividade pode impressionar placas fotográficas, ionizar gases, produzir fluorescência, atravessar corpos opacos entre várias coisas, mas também pode causar acidentes radioativos terríveis, capaz de matar milhares de pessoas.

No passado existiram vários casos de acidentes radioativos ou guerras que envolveram radioatividades, mas e os acidentes recentes, vocês sabem quais foram  os maiores acidentes envolvendo radiação? Fizemos uma lista com os 7 acidentes modernos envolvendo radiação que chocaram o mundo, confira:

1 – Therac-25

https://www.youtube.com/watch?v=qgusHewRFgA

O Therac-25 é uma máquina da radiografia produzido pela Atomic Energy of Canada Limited (AECL) em 1985. Cinco máquinas foram enviadas para os EUA e seis usadas no Canadá, e foram envolvidas em seus acidentes entre 1985 e 1987, onde três pacientes morreram de envenenamento por radiação. O problema foi a quantidade das doses que eles estava usando, um paciente deveria receber uma dose cerca de 200 rads e recebeu inacreditavelmente entre 15.000 e 20.000 rads.

2 – Kramatorsk, Ucrãnia, 1989

1

Em 1989, duas famílias que moravam em um apartamento desde 1980, tiveram sérios problemas. Na primeira família, a mãe duas crianças morreram de leucemia, e a segunda o filho mais velho morreu e outro ficou gravemente doente. E só descobriram que era por causa da radiação do prédio depois que chamaram alguns especialistas para analisar. Acabaram descobrindo que uma cápsula de césio 137 foi detectado em uma parede de concreto entre dois apartamentos. Césio-137 é tipicamente utilizado em dispositivo de controle de processo radioisótopo.

3 – Kwale Districit, Quênia, 1999

2

No sudeste do Quénua, o governo decidiu economizar dinheiro fazendo reparos em uma estrada de terra usando um  materia chamado Mrima Hill. Até aí tudo bem, o problema é que esse material é muito radioativo e só descobriram 8 anos depois de arrumarem a estrada.

4 – Bialystok, Polônia, 2001

3

No dia 27 de fevereiro de 2001, durante uma sessão de radioterapia para um paciente com câncer de mama, o Centro de Oncologia Bialystok perdeu o controle, incluindo o de sua máquina de radioterapia chamada Neptun 10P. Depois de algumas sessões, quatro pacientes relataram uma irritação e ardor no local do tratamento. A equipe suspendeu o uso da NEPTUN 10P e examinaram a máquina. Detectaram doses a mais da máquina, o que significa mais radiações do que o adequado. A clínica tinha realizado as verificações corretas da máquina conforme o material de instruções, mas uma queda de energia desregulou a máquina, e as doses de radiação aumentaram.

5 – Rio de Janeiro, 2011

4

Em outubro de 2011, no Hospital Vanerável da Terceira Ordem de São Francisco da Penitência, no Rio de Janeiro, uma menina de sete anos chama Maria Eduarda estava tratando sua leucemia. Ela tinha diagnosticado em 2010 e já tinha completado um ciclo de quimioterapia, mas os médicos logo indicaram a radioterapia.

Quando Maria Eduarda começou o tratamento, seus pais ficaram preocupados pois começou a aparecer queimaduras em sua pele. Os médicos disseram ao pai da menina que era normal, e eles se despreocuparam. Mas os ferimentos na cabeça de Maria pioraram e a menina logo começou a apresentar danos cerebrais, incluindo dificuldades em falar e andar. Ela finalmente foi diagnosticada com radiação citânea. Além das queimaduras, a radiação também começou a afetar seu cérebro e assim descobriram que ela estava com necroso no lobo frontal. Infelizmente ela acabou falecendo em junho de 2012.

6 – Tepojaco, México, 2013

Um caminhão branco da Volkswagen transportava cobalto-60, fonte de teleterapia radiativa provenientes de um hospital para um centro de armazenamento de resíduos radioativos foi roubado em um posto de gasolina em Tepojaco, México, no dia 2 de dezembro de 2013. O caminhão foi finalmente encontra do na cidade de Hueypoxtla, cerca de 2,3 quilômetros de onde teria sido roubado. O caminhão teria sofrido um acidente, e as autoridades alertaram que quem teve contato com material do caminhão, provavelmente iria morrer pelo contato com a radiação. Eles fizeram avisos para os ladrões pela televisão, que teriam que ir a um hospital para se tratar, mas os ladrões nunca foram encontrados e provavelmente eles morreram.

7 – Césio-137, Goiânia, 1987

FERRO VELHO CONTAMINADO COM O CÉSIO-137, DE PROPRIEDADE DE DEVAIR, VISTA AÉREA, OUT/87 FOTO: YOSIKAZU MAEDA

Um dos maiores acidentes com o isótopo Césio-137 teve início no dia 13 de setembro de 1987, em Goiânia, Goiás. O desastre fez centenas de vítimas, todas contaminadas através de radiações emitidas por uma única cápsula que continha césio-137. O instinto curioso de dois catadores de lixo e a falta de informação foram fatores que deram espaço ao ocorrido. Ao vasculharem as antigas instalações do Instituto Goiano de Radioterapia (também conhecido como Santa Casa de Misericórdia), no centro de Goiânia, tais homens se depararam com um aparelho de radioterapia abandonado. Então tiveram a infeliz ideia de remover a máquina com a ajuda de um carrinho de mão e levaram o equipamento até a casa de um deles.

Várias pessoas começaram a aparecer nas famácias com os mesmos sintomas, vômitos, náuseas, diarreia e tonturas. Somente no dia 29 de setembro de 1987, após a esposa do homem que levou o césio 137 para casa, ter levado parte da máquina de radioterapia até a sede da Vigilância Sanitária é que foi possível identificar os sintomas como sendo contaminação radioativa.

E aí companheiros, qual desses casos é o mais bizarro para vocês? Comentem!

Porque o Alan desistiu do BBB 16?

Artigo anterior

8 animais híbridos tão estranhos que você não vai acreditar que eles realmente existem

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido