Por todo mundo, além da linguagem verbalizada, os sinais nos ajudam a nos comunicar e muitas vezes auxiliam para expressarmos de formas mais efetivas o que estamos tentando dizer. Porém, como outros fatores, os significados para esses sinais podem diferenciar de um país para outro. O que pode acarretar em diversas situações inusitadas, ou até mesmo desagradáveis.
Hoje, listamos alguns dos sinais mais comuns para muitos de nós, porém que apresentam significados diferentes em outros país e continentes. Confira!
Apontar para algum lugar ou coisa é muito comum para nós brasileiros. Porém, na Itália apontar para cima significa que algo está errado. Já na língua de sinais chinesa o gesto representa o número 8. E na Holanda é o número 2.
No Brasil, Canadá, Reino Unido, Austrália e EUA, cruzar os dedos é um sinal de quando você está desejando e pedindo a boa sorte para você ou para alguém. Já no Vietnã, repetir esse sinal pode ser considerado extremamente rude. Uma vez que para eles você estará fazendo uma alusão a genitália feminina.
Em muitos países você pode usar perfeitamente esse sinal que as pessoas irão compreendê-lo. No Brasil, por outro lado, o sinal pode ter significado similar a levantar o dedo do meio com as mãos cerradas. Melhor ter cuidado!
O sinal de V em vários lugares do mundo é ligado a uma simbologia positiva, de superação e vitória. Porém, no Canadá, Nova Zelândia, Austrália e Irlanda, o sinal é considerado símbolo de desafio à autoridade. Para eles, sem dúvida, é um ato rude.
Na maioria dos países da América Latina o sinal significa que está “tudo certo”, ou como muitos conhecem, “joia”. Mas, em alguns países no lado oeste do continente africano, o sinal significa “faça o seu”.
O gesto é muito comum em muitas partes do mundo, e é usado para chamar as pessoas. Já nas Filipinas, você provavelmente teria grandes problemas se o repetisse por lá. Uma vez que no país o gesto é utilizado para chamar os cães.
O gesto é muito ligado a cultura rock’n’roll. Os fãs do estilo musical foram os responsáveis por torná-lo tão popular. Por outro lado, a utilização do gesto fora deste contexto pode insinuar que alguém está sendo traído ou foi infiel. O famoso “corno”. Daí, você pode imaginar a confusão que isso não poderia gerar.
Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.