7 substâncias explosivas que você utiliza no seu dia-a-dia

POR Gustavo Camargo    EM Ciência e Tecnologia      20/03/18 às 14h43

Mesmo que você não saiba quais são, substâncias explosivas ou inflamáveis estão sempre ao nosso redor. Elas estão contidas em vários itens domésticos que você utiliza para limpeza, polimento e medicamentos. Geralmente, esses produtos químicos são usados de forma controlada e segura. Mas, uma quantidade maior podem ser uma verdadeira ameaça.

Acredite, até terroristas também aprenderam a fazer explosivos a partir desses produtos que usamos diariamente. E foi pensando exatamente nisso que nós da Fatos Desconhecidos trouxemos 7 substâncias explosivas que você utiliza no seu dia-a-dia. Confira:

1 - Nitrato de amônio

Essa substância foi produzida pela primeira vez em grandes quantidades em 1940, quando foi utilizada para a fabricação de munições. Também foi utilizada como fertilizante após o fim da Segunda Guerra Mundial. Isso pois o produto tem um alto teor de nutrientes e é muito barato de ser feito, e é comumente usados como fonte de nitrogênio.

A substância também foi usada diversas vezes em ataques terroristas. Em 1995, um caminhão cheio de fertilizante foi utilizado para matar 168 pessoas em Oklahoma. Devido a essa possibilidade, em 2011, o Departamento de Segurança Interna estabeleceu regras que limitam a quantidade que pode ser vendida do composto.

2 - Butano

O butano é um combustível gasoso derivado do petróleo. Ele é produzido pela destilação fracionada de combustíveis fósseis, o que basicamente significa que é feito da matéria orgânica. Os isqueiros são um belo exemplo do uso do butano. É considerado um gás inflamável, mas pode explodir em áreas fechadas.

3 - Nitrometano

Ao longo do tempo, estudiosos sempre tentaram desenvolver os mais exóticos e diferentes combustíveis para corrida, com o objetivo de aumentar o desempenho de seus veículos. O nitrometano carrega seu próprio oxigênio, se tornando um potente monopropelente. É por isso que a substância já foi usada como combustível de foguete. Ele também possui usos industriais como solvente de limpeza.

4 - Ácido Pícrico

Quando molhado, o ácido pícrico se torna uma massa amarela ou uma pasta. Se torna perigosamente explosivo se for deixado seco. Tal substância é usada na síntese de corantes, para fabricar fósforos e explosivos. A principal razão para o declínio do uso de ácido pícrico tem sido sua natureza tóxica.

5 - Pólvora

No passado, antes até mesmo da bomba atômica, a arma mais mortal existente era a pólvora. Estudiosos chineses descobriram a pólvora em torno de 850 d.C enquanto faziam experimentos sobre elixires da vida eterna.

6 - Peróxido de acetona

Essa substância foi um dos primeiros produtos químicos a fazer com que o governo do Reino Unido diminuísse o "abuso da internet" em 2005. A quantidade de instruções de fabricação de bombas na internet foram identificadas como uma séria ameaça. Produtos comuns como lixiviante, anti-sépticos e diluentes de tinta podem produzir cristais brancos de peróxido de acetona quando  misturados nas proporções certas.

7 - Nitroglicerina

substâncias

A nitroglicerina é uma grande vasodilatador, normalmente usados no tratamento ou prevenções de dores torácicas. Ele tem a capacidade de ampliar os vasos sanguíneos, facilitando o bombeamento do coração.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhe com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Via   Listverse  
Imagens IBTEC
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+