Tony Stark não era um personagem muito famoso fora dos quadrinhos. Na verdade, mesmo nos quadrinhos seus leitores não eram numerosos, ao menos se comparado com outros heróis da editora. Foi então que a primeira adaptação live action do Homem de Ferro chegou aos cinemas em 2008 e fez um sucesso inimaginável, ressuscitando a carreira do ator Robert Downey Jr. e dando início ao que mais tarde ficaria conhecido como Universo Cinematográfico Marvel.
Ele se tornou um dos personagens centrais do universo compartilhado no cinema. Mesmo com sua personalidade narcisista, egocêntrica e seu jeito de playboy, ele ganhou vários fãs. Por causa disso, Tony Stark já causou atrito com vários outros heróis. Confira alguns deles a seguir.
1 – Homem Formiga
Mesmo que Tony Stark e Scott Lang não tenham sido formalmente apresentados nos filmes, a relação deles não poderia ter começado pior. Scott ficou do lado do Capitão América em Guerra Civil. Por isso, a primeira vez que encontrou com Stark eles estavam em uma zona de batalha. O Homem Formiga entrou na armadura do Homem de Ferro e teve a cara de pau de se passar por sua consciência. Depois disso, ele ficou gigante e deu ainda mais trabalho, em particular para Rhodes, o Máquina de Combate.
2 – Feiticeira Escarlate
Wanda Maximoff tem todos os motivos do mundo para odiar Tony e, depois dos eventos de A Era de Ultron, ele também não morre de amores por ela. As coisas se agravaram durante a Guerra Civil, já que ela ficou do outro lado da história. Com seu jeito irônico de ser, Tony constantemente se refere a Wanda como “pequena bruxa”. Um termo que, em outras ocasiões, poderia até soar como carinhoso, mas não é o caso.
3 – Wolverine
Apesar de não ser recomendável dizer “nunca” nessas situações, ver Robert Downey Jr. e Hugh Jackman como Tony Stark e Wolverine é muito improvável no momento. Embora o encontro entre seus personagens não tenha acontecido no cinema, os dois já se estranharam muito nos quadrinhos. A personalidade arrogante e egocêntrica de ambos não permite que eles sejam tão amigos. Tony e Logan unem forças em raras ocasiões, mas tendem evitar ao máximo trabalhar juntos.
4 – Thor
Tony e Thor são membros originais dos Vingadores, tanto no cinema quanto nos quadrinhos. Isso, no entanto, não significa que os dois sejam grandes amigos. Enquanto Homem de Ferro, Tony é sempre muito grato pela ajuda do Deus do Trovão, mas o limite da relação entre ambos termina aí. A cena em que Thor o levanta pelo pescoço foi uma demonstração e referência do que acontece nos quadrinhos. Eles não chegam à briga física, mas discutem muito.
5 – Doutor Estranho
Tony encontrou com Stephen Strange em Vingadores: Guerra Infinita e os Sherlocks, como esperado, não se entenderam logo de cara. Antes mesmo de se tornar Mago Supremo, Doutor Estranho já tinha um ego maior que o Sanctorum. Por isso, quando os dois foram apresentados, iniciaram uma disputa para descobrir quem teria o maior apreço pela própria pessoa. Teremos de esperar o próximo filme pelo desempate.
6 – Deadpool
Wade Wilson não é uma pessoa fácil de lidar. Embora não haja perigo de disputa de egos, Tony não tem paciência o bastante para aguentar a presença de Deadpool. Nos quadrinhos, o coitado vive a procura de uma equipe da qual possa fazer parte. Inclusive, há alguns meses ele enviou uma carta à Tony pedindo para ingressar nos Vingadores. Apesar de não ter sido dessa vez, Wade é persistente e Tony sabe que pode contar com sua ajuda vez ou outra.
7 – Capitão América
Há toda uma série dedicada ao desentendimento excessivo de Tony e Steve. Apesar das coisas terem acontecido bem diferente nos quadrinhos, o filme abordou bem a essência desse relacionamento. Desde o começo, os dois nunca deram certo. Trabalharam juntos porque a situação exigia. Porém, a cada oportunidade Stark menosprezava Rogers. O comportamento de Tony para com Steve não faz parte de sua “personalidade forte”, mas do seu narcisismo e, muitas vezes, grosseria. Por isso, ele querer se comparar a Bucky e falar que também era amigo de Steve não fez o menor sentido.