Ciência e TecnologiaMundo Animal

7 tecnologias avançadas que os animais sempre tiveram acesso

0

Vivemos em um mundo onde a evolução tecnológica é constante e a cada dia que se passa temos mais inovações. Esse avanço visa proporcionar uma vida melhor para todos, já que busca revolver desde o mais simples dos problemas até os mais avançados exames médicos. Você já parou para pensar que tudo isso pode ser baseado em comportamentos da natureza e, principalmente, nos animais que compõem a nossa fauna? Acredite ou não, as novas invenções são incríveis, porém não são novidade. Alguns animais são capazes de nos provar que tudo, ou quase tudo que conhecemos hoje, partiram deles e já é uma coisinha um tanto antiga em seu meio.

Os animais provavelmente acreditam que os seres humanos são extremamente atrasados no quesito inovação. A redação da Fatos Desconhecidos pensou um pouco mais a respeito dessa afirmação e resolveu pesquisar por exemplos para vocês, caros leitores. Trouxemos o resultado em forma de lista e temos a total certeza de que cada um vai se impressionar com as tecnologias avançadas que os animais sempre tiveram acesso e nós apenas “copiamos”. Sem mais delongas, confiram conosco e compartilhe com seus amigos no final.

1- Freios no ar

Você já deve ter percebido que os aviões têm pequenos dispositivos em suas asas, né? Basta olhar pela janela quando ele estiver no ar. Essas lâminas foram projetadas para evitar que o avião fique parado. As aves possuem essa versão tecnológica em formato de penas, que são adaptadas para isso. As penas das aves são dividas em três categorias, sendo algumas delas extremamente necessárias para o voo. Os pássaros possuem uma camada chamada “alula” que tem a mesma função da haste do avião, servindo para melhorar o pouso.

2 – Sonar

Navios, submarinos e dispositivos marítimos são equipados com um sonar para evitar obstáculos e rastrear alvos debaixo d’água. O sonar funciona quando emite um som com uma certa frequência, que transmite ondas sonoras para os demais ambientes. Essas ondas sonoras detectam objetos sólidos e retornam ao dispositivo que as emitiram. Isso serve para saberem o local, a distância e o tamanho do objeto. Isso é algo natural das baleias e golfinhos. Esses animais são capazes de discernir as diferenças entre objetos muito pequenos a 15 metros de distância.

3 – Bioluminescência

Ainda falando sobre criaturas do mar, lembramos dos seres subaquáticos que usaram quase tudo para melhorar sua sobrevivência. Antes dos seres humanos inventarem palitos, adesivos e luzes noturnas brilhantes, os peixes no fundo do oceano já brilhavam. Alguns fungos usam a bioluminescência para sobreviver. Esse tipo de organismo evoluiu e consegue brilhar no escuro por diversas razões: atrair companheiros, atrair presas, alertar predadores e se comunicar com outros de sua espécie.

4- Energia solar

Em um estudo recente, cientistas analisaram as salamandras pintadas e descobriram que os seus embriões continham algas que viviam nos embriões antes de chocarem. As algas sobrevivem comendo os resíduos produzidos por esses seres. As algas ainda produzem energia e nutrientes para os bebês em desenvolvimento.

5 – Detecção de luz Ultravioleta (UV)

Os seres humanos estão sujeitos aos efeitos da Luz UV o tempo inteiro, mas não podemos vê-la naturalmente. Por isso que é muito fácil nos queimarmos com a luz solar. Não podemos ver essas luzes por causa das proteínas nos nossos olhos. Os olhos de muitos animais são parcialmente construídos com proteínas chamadas opsinas. Nós possuímos três tipos de opsinas, o que nos permite ver um grande aspecto de cores. Outros animais, como o camaleão, têm mais de três tipos de opsinas e por isso podem ver os raios de luz UV.

6- Agricultura

A agricultura não parece ser um grande avanço tecnológico, mas é relativamente nova na história humana. Quando comparamos o nível de produção em massa entre hoje e 50 anos atrás percebemos isso. No entanto, as formigas têm cultivado intensamente há muitos anos. Elas costumam se alimentar das secreções pegajosas e açucaradas que afligem os pulgões após comerem plantas.

7- Clonagem

Após o acontecimento da clonagem de Dolly, todos ficaram surpresos com o procedimento e acreditavam ser um fenômeno novo e estranho. Mas o que muitos não sabem é que isso é uma coisa comum nas estrelas do mar. Algumas delas, quando perdem um membro ou se quebram no meio, acabam se regenerando e criando duas novas criaturas.

E aí, o que você achou dessa matéria? Sabia dessas curiosidades? Comenta pra gente aí em baixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é algo extremamente importante para o nosso crescimento e nos ajuda a compreender melhor cada um dos nossos caros leitores.

8 técnicas infalíveis que te ajudarão a sobreviver em ataques de animais selvagens

Artigo anterior

12 imagens que mostram momentos históricos que nunca mais acontecerão

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido