• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 verdades que ninguém quer dizer para os recém-formados

POR Cristyele Oliveira    EM Entretenimento      18/04/19 às 15h26

Quando estamos terminando o ensino médio, nada é mais animador do que a ideia de ir para a faculdade. Finalmente, estudar o que você sempre quis para ter a profissão dos seus sonhos. Mas e quando você está prestes a se formar? Para os recém-formados, toda a animação se torna uma preocupação sobre como será o futuro no mercado de trabalho. Afinal de contas, é agora que você usará todos os conhecimentos aprendidos na faculdade.

Você acabou de sair da faculdade ou está prestes a se formar? Então essa matéria é para você. Muito provavelmente você está em um ponto da vida que é um tanto quanto angustiante, com medo pelo futuro, cheio de incertezas, sem saber para onde ir. Não se preocupe, não é só você que está passando por isso, todos nós já passamos ou passaremos. Alerta de spoiler: vai dar tudo certo. Mas para isso, é bom que você esteja preparado para os desafios que virão a seguir. Nem tudo serão flores, mas é bom saber o que te aguarda. Essa lista reúne algumas coisas que você provavelmente viverá no início da sua carreira profissional.

1 - Você ficará indeciso quanto ao lugar onde vai querer trabalhar

Começos quase nunca são fáceis, mas você tem que começar de algum lugar, não é mesmo? Então nesse momento, foque em tomar a decisão certa e encontre um lugar mais adequado ao que você busca como profissional. Muitas vezes, o mercado de trabalho impõe algumas dificuldades para os recém-formados e os sem muita experiência, mas tenha fé que você vai conseguir.

2 - Agora as suas responsabilidades serão maiores

No mercado de trabalho, as coisas são um pouco mais complexas do que na faculdade. Enquanto você é estudante, ainda tem a opção de inventar qualquer desculpa para o seu professor, para justificar o atraso na entrega de um trabalho. Saiba que não será o mesmo com o seu chefe. Agora tudo deve ser cumprido de forma correta e no prazo certo. Nesse caso, as consequências não serão uma nota baixa, e você pode acabar ficando sem o seu emprego.

3 - Não pense que sua experiência em sala de aula reflete um trabalho de verdade

Mesmo que na faculdade você tenha experiências que simulem cenários reais, eles são apenas um treinamento para o que está por vir. Na vida real, tudo é muito diferente, e você terá que tomar decisões importantes em curtos prazos e terá que lidar com problemas reais com consequências reais. Isso não é algo que você possa praticar, você terá que vivenciar essa experiência algumas vezes até aprender.

4 - Talvez você tenha uma certa dificuldade para se adaptar ao seu novo emprego

Para evitar passar por isso, é importante focar nos seus talentos e habilidades a fim de encontrar o cargo que melhor se encaixe na sua personalidade. Se possível, escolha um trabalho onde você possa projetar os seus sonhos e objetivos.

5 - Você duvidará de suas capacidades

Em alguns momentos, você poderá se encontrar duvidando de você mesmo e do que você é capaz. Mas só você sabe do que você é capaz, você estudou para aquilo, você vai conseguir. Não duvide de suas habilidades, se não souber fazer algo, você pode muito bem aprender. Afinal de contas ,você não nasceu sabendo fazer nada, tudo é uma questão de aprendizagem.

6 - Você verá que não está sozinho

Na faculdade, é comum fazer grandes amizades. Mantenha contato com seus colegas de curso, principalmente se eles tiverem um emprego dos sonhos. Hoje em dia, quem tem contato tem tudo. Nesse momento, é muito importante fazer um network, conhecer várias pessoas, de várias áreas, e assim aumentar as suas chances de encontrar o emprego ideal. E também porque é bom compartilhar suas angústias com alguém que entende exatamente o que você está passando.

7 - O Facebook dará lugar para o seu novo melhor amigo: o LinkedIn

Agora, ao invés de procurar por amigos, você estará procurando por empregos. E se tem um lugar onde as empresas estão procurando por você é no LinkedIn. Por isso, é essencial que você tenha um bom perfil, atualizado corretamente, com uma postura e imagem profissional. Priorize uma descrição que destaque as suas principais conquistas e habilidades. Isso o ajudará a encontrar o emprego perfeito para você.

E você, o que achou dessa matéria? Se identificou com alguma dessas situações? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos universitários ou recém-formados.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+