• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 vezes em que as mulheres de Pantera Negra roubaram a cena

POR Gabi Noronha    EM Fatos Nerd      22/02/18 às 14h34

Desde que os filmes de super-herói viraram tendência dentro de Hollywood, sempre temos alguns períodos do ano em que algum título fica em evidência. Entre os meses de fevereiro e março é a vez de Pantera Negra brilhar em todos os meios do entretenimento inclusive aqui.

O filme provou ser mais um grande sucesso da Marvel Studios, por sua qualidade cinematográfica e pelo que a obra em si representa. O longa, a sua maneira, celebra a cultura africana e o poder do povo negro. Não, Pantera Negra não é o primeiro herói negro e muito menos o primeiro a ganhar filme solo. Entretanto, ele é o primeiro a quebrar várias barreiras.

Pantera Negra teve mais de cerca de 90% de seu elenco formado por negros, assim como sua equipe de produção. Outro ponto fortíssimo na obra é a valorização e o destaque das mulheres negras. Para começar, a principal força armada de Wakanda é formada apenas por mulheres. Conhecidas como Dora Milaje, elas são responsáveis pela segurança do Rei e as terras de seu povo. O filme pode ter Pantera Negra como protagonista, porém em muitos momentos são as mulheres que roubam a cena. Lembrando que o texto a seguir pode conter spoilers.

1 - Primeira aparição

Diferente da maioria de seus antecessores, o filme não começa logo com a intro da Marvel Studios. O cenário é um apartamento em Oakland, Califórnia, no qual dois homens discutem um plano. Quando alguém bate na porta, um informa ao outro que são duas mulheres com lanças. É então que temos nossa primeira contemplação da Dora Milaje. Ambas possuem vestimentas semelhantes, roupas predominantemente vermelhas, com detalhes em dourado e prata. As duas também carregam consigo uma lança e chegaram primeiro para se certificarem de que a área é segura para a presença do rei.

2 - O desafio de Shuri ao trono

Shuri é a jovem irmã de T"Challa, mas ela está longe de se resumir a isso. Muito inteligente, ela é líder da equipe de cientistas de Wakanda. Shuri também é a pessoa por trás de todas as melhorias do traje do Pantera Negra. Toda cena em que aparece ela consegue roubar a cena. Assim, fica até complicado escolher apenas uma. Mesmo assim, para essa lista ficamos com o ritual de desafio de T"Challa. Nenhuma tribo decide disputar o trono e quando Zuri pergunta se mais alguém gostaria, Shuri levanta a mão com uma expressão séria. Todos ficam surpresos e sem reação, até ela falar que gostaria que tudo aquilo acabasse logo porque queria tirar sua roupa apertada.

3 - General Okoye e sua lança

Incrível como Danai Gurira conseguiu um papel ainda mais badass que Michonne. Vamos a loucura apenas com seus olhares ferozes e quase enfartamos quando ela está em ação. Vale destacar quando Okoye e Nakia estão em uma perseguição de carro. Decidida a parar o veículo de Ulyssis Klaw, ela sobe no carro em movimento e joga sua lança de vibranium para frente do outro veículo, forçando-o a parar.

4 - A fidelidade das Dora Milaje

Por ser da nobreza, Erik Killmonger desafia T"Challa pelo trono mesmo depois da cerimônia oficial. De acordo com as leis locais, as duas pessoas devem lutar até uma delas morrer ou desistir. T"Challa leva a pior e, por ser jogado de uma cachoeira, todos acreditam que ele morreu. Contudo, ele aparece depois, vivo e pronto para continuar o desafio. As Dora Milaje servem junto ao trono, por isso, quando Killmonger supostamente venceu o combate, elas tiveram de servi-lo. O problema é que, como bem lembra a General Okoye, o atual rei não estava morto. Dessa forma, elas ficam ao lado de T"Challa na batalha civil de Wakanda.

5 - Quebra de estereótipos

As mulheres de Wakanda possuem um papel vital para o reino fluir. Um dos elementos mais interessantes que Pantera Negra conseguiu explorar bem foi quebrar o estereótipo de donzelas em perigo. Sim, já temos muito filmes que seguem esse caminho (amém!), porém, aqui, nenhum interesse amoroso ou nenhuma mãe é usada como isca do vilão para ganhar vantagem sobre o herói. As mulheres se viram, vão literalmente a luta e encaram qualquer perigo pela liberdade de seu povo e por acreditar do que seja o mais correto. Perfeito!

6 - Nem o Pantera Negra é capaz de resistir

Logo no começo do filme, T"Challa está supostamente em uma missão e Okoye prontamente o avisa para não "travar" quando ver Nakia. Todo pomposo, claro, ele diz que isso não acontecerá. Mas o gatinho não resiste a todo a todo o encanto de sua ex-namorada. Ainda apaixonado, ele baixa a guarda e depois precisa aguentar a zoeira de sua General e, óbvio, de sua irmã.

7 - Mulheres por trás do poder

Depois de assistir Pantera Negra, não há como negar que o poder por trás do reino de Wakanda demanda muito de suas mulheres. Desde Ramona, a Rainha Mãe à Shuri, a jovem gênio responsável por guiar boa parte da tecnologia do lugar. Elas estão presentes em todas as áreas, do salão real aos laboratórios, do exército às missões externas. E o melhor de tudo é que elas não são meras coadjuvantes na história. São mulheres que fazem diferença e muita falta caso sejam removidas.

O que você achou das mulheres de Pantera Negra? Gostou das participações? Comente conosco suas impressões.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Via   CBR  
Gabi Noronha
Resumindo, é basicamente isso! Mais aventuras em Instagram: @gabinoronhaf
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+