• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

As 5 piores catástrofes naturais da história

POR Ultra Curioso    EM Curiosidades      02/07/15 às 18h07

A natureza é provedora de tudo o que é essencial ao ser humano, não é a toa que ela é chamada de 'mãe-natureza'. Mas quando provocada, a natureza pode ser a pior e mais feroz inimiga do homem. Quando em fúria, nada nem ninguém pode detê-la, que é o caso dos desastres ecológicos que já recaíram sobre a população de vários países.

Terremotos, tsunamis, furacões, a natureza tem várias de formas de revidar quando é prejudicada. E as consequências dessas catástrofes são sempre devastadores, com milhares de vítimas e cidades reduzidas a ruínas.

As últimas catástrofes que o mundo sofreu foram marcos no curso da humanidade, fazendo mortos e desabrigados. Veja agora as 5 piores catástrofes naturais da história.

1. O terremoto do Haiti

Cena de destrui?o apos o terremoto no bairro de Bel Air centro de Porto Principe - Haiti - 15/01/2010 - FOTO JONNE RORIZ/AE

No dia 12 de janeiro de 2010, um terremoto de magnitude 7,0 na escala Richter devastou o Haiti, deixando uma série de feridos, desabrigados e mortos. Muitos edifícios desabaram, inclusive o palácio presidencial da capital Porto Príncipe.

Os números são chocantes 250 mil pessoas foram feridas, 1,5 milhão de habitantes ficaram desabrigados e o número de mortos ultrapassou 200 mil.

2. Tsunami na Indonésia

tsunamiindo

No dia 26 de dezembro de 2004, um terremoto de magnitude 9.1 na costa da província indonésia de Banda Aceh causou um tsunami no Oceano Índico que fez mais de 220 mil mortos em vários países. O terremoto que provocou o tsunami foi o 6º maior em número de mortos desde o ano de 1900. Apenas na Indonésia, foram mais de 170 mil mortos.

3. Furacão Katrina

katrina (1)

Em 29 de agosto de 2005, os Estados Unidos foram atingidos por uma das tempestades mais fortes dos últimos 100 anos, o furacão Katrina. Os ventos chegaram a 280 quilômetros por hora. O Katrina se tornou o furacão mais letal da história dos Estados Unidos, provocando mais de 1.800 mortes.

4. Tufão nas Filipinas

Residents walk on a road littered with debris after Super Typhoon Haiyan battered Tacloban city in central Philippines November 10, 2013. Haiyan, one of the most powerful storms ever recorded, killed at least 10,000 people in the central Philippines province of Leyte, a senior police official said on Sunday, with coastal towns and the regional capital devastated by huge waves. Super typhoon Haiyan destroyed about 70 to 80 percent of the area in its path as it tore through the province on Friday, said chief superintendent Elmer Soria, a regional police director.   REUTERS/Erik De Castro (PHILIPPINES - Tags: DISASTER ENVIRONMENT TPX IMAGES OF THE DAY)

Em 7 de novembro de 2013, o tufão Haivan com velocidade de até 315 quilômetros por hora - atingiu a costa leste das Filipinas. A tempestade foi enquadrada na categoria 5, já que apresentou ventos superiores a 250 quilômetros por hora. O número oficial de mortos após a devastadora passagem do tufão ultrapassou os 4 mil mortos.

5. O terremoto de Caxemira

imagens-20051026-20-original

No dia 8 de outubro de 2005, um feroz terremoto atingiu a região de Caxemira, território paquistanês. O epicentro do terremoto foi nas proximidades de Muzaffarabad, a capital provincial, e durou apenas 10 segundos, tempo suficiente para derrubar prédios e casas em Islamabad, a capital do Paquistão, situada a 100 quilômetros de distância, espalhar a destruição em cidades do lado indiano da Caxemira e soterrar vilas inteiras ao longo da Cordilheira do Himalaia. O terremoto, que alcançou 7,6 graus de magnitude, deixou 75 mil mortos.

Próxima Matéria
Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+