• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 fatos sobre Pompéia e a catástrofe que marcou a história para sempre

POR Mateus Graff    EM História      04/09/18 às 18h44

Pompéia era uma cidade do Império Romano situada a 22 km da cidade de Nápoles, na Itália. A cidade foi destruída durante uma grande erupção do vulcão Vesúvio no ano 79, que provocou uma intensa chuva de cinzas, sepultando completamente a cidade. Ela se manteve oculta por 1600 anos até ser reencontrada por acaso em 1748. Mas e você, o que sabe sobre tal catástrofe que destruiu essa cidade?

Bom, tendo em mente que muitos dos nossos leitores não fazem a mínima ideia das coisas que aconteceram na cidade de Pompéia, resolvemos fazer essa lista com alguns fatos sobre essa catástrofe que marcou os tempos antigos. Então, confiram agora a nossa matéria com os 7 fatos sobre Pompéia e a catástrofe que marcou a história para sempre:

1 - Muitos sinais foram ignorados

Ainda em 62 d.C. aconteceu um grande terremoto que sacudiu a cidade e que causou grandes danos às nascentes que faziam parte dos suprimentos de água da cidade. Durante anos aconteceram vários tremores de terra similares que abalaram a cidade, mas isso se tornou uma coisa tão comum que ninguém ligava. Em 79 d.C., vários terremotos sacudiram Herculano e Pompeia, mas assim mesmo todo mundo achou que as coisas estavam em ordem.

2 - Cidade em construção

Quando aconteceu a erupção, Pompéia estava igual a um canteiro de obras. Muitos edifícios públicos e residências particulares tinham sido danificados por terremotos e estavam sendo reconstruídos. Alguns edifícios foram reparados várias vezes conforme os terremotos aconteciam. Quando a erupção aconteceu, Pompéia estava praticamente inteira em construção.

3 - Erupção de dois dias de duração

A erupção durou cerca de 24 horas, mas a cidade continuou a ser coberta pela poeira cinza por dois dias. Dá para imaginar a quantidade de rocha fundida que ficou na cidade? Só para vocês terem uma ideia, alguns lugares da cidade ficaram cobertos por 20 metros de poeira.

4 - Sem escapatória

A lava que inundou a cidade atingiu uma temperatura de quase 705°C e viajou a uma velocidade de 68 quilômetros por hora. Bom, em uma situação como essa, a velocidade e a temperatura da lava mataram muitas pessoas e por isso dificilmente alguém poderia escapar.

5 - Uma cidade que se moveu

No tempo dos romanos, a cidade de Pompéia ficava mais perto do mar e da foz do Sarno. E não é que todos os abalos sísmicos tiveram resultado na localização da cidade!? Hoje em dia a cidade está a 2 quilômetros da sua localização original.

6 - Pessoas consumidas pela erupção

As estimativas mostram que cerca de 20 mil pessoas viviam em Pompéia e outras 5 mil em Herculano quando a tragédia aconteceu. Não sabe-se com exatidão quantas pessoas morreram, mas estima-se que pelo menos 2 mil ou até 16 mil pessoas foram enterradas vivas pelas cinzas e pela lava. Já encontraram entre 1 mil a 1,5 mil corpos, mas espera-se que escavações revelem cadáveres na cidade.

7 - Nunca pensaram em reconstruir a cidade

Depois da erupção, as pessoas que sobreviveram nunca pensaram em reconstruir a cidade. A razão é desconhecida, mas provavelmente foi por causa dos danos extensos e da perda trágica de tantas vidas. Um grupo até chegou a retornar à cidade, mas eram saqueadores. Eles cavaram túneis através dos destroços para roubar coisas da cidade.

E aí, sabia de todas essas coisas sobre Pompéia? Comente!

Próxima Matéria
Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+