7 vilões que a Marvel soube adaptar muito bem

POR Gabi Noronha    EM Fatos Nerd      01/03/18 às 14h33

Os filmes de super-herói invadiram de vez o cinema e os estúdios não mostraram sinal de esgotamento. Com tantas produções anuais, fica cada vez mais difícil encontrar uma boa trama para desenvolver. Outra parte que também costuma dar trabalho é decidir qual vilão usar na história. A situação fica ainda mais complicada quando o assunto é sua jornada dentro da narrativa. Normalmente, os vilões costumam ser representados de forma bastante similar, um ser que pretende destruir a Terra ou uma cidade porque não tem nada melhor para fazer.

São raras as vezes em que o vilão possui profundidade suficiente para atrair o interesse do público. Dentre os universos cinematográficos da atualidade, o mais influente tem sido o da Marvel Studios. São dez anos construindo uma linha narrativa coerente por meio de vários filmes solos de heróis. Dessa forma, a tarefa de introduzir vilões intrigantes se torna cada vez mais difícil. Apesar disso, entre umas escorregadas e outras, o estúdio conseguiu deixar certos nomes em sua história. A seguir, comentaremos alguns exemplos.

1 - Abutre (Homem Aranha: De Volta ao Lar)

Adrian Toomes (Michael Keaton) não tem ambições de dominar o mundo e escravizar a humanidade. Na verdade, ele é apenas um homem trabalhador com uma família para cuidar. Quando ele e mais alguns colegas são dispensados de seus trabalhos, Toomes precisa tomar uma séria decisão na vida. Com esposa e filha para sustentar, ele se entrega ao trabalho ilegal envolvendo venda de tecnologia alienígena para quem pagar mais caro. Ele ganha muito dinheiro ao longo dos anos, até Peter Parker (Tom Holland) colocar um fim em sua atividade. Abutre foi o principal vilão do filme e mesmo assim não é um personagem que sentimos raiva. Pelo contrário, sua figura foi tão bem apresentada que podemos até mesmo nos relacionar ao seu dilema.

2 - Nebula (Guardiões da Galáxia)

Lobo quando Nebula (Karen Gillan) é apresentada em Guardiões da Galáxia, identificamos somente um sentimento correndo por seu corpo: raiva! Ela possui um ódio mortal de Gamora (Zoe Saldana) e seu pai Thanos (Josh Brolin). À primeira vista, ela pode se passar por aquela vilã chata que que sempre teve ciúmes da irmã e agora pretende liberar isso caçando-a por todo o espaço. Porém, a medida que seu personagem é desenvolvido, percebemos que sua frustração é resultado do trauma causado quando mais nova.

Por não ser boa suficiente aos olhos do pai, ela teve partes do seu corpo removidos e substituídos por máquinas. Tudo isso enquanto sua irmã ganhava toda a atenção. Na cabeça de uma criança, tal situação é confusa demais. Sendo assim, ela redirecionou sua raiva para Gamora. Na continuação do filme, vemos que Nebula alimento toda sua tristeza ao longo dos anos com raiva e, no fundo, ainda gosta muito da irmã. O caso chega a ser comovente, apesar de não excluir as maldades que ela aprontou por aí.

3 - Loki (Thor)

Tom Hiddleston se transformou no queridinho do público. Loki foi o principal vilão de Thor e Os Vingadores e, bem.... Ele não é exatamente uma pessoa para se relacionar. De fato, ele é o Deus nórdico da trapaça e da mentira e, ao longo de suas aparições nos filmes, conseguiu provar sua natureza. Mesmo assim, Loki ganhou a simpatia da audiência ao revelar que, no fundo, também possui sentimentos nobres. Ele amava a mãe e sofreu muito com sua morte. Da mesma forma que, embora apronte para cima de Thor (Chris Hemsworth), ele desenvolveu afeição pelo irmão.

4 - Rei do Crime (Demolidor)

Wilson Fisk é um homem que sofreu na infância, mas conseguiu dar a volta por cima na vida. Milionário, ele conseguiu dinheiro por meio de trabalhos ilegais e muito sangue nas mãos. Seu superpoder é ser altamente persuasivo e calculista. O mais admirável aqui, foi como Vincent D"Onofrio foi capaz de retratar toda a frieza e maldade do personagem em sua atuação. O desenvolvimento do Rei do Crime dentro da série é admirável e, dessa forma, ele é um dos vilões mais marcantes das adaptações live action da Marvel.

5 - Alexander Pierce (Capitão América: Soldado Invernal)

O mais interessante a respeito de Alexander Pierce é que ele tinha tudo para falhar miseravelmente. Sobretudo porque ele era um vilão pertencente a um filme de espiões. No entanto, graças ao ótimo roteiro do filme, Capitão América: Soldado Invernal não é qualquer filme de super-herói. Com a trama mais madura e repleto de intrigas políticas, Robert Redford fez exatamente o que foi preciso para se encaixar na categoria de melhores vilões do universo cinematográfico da Marvel.

6 - Erik Killmonger

Michael B. Jordan é Erik Killmonger, um homem que, embora descendente de Wakanda e membro da família real, cresceu nos Estados Unidos. Ao contrário de tantos outros antagonistas que visam dominar o mundo, aqui, Killmonger deseja apenas ajudar seus irmãos negros espalhados pelo mundo. Ele julga ser inadmissível Wakanda ter poder suficiente para ajudar tanto os descendentes africanos quanto outros refugiados e não fazer nada a respeito. Killmonger não está completamente errado, porém, seus métodos não são tão diplomáticos como deveriam. Ele pretende ajudar por meio da guerra. De qualquer forma, apesar de ser o personagem mais recente da lista, já garantiu espaço entre os melhores.

7 - Elektra Natchios (Demolidor)

Apesar de algumas pessoas torcerem o nariz para Elodie Yung, sua personagem foi um dos pontos mais altos da segunda temporada de Demolidor. Elektra está mais para anti-heroína do que uma vilã por inteira, mesmo assim, muitos de seus atos podem ser apontados como vilania. Apesar de ela ter se provado indigna de confiança, ainda podemos sentir compaixão por sua pessoa em certo ponto. A vida de Elektra não foi nada normal e, com o tempo, ela se transformou em uma assassina fria, impiedosa e determinada. Algo que tira Matt Murdock (Charlie Cox) do sério. Até o momento, ela se mostrou uma adversária perfeita para Demolidor, tanto por sua teimosia, como por sua falta de amor não correspondido.

Concorda com a lista? Quais outros vilões você da Marvel você acha que deveriam estar listados? Comente sua opinião com a gente!

Via   IMDB     CBR  
Gabi Noronha
Resumindo, é basicamente isso! Instagram: @gabinoronhaf

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+