8 coisas você precisa saber sobre os pelos pubianos

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      10/10/17 às 16h07

Os pelos púbicos, ou pelos pubianos, vulgarmente conhecidos também como pentelhos, entre outros nomes, são pelos grossos localizados na região frontal da pelve, acima e a volta dos órgãos sexuais masculino e feminino. Todo mundo tem pelos pubianos, alguns cortam, outros deixam crescer, cada faz o que bem quer dos seus pelos, mesmo tendo algumas pessoas que criticam.

Em entrevista ao Buzzfeed, os médicos Filamer Kabigting ( professor assistente de dermatologia do Centro Médico da Universidade de Columbia), Rachel Mieest (dermatologista da Clínica Mayo, com sede em Minnesota) e Evan Rieder (professor assistente de dermatologia no NYU Langone Medical Center), responderam algumas perguntas sobre os pelos púbicos, e nós trouxemos algumas desses fatos para vocês. Então, caros amigos, confiram agora a nossa matéria com as 8 coisas que você precisa saber sobre os pelos pubianos:

1 - Os pelos pubianos podem ser como amortecedor

O cabelo púbico age como uma barreira que defende seu órgão genital. Além de evitar qualquer coisa que vá atingir seu órgão, os pelos também nos defende contra atritos, evitando feridas, por exemplo.

2 - Também pode te proteger de infecções bacterianas e vírus

Mas isso só é possível quando existe um contato de pele com pele. Isso por que os pelos impedem que partículas estranhas, como bactérias, infectem a sua pele e entrem no nosso corpo. Sendo assim, podemos dizer que o cabelo púbico serve como uma prevenção de DST's? Sim, podemos. Quando retiramos todo o pelo dessa parte do corpo, estamos com mais ricos de ter algumas infecções, como herpes e HPV. Não quer dizer que se você não tiver pelos na região você obrigatoriamente terá uma doença, mas os ricos podem ser maiores.

3 - Se você raspar seus pelos pubianos, eles não ficarão mais espessos

Um fio de cabelo realmente é mais fino na ponta. Quando cortamos os nossos pelos, eles parecem nascer mais grossos, mas é pelo simples fato da ponta ser mais fina (a ponta que você cortou). Quando uma pessoa se depila, ela tem pelos irregulares e sem corte, o que faz parecer que é mais espesso. A única maneira de fazer com que os pelos do corpo pareçam mais finos e fazer depilação a laser.

4 - Uma hora eles param de crescer

Cada pessoa tem um ciclo diferente. Os pelos crescem, descansam e depois caem. Na maioria dos casos, os pelos púbicos crescem até certo tamanho e depois eles caem por conta própria. O comprimento que ele chegará depende da sua genética. Por exemplo, algumas pessoas tem cílios maiores e outras mais curtos, e isso pode explicar o ciclo de cada pessoa.

5 - Os pelos púbicos podem ter  cores diferentes do resto do corpo

A melanina é uma proteína que da cor aos nossos cabelos. Ela pode ser encontrada em diferentes quantidades e áreas do corpo. Pode ser que ela tenha pouca variação em algumas pessoas, mas muitas em outras. A cor do cabelo do couro cabeludo, das axilas e dos pelos púbicos nem sempre obrigatoriamente tem que ser os mesmos.

6 - Cabelos púbicos = Chegada da puberdade

O cabelo púbico começa a crescer quando as pessoas estão amadurecendo e passando pela puberdade. Pode-se dizer que é um sinal de que a pessoa pode começar a procriar.

7 - É falta de higiene ter cabelos púbicos?

Um estudo feito em 2006, concluiu que a maioria das mulheres que depilavam os pelos púbicos faziam por "fins higiênicos". Mas quem disse que isso é falta de higiene? Pois bem, não são os pelos que fazem você não ser higiênico, mas sim os órgãos genitais e as dobras da pele. Se você lavar bem essas partes toda vez que tomar banho, seu cabelo púbico não será um ninho de bactérias infecciosas.

8 - Raspar os pelos púbicos pode causar algumas irritações

Raspar ou tirar os pelos púbicos causará danos microscópicos porque você tira os cabelos do folículo. É preciso saber fazer da maneira certa para que esse tipo de coisa não aconteça. Procure alguém que saiba fazer o processo da maneira certa, mantenha a área limpa e seca depois de depilar, e não esqueça de usar um creme esteroide tópico para reduzir a inflamação.

E aí, já sabia sobre todas essas coisas sobre os seus pelos pubianos? Sabe de mais alguma que podemos adicionar na nossa matéria? Não esqueça de deixar o seu comentário!

Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+