É verdade que a primeira parte do tanque de gasolina gasta mais depressa?

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      10/10/17 às 15h50

Em tempos de crise econômica, buscamos todos os métodos para poder gastar menos, não é verdade? Seja economizar na embalagem de algum produto ou fazer com que o nosso dinheiro renda um pouquinho mais após às compras do mês, todo método é útil. E não tem muitas coisas, hoje em dia, que gaste mais do que o nosso carro em relação ao combustível, né? Com o alto preço que pagamos por ele, as vezes fica complicado nos manter e temos que até nos desfazer do mesmo. E falando em combustível, você provavelmente já percebeu que o carro gasta mais quando está com o tanque quase vazio ou até mesmo pouco abaixo do meio, né?

Isso é apenas uma impressão, e quem respondeu foi um professor de engenharia do Centro universitário da FEI, Ricardo Bock. Ele explicou porque as pessoas acreditam que o nosso automóvel consome menos combustível quando está totalmente cheio ou marcando mais da metade de sua capacidade total.

"A sensação de que a gasolina é mais consumida da metade do tanque para baixo é apenas uma impressão. Primeiro porque o tanque de gasolina não é uniforme. E segundo, porque a relação entre o mostrador do consumo de gasolina e o tanque não é completamente exata", afirmou ele.

Ou seja, em alguns modelos de carros, quando o ponteiro está marcando exatamente meio tanque, ele está na verdade com menos da metade disso e é por esse motivo que os motoristas tendem a acreditar que a primeira rende um pouco mais. O especialista ainda acrescentou: "É apenas um mito que os carros atuais apresentem diferença no consumo de combustível. O sistema de injeção desses carros é bem mais apurado do que há algum tempo atrás. Além disso, a injeção eletrônica calcula a quantidade necessária de combustível para suprir a necessidade da aceleração".

No entanto, os veículos de hoje acabam fazendo a mesma média de consumo com o tanque cheio ou quando estão próximos da reserva. Bock também afirmou que a variação de temperatura pode ainda interferir nisso, visto que os dias mais quentes tendem a fazer com que o combustível nos tanques evaporem um pouco mais rápido.

E aí, você sabia dessas informações? Comenta pra gente aí em baixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento e nos ajuda a compreender melhor os nossos leitores e assim trazer sempre o melhor conteúdo.

Via   Terra  
Diogo Quiareli
Diogo Quiareli, 23 anos, Gay, Publicitário, Goiano raiz, Geminiano nato e Infinito. Apaixonado por League of Legends, RBD, Glee, astrologia e redação.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+