CiĂȘncia e Tecnologia

VocĂȘ conseguiria passar nesse teste para entrar na Universidade de Oxford?

0

Algumas das mentes mais brilhantes e admirĂĄveis de nosso mundo estudaram na Universidade de Oxford, no Reno Unido. Na lista de alunos de destaque que passaram por ali podemos citar vĂĄrios vencedores do PrĂȘmio Nobel, cientistas e lĂ­deres mundiais, incluindo nomes como Stephen Hawking, Edwin Hubble, Richard Dawkins e J.R.R. Tolkien.

Considerando isso tudo, quĂŁo difĂ­cil serĂĄ que Ă© conseguir entrar nessa universidade?

Alguns dos funcionårios da instituição compartilharam questÔes que poderiam ser colocadas em uma entrevista de seleção, além de respostas esperadas para cada uma delas. Na maioria dos casos, os entrevistadores não querem respostas simples de sim ou não, e sim uma demonstração de como suas mentes funcionam.

CiĂȘncias biolĂłgicas

O professor de ecologia e tutor de ciĂȘncias biolĂłgicas Owen Lewis pergunta: “Joaninhas sĂŁo vermelhas. Morangos tambĂ©m. Por quĂȘ?”

Resposta: “VĂĄrios tutores de ciĂȘncias biolĂłgicas utilizam espĂ©cies de plantas ou animais – geralmente vivos – como pontos iniciais para questĂ”es e discussĂ”es, assim os candidatos nĂŁo deveriam se surpreender se tivessem que analisar ou falar sobre alguma criatura. O vermelho pode ser um sinal de “me coma” ou “nĂŁo me coma” para os consumidores. Eu estou interessado em ver como os candidatos tentam resolver esse paradoxo.”

FĂ­sica

Jeffrey Tseng, professor e tutor em fĂ­sica pergunta: “Uma bola, inicialmente em repouso, Ă© empurrada por uma força constante por um certo tempo. Explique a velocidade da bola em função do tempo, do inĂ­cio atĂ© o momento em que ela atinge o chĂŁo.”

Resposta: “Estudantes cometem erros, e isso Ă© OK, jĂĄ que nĂŁo espero que eles saibam de tudo. NĂŁo dĂĄ para supor que um estudante menos talentoso Ă© o que vai precisar de mais ajuda em algum problema, e por esse motivo pode ser difĂ­cil para um candidato dizer quĂŁo bem estĂŁo indo numa entrevista.

Se um estudante dĂĄ a resposta correta imediatamente, eu apenas sigo em frente para analisar outros aspectos da questĂŁo, ou outros temas.

Geralmente Ă© uma discussĂŁo em andamento, ao invĂ©s de uma questĂŁo de encontrar respostas corretas ou erradas imediatamente. Eu quero ver como os estudantes reagem Ă  orientação e como se corrigem, de preferĂȘncia menos por adivinhaçÔes e mais por saber pensar e seguir conselhos. Em outras palavras, apesar de esperar uma resposta correta no fim, estou mais interessado na forma de pensar.”

Direito

O professor de direito Ben McFarlane pergunta: “O que significa alguĂ©m ‘pegar’ o carro de outra pessoa?’”

Resposta: NĂŁo existe uma resposta correta para a pergunta. Por exemplo, vocĂȘ pode pegar um carro sem dirigir ou sem movĂȘ-lo? Nosso foco Ă© no raciocĂ­nio do candidato – como ele ou ela formula uma definição inicial e como ele ou ela aplica e trabalha essa definição em resposta a exemplos hipotĂ©ticos fornecidos na entrevista.

Um exemplo pode ser: ‘Estou andando pelas ruas quando começa a chover. Eu abro a porta de um carro destrancado e fico ali por 15 minutos atĂ© que a chuva passa. Eu ‘peguei’ o carro? O objetivo da entrevista Ă© dar ao candidato a chance de mostrar sua habilidade de raciocĂ­nio e tĂ©cnicas de comunicação.

CiĂȘncias da computação

Brian Harrington, ex integrante de equipes de pesquisa e tutor de Keble College pergunta: “Como piratas dividem o tesouro? Um grupo de 7 piratas tem 100 moedas de ouro. Eles decidiram dividir o tesouro, mas devem seguir as regras de pirataria:

– O mais velho propĂ”e a divisĂŁo
– Todos os piratas (incluindo o mais velho) votam na divisĂŁo. Se metade ou a maioria aprovar a divisĂŁo, ela se mantĂ©m. Se menos da metade votar Ă  favor, eles jogam o pirata mais velho para fora do barco e começam novamente.
– Os piratas sĂŁo lĂłgicos e cruĂ©is (apenas se preocupando em aumentar a quantidade de ouro)

Qual divisão o pirata mais velho deve sugerir aos outros seis?”

Resposta: “Esse Ă© um problema de lĂłgica padrĂŁo e Ă© um bom exemplo do tipo de questĂŁo que podemos fazer. Eu gosto de ver como os estudantes tomam suas direçÔes e se eles podem quebrar os problemas em questĂ”es menores, trabalhando em conceitos complexos ao aplicar soluçÔes com algoritmos. Se os estudantes tĂȘm alguma questĂŁo, eu quero que eles perguntem e nĂŁo se sintam presos em silĂȘncio!”

CiĂȘncia de materiais

Steve Roberts, professor de materiais, pergunta: “Quão quente o ar deve estar dentro de um balão se eu quisesse usá-lo para levantar um elefante?”

Resposta: “Quando eu realmente usei essa questĂŁo em entrevistas, ninguĂ©m conseguiu chegar a uma resposta de fato em dez minutos, e nem esperĂĄvamos isso.

Nós usamos esse tipo de questão para tentar descobrir como os candidatos pensam sobre problemas e como eles operam com um tutorial. Nos deixamos isso claro claro para os entrevistados antes de apresentar questÔes assim.

Coisas que esperamos incluem como eles conseguem ler o centro do problema, como eles respondem a dicas e sugestĂ”es, como lidam com conceitos bĂĄsicos, estimativas, separação do que Ă© importante e como eles utilizam as informaçÔes para ter uma rĂĄpida ideia que pode sugerir alguma resposta por meio de aproximaçÔes, fĂłrmulas e unidades.”

Deu pra perceber que a missĂŁo nĂŁo Ă© nada fĂĄcil, nĂŁo Ă© mesmo? SerĂĄ que vocĂȘ se daria bem com essas perguntas? Conte para a gente e nĂŁo deixe de compartilhar a matĂ©ria!

Black Mirror – Netflix divulga novo trailer da 4ÂȘ temporada

Artigo anterior

5 atrizes que eram muito novas para essas cenas de TV

PrĂłximo artigo

ComentĂĄrios

ComentĂĄrios nĂŁo permitido