• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

8 curiosidades sobre o tempo que vão te fritar o cérebro

POR André Quincas    EM Ciência e Tecnologia      11/02/16 às 19h02

O tempo é um mestre que, inevitavelmente, mata todos os seus estudiosos. Ele pode ser nosso amigo se fizermos o que quisermos e pode ser o nosso maior problema se não soubermos lidar com seu avanço. Podemos medi-lo, mas cada um de nós tem um relógio particular.

Por isso temos a impressão de que às vezes o tempo passa diferente pra nós e isso de fato ocorre. Os físicos modernos já descobriram partículas capazes de transitarem entre passado e futuro recentes, que os dias na terra estão mais curtos e porque o tempo representa a 4ª dimensão.

Confira agora 8 curiosidades sobre o tempo que, talvez não te deem entendimento sobre o tempo, mas com certeza te farão ver essa questão com outros olhos.

1- O tempo passa mais rápido à medida em que envelhecemos

a_tempo

Não é só pelo fato de que, quando você era mais jovem tinha menos compromissos. Temos de fato um relógio natural, o chamado relógio biológico, que se acelera à medida que os anos vão passando. O que nos leva ao segundo tópico.

2- As pessoas percebem o tempo de forma diferente

gerenciamento-do-tempo

Embora tenhamos relógios programados para marcarem o tempo, temos às vezes a impressão de que o relógio não está nos acompanhando ou de que não o acompanhamos. Quando nosso relógio interno indica que tudo ao nosso redor está mais desacelerado, é porque na verdade nós é que estamos num ritmo intenso.

3- O tempo é a 4ª dimensão

tumblr_llbzb5bxwN1qgtebzo1_1280_large

Para a ciência moderna, o tempo é a 4ª dimensão. Ao passo em que a largura, a altura e a profundidade são utilizados para estabelecer a posição de um objeto no espaço, o tempo é necessário para estabelecer sua posição no espaço no sentido temporal. Isso quer dizer "precisão" em seu sentido absoluto.

4- O tempo sempre existiu?

0

Essa dúvida existe porque, antes do Big Bang, toda a matéria foi confinada em um pequeno espaço, onde tudo era firme e imóvel. E como o tempo é medido pelo movimento dos objetos no espaço, não existia o conceito de tempo.

5- Só vemos o passado

122

O que vemos é como os objetos estavam a pouquíssimos milissegundos atrás. A luz que bate sobre os objetos leva pouquíssimo tempo tempo para atingir nossa retina e oferecer os fragmentos da imagem ao nosso cérebro, mas ainda assim, o que vemos é uma imagem do passado.

6- Os dias estão mais curtos

tempo-voando1

Em decorrência do atrito na rotação do planeta, cada ano tem durado 1,7 milissegundo a menos do que o ano anterior. Mas essa diferença é tão curta quanto o tempo que levamos para formar uma imagem no cérebro e só é possível medi-lo com as ferramentas adequadas.

7- Partículas que viajam através do tempo

tempo

Segundo estudos recentes, existem partículas capazes de viajarem para o passado ou futuro. Essas viagens acontecem apenas em nível subatômico e ainda não se sabe como isso afeta nossa existência.

8- O presente é uma ilusão

tempo-25281-2529

Na verdade, os físicos modernos encaram o tempo como algo fluido e ininterrupto. O tempo não para. É como um rio pro qual você aponta para uma porção de água em um ponto específico e num piscar de olhos aquela poção de água já está metros à frente.

Viu como o tempo é algo difícil de se compreender com profundidade? Resta-nos vivê-lo. Aproveitá-lo, já que a única certeza que ficou foi a de que ele passa, passa rápido e passa diferente pra cada um. O que acha?

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Via   Curiosone  
André Quincas
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+