Ciência e Tecnologia

6 reações químicas tão impressionantes que você não vai acreditar que são de verdade

0

A química é chata para algumas pessoas e interessante para outras. Entretanto, algumas coisas verdadeiramente incríveis acontecem nesse campo e certamente vão te impressionar. Diariamente, nós nos deparamos com milhares de reações químicas todos os dias.

Plantas fazem fotossíntese, metais enferrujam ao longo do tempo e as reações de combustão nos fornecem calor e luz, entre milhares de outros usos diários. As reações químicas ocorrem quando os reagentes se transformam em novas substâncias, chamadas de produtos, através da criação e quebra de ligações entre os átomos.

Às vezes, o processo cria alguns efeitos bastante selvagens. Confira 6 reações químicas insanas que vão te surpreender:

1.Ácido brômico hipnotizante

1

11

De acordo com a ciência, a reação Belousov-Zhabotinsky é uma “reação oscilante da química” durante a qual “os iões de metais de transição catalisam a oxidação de redutores de ácido brômico em solução aquosa ácida”, tornando possível “observar o desenvolvimento do complexo padrão em tempo e espaço a olho nu “.

O ácido transforma o bromo em um produto químico chamado brometo, mas o brometo rapidamente se transforma-se novamente em bromo. A reação, em seguida se repete, e você pode assistir um padrão ondulante infinito.

2.Químicos transparentes se tornam pretos

2

22

O que acontece quando você mistura de sulfito de sódio, ácido cítrico, e iodato de sódio?Quando você misturar os ingredientes acima mencionados em certas proporções, você acaba com um líquido que começa transparente, mas, em seguida, se transforma em uma substância preta em um instante.

3.Criação de plasma em um microondas

3

33

 

Corte uma uva em dois pedaços. Em seguida, coloque dentro do forno de microondas em um recipiente de vidro e ligue. O que você está fazendo, na verdade, é a criação de uma quantidade muito pequena de plasma.

4.Separação de líquidos misturados por agitação

4

44

O fluxo laminar pode acontecer em todos os tipos de cenários com todos os tipos de líquidos.

5.Reacender uma vela com sua própria fumaça

5

55

Não importa se a cera é sólida, líquida ou gasosa – o fogo ainda vai encontrá-lo. Veja na imagem acima como o fogo é reativado por causa da fumaça das velas.

6.Cristais que se iluminam ao serem quebrados

6

66

Este é um produto químico chamado tetraquis európio que demonstram o efeito de triboluminescência. O efeito acontece quando os cristais convertem energia cinética diretamente em luz.

8 curiosidades sobre o tempo que vão te fritar o cérebro

Matéria anterior

Descubra porque na maioria dos ônibus brasileiros, existe sempre um assento mais alto que os outros

Próxima matéria

Você pode gostar