• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

8 fatos curiosos que você não sabe sobre o Bob Esponja

POR Thamyris Fernandes    EM Curiosidades      21/11/14 às 19h51

No Brasil desde 2003, o desenho Bob Esponja foi trazido para o país pelo canal fechado Nickelodeon, voltado apenas ao público infantil. Desde então, os personagens inspirados em criaturas marinhas viraram uma febre e a série acabou sendo transmitida por inúmeras outras emissoras, como a Globo.

Aliás, o sucesso do ingênuo e engraçado Bob Esponja Calça Quadrada não demorou muito a ser latente e inúmeras crianças passaram a cantar a musiquinha tema do desenho, que você confere clicando aqui.

Mas, mesmo que o público do desenho seja enorme e que, mais de uma década de sua estreia no Brasil; ele continue fazendo fãs, a verdade é que há alguns fatos e curiosidades sobre a série que pouca gente conhece, especialmente ligados à criação da animação e ao "interior" de seus personagens. Alguns desses fatos, aliás, você confere logo abaixo:

1. A ideia de um biólogo marinho

1

O desenho do Bob Esponja foi criado por Stephen Hillenburg, um especialista em biologia marinha, que também foi estudante de artes. Depois que saiu da faculdade, ele passou a lecionar ciência e história marítima em instituições de ensino da Califórnia. Aliás, foi por causa de suas aulas que ele criou uma história em quadrinhos, chamada The Interdidal Zone, que tratava sobre a vida animal em piscinas naturais.

O personagem principal da história, inclusive, era Bob, a esponja; que na época não se parecia em nada com o "Calça quadrada". Havia também outros personagens, todos criaturas do mar, que ajudavam os alunos a entenderem melhor a matéria.

Mas para os quadrinhos se tornarem o desenho do Bob Espoja ainda levou bastante tempo. Foi preciso, em média, 10 anos - a partir de 1987, quando ele deixou as salas de aula - para emplacar a história.

2. Garoto Esponja

2

Antes de se tornar Bob Esponja, aliás, o personagem de Stephen Hillenburg se chamava Garoto Esponja. Mas esse nome já havia sido registrado por uma marca de esfregão de limpeza e, por isso, foi preciso em pensar em outra nomenclatura para o desenho.  Mas, como o criador da história não queria que as crianças pensassem que Bob era um pedaço de queijo, ele conservou o "Esponja" no nome do personagem.

3. Personalidade inspiradas em comediantes

3

Segundo o criador da história, a personalidade de Bob Esponja foi inspirada em alguns atores consagrados da comédia americana, como Jerry Lewis, Stan Lauren e Paul Reubens. Foi dessa junção toda que nasceu o personagem, que não é crianças, mas tem a alma de menino.



4. Patrick seria mal-humorado

4

O melhor amigo de Bob Esponja, a estrela-do-mar chamada Patrick, era para ser um personagem totalmente diferente do que conhecemos hoje. Segundo o criador, na fase de criação, a ideia era fazer de Patrick um cara mal-humorado e valentão, dono de um bar de beira de estrada.

5. Lula Molusco não é uma lula

5

Embora seja chamado de Lula Molusco, o personagem se trata, na verdade, de um polvo, só que com seis tentáculos. Aliás, conforme Stephen explicou certa vez, o polvo perdeu dois tentáculos - dos oito, como normalmente são vistos por aí - porque o desenho não ficaria com uma boa estética.

6. O peixe Fred

8

Você, com certeza, não vai se lembrar desse personagem somente pelo nome. Isso porque Fred não é muito mencionado na história, mas sempre aparece gritando "minha perna!" ("my leg", em inglês). Agora sabe de quem se trata? Aliás, o nome do peixe foi revelado no episódio "Patty Hype".

7. Bob Esponja e o episódio da maconha

6

Um estúdio chamado Camp Chaos produziu, entre 2003 e 2004, um série de duas temporadas de animações. Em uma delas, havia um episódio chamado "SpongeBong HempPants (Cachimbo Esponja Calça de Maconha, em tradução livre); que se tratava de uma paródia dos desenhos de Bob Esponja, só que em uma versão totalmente voltada para a maconha.

O vídeo, claro, nunca foi veiculado na tv, já que a imagem do Bob Esponja está totalmente ligada ao mundo infantil. Mas o episódio pode ser visto na internet, clicando aqui.

8. As vozes ilustres do desenho

7

No início, quando o comando da produção de Bob Esponja estava com seu criador, Stephen Hillenburg, celebridades não costumavam ser convidadas para dublar os personagens da saga. Isso acontecia, aliás, porque Stephen temia que o desenho fosse comparado aos Simpsons, série famosa por suas participações especiais nas dublagens. Nesse período, inclusive, somente duas exceções ocorreram na série: Tim Conway e Ernest Borgnine, que dublaram os super-heróis Homem-Sereia e Mexilhãozinho.

Só depois,  quando o criador do desenho delegou o cargo de comando, que outros artistas foram convidados para as dublagens de personagens esporádicos. Will Ferrel, Tina Fey, Robin Williams, Amy Poehler, Johnny Depp, Victoria Beckham, LeBron James e Pink foram algumas das estrelas que já deram voz a alguns integrantes da Fenda do Biquíni.

Gosta de ler sobre animações? Então confira agora 7 desenhos animados que foram censurados em alguns países.

Próxima Matéria
Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+