• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Como surgiu a história do ''Bicho Papão''?

POR Rafael Miranda    EM Curiosidades      21/11/14 às 19h27

As lendas folclóricas são um conjunto de estórias e contos narradas pelo povo, as quais são transmitidas de geração em geração por meio da oralidade. No Brasil há muitas lendas folclóricas sendo as mais conhecidas: Bicho Papão, Saci-Pererê, Curupira, Mula Sem Cabeça, Lobisomem, Boitatá, Boto, Cuca, Negrinho do Pastoreio e Iara.

O bicho-papão é uma figura fictícia mundialmente conhecida. É uma das maneiras mais tradicionais que os pais ou responsáveis utilizam para colocar medo em uma criança. Desde a época das Cruzadas, a imagem de um ser horripilante já era utilizada para gerar medo nas crianças. Os muçulmanos projetavam esta figura no rei Ricardo, Coração de Leão, afirmando que caso as crianças não se comportassem da forma esperada, seriam levadas escravas pelo melek-ric (bicho-papão): "Porta-te bem senão o melek-ric vem buscar-te".

16

A imagem do bicho-papão possui variações de acordo com a região. No Brasil e em Portugal, é utilizado o termo "bicho-papão". Nos Países Baixos, o monstro leva o nome de Zwart Piet (Pedro negro), que possui a tarefa de pegar as crianças malvadas ou desobedientes e jogá-las no Mar Negro ou levá-las para a Espanha. Em Luxemburgo, o bicho-papão (Housecker) é um indivíduo que coloca as crianças no saco e fica batendo em suas nádegas com uma pequena vara de madeira.

Segundo a tradição popular, o bicho-papão se esconde no quarto das crianças mal educadas, nos armários, nas gavetas e debaixo da cama para assustá-las no meio da noite. Outro tipo de bicho-papão surge nas noites sem luar e coloca as crianças mentirosas em um saco pra fazer sabão. Quando uma criança faz algo errado, ela deve pedir desculpas, caso contrário, segundo a lenda, receberá uma visita do monstro.

 

Próxima Matéria
Rafael Miranda
Criando forças para segurar o forninho de cada dia. Instagram: @rafaelmiranda17
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+