Você sabia? Olhos de galinha têm estado de matéria nunca visto antes

POR Pietro Bottura    EM Mundo Animal      21/11/14 às 19h52

A galinha pode até ser um dos animais mais estúpidos que existem, mas não e por isso que ela deixa de ser surpreendente. E não estamos falando de nuggets ou ovo frito, e sim dos olhos delas: as células oculares das aves são "organizadas" de acordo com um estado chamado de "hiperuniformidade desordenada".

Isso porque os seus 5 tipos de cones - para intensidade de luz e as cores violeta, verde, azul e vermelho - têm tamanhos e formatos diferentes, o que faz com que interajam e se encaixem dentro dos globos oculares de galinhas de forma inesperadamente harmônica.

8862382102416033

E isso acontece só com elas! Nos insetos, por exemplo - como você pode ver na foto do olho abaixo - as estruturas são organizadas com hexágonos, um padrão que não pode ser encontrado nas galinhas. No caso das aves, cada formato tem uma superfície que evita que cones semelhantes se encaixem, o que faz com que não haja aglomerações e a visão funcione bem de forma uniforme.

insect-eyes-12_hor_1821856i




O comportamento desse tipo de material é o mesmo que de cristais, que têm densidades de partículas consistentes, apesar da variação de formatos. Pra completar, esse padrão é visto em outros estados, como o plasma e o hélio líquido, mas nunca havia sido encontrado num ser vivo antes.

8862382102416345

Graças à descoberta, cientistas têm tentado imaginar televisores e telas com esse tipo de padrão luminoso, que se enquadra no estado físico do plasma - com a dispersão de partículas semelhante a de gases, porém capazes de conduzir corrente elétrica, ter massa negativa e não sofrer atração da gravidade, por exemplo. O que é bem bizarro para meras galinhas, certo?

 

Se você acha que para por aí, confira também os métodos de defesa mais bizarros usados por pássaros igualmente estranhos.

Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+