Curiosidades

8 hábitos do dia-a-dia que estão te fazendo ficar mais burro

0

No geral, a maioria das pessoas está sempre tentando ficar cada vez mais inteligente, mas até mesmo os mais espertos podem acabar se dando mal no processo. Existe uma lista de hábitos comuns que podem ser os vilões da sua inteligência.

Com base em estudos clínicos, é possível constatar que atividades diárias podem afetar memória, habilidade de tomada de decisões, habilidade de aprendizado, capacidade de pensamento, auto-controle e o funcionamento generalizado do cérebro. Em resumo, você pode estar ficando mais burro.

Quer se tornar uma pessoa mais esperta? Confira uma lista das coisas que podem estar te levando para o caminho contrário.

1 – Ir a reuniões

1

Estudos realizados no Instituto de Pesquisa Carillion de Virginia Tech descobriram que pequenas dinâmicas em grupo podem alterar a expressão do QI de pessoas mais suscetíveis. Os resultados indicaram que reuniões podem fazer o seu cérebro ter um resultado pior em habilidades de processar informações cognitivas, diminuindo a capacidade de resolução de problemas.

2 – Usar a internet

2

Navegar na internet está afetando a nossa capacidade de lembrar das coisas, já que não somos mais forçados a ter as informações na memória, graças ao Google. Um estudo da Universidade de Columbia mostrou que as pessoas estão apresentando menos lembranças das informações que têm acesso e maiores lembranças de ferramentas que permitem encontrar essas informações. Com tantas respostas, a internet se tornou uma fonte primária de extensão de nossa memória, guardada fora de nosso cérebro.

3 – Dormir mal

3

De acordo com um estudo do National Institute of Health, dos Estados Unidos, a privação de sono afeta a performance cognitiva, especialmente a formação de memórias, e afeta o sistema nervoso simpático, que pode levar ao aumento da pressão sanguínea. Pessoas que sofrem com a falta de boas noites de sono geralmente percebem queda na capacidade cognitiva e mudanças no humor.

4 – Ganhar peso

Chubby kid trying to wear pants

Pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon concluíram que o cérebro de pessoas obesas precisam trabalhar mais do que o de pessoas com menos peso para conseguir alcançar os mesmos resultados. A conexão entre as partes do cérebro responsáveis por memória e tomada de decisões foram percebidas como hiperativas em pessoas acima do peso, mas funcionaram normalmente em pessoas de peso médio, de acordo com o autor do estudo, Timothy Verstynen. Isso porque a alta pressão sanguínea afeta os sistemas de comunicação do cérebro, dificultando a transmissão de mensagens.

5 – Comer besteiras

5

Se o ganho de peso atrapalha no funcionamento do cérebro, naturalmente se alimentar mal também teria influências. Um estudo de Harvard mostrou que o que comemos pode afetar nossa habilidade de lembrar das coisas. A quantidade de gordura saturada em comidas de redes de fast-food, por exemplo, aumentam o nível de colesterol no sangue, afetando artérias e estimulando o desenvolvendo de placas cerebrais associadas ao desenvolvimento de Alzheimer e demência.

6 – Trabalhar em escritório

6

Se você trabalha num escritório fechado compartilhado com outras pessoas, pode estar ficando cada vez menos inteligente. Uma pesquisa do Laboratório de Berkeley descobriu que concentrações moderadas de dióxido de carbono (CO2) em espaços fechados podem afetar significantemente a habilidade de tomada de decisões das pessoas. Pacientes submetidos a testes mostraram um grande declínio na performance em desafios de iniciativa e pensamento estratégico.

7 – Viver na cidade

7

Os ambientes das cidades atrasam o nosso pensamento. É isso que cientistas perceberam depois de examinar como o espaço urbano afeta o nosso cérebro. Somente por estar num ambiente de cidade, o nosso processo mental é alterado. Alguns minutos numa cidade cheia é capaz de afetar a capacidade do cérebro de guardar coisas na memória e o auto-controle.

8 – Se preocupar com dinheiro

8

As preocupações financeiras fazem parte da rotina de muita gente que precisa se preocupar com a pouca renda e as muitas contas a pagar. Em pessoas que estão constantemente pensando no problema, o QI pode cair em até 13 pontos, de acordo com cientistas de Harvard. Por causa disso, as preocupações podem levar a más decisões, como o aumento das dívidas.

Será que você está sendo vítima de algum dos itens? Talvez seja a hora de tentar repensar os hábitos para não sofrer com o pensamento no futuro.

8 cenas de filmes incríveis que não usaram CGI

Matéria anterior

10 coisas que fazemos hoje mas eram proibídas há algum tempo

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.