• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


8 lugares que foram usados para testes nucleares

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      22/02/19 às 15h23

Se você fosse testar e eficácia e o alcance de uma bomba nuclear, aonde você faria esse teste? Por razões óbvias, o local seria um lugar bem distante da civilização, certo? Então, normalmente, a grande maioria dos locais usados para testes nucleares em vários países, são lugares remotos e pouco conhecidos, localizados muito longe do acesso do público e também de possíveis espiões de outros países.

Justamente por causa dos efeitos que podem ocorrem com a detonação de uma arma nuclear, estes territórios podem ficar prejudicados. Em muitos desses testes se ocasionaram alterações nesses espaços, deixando a área ao redor das explosões inabitável ou inacessível. Confira alguns lugares que foram usados em testes nucleares.

1 - Koh Kambaran

Depois de passar muito tempo em laboratórios desenvolvendo suas próprias armas nucleares, o Paquistão precisava de um lugar para testar suas criações. Sendo assim, o destino escolhido foi Koh Kambaran, que fica na Província de Baluchistão. A população local é praticamente inexistente, embora fazendeiros nômades e criadores de animais passem por este deserto vez ou outra.

2 - Maralinga

Os britânicos precisavam de um lugar para testar o seu arsenal nuclear, e um ponto para depositar as ogivas. Eles escolheram um lugar bem distante da sua civilização, tão distante que fica localizado em outro país. Maralinga, um sítio desértico localizado no sul da Austrália, foi usado duas vezes antes de se tornar o ponto permanente de testes de armas britânicas.

3 - Pokhran

A Índia deu início recentemente aos testes de suas armas nucleares, depois de anos de uma guerra de fronteira com a China. Para esses experimentos, o país denominou Pokhran como a base dos testes de explosivos. Eles já detonaram uma bomba nuclear de kiloton no local.

4 - Atol de Bikini

Os Estados Unidos realizam vários testes no Atol de Bikini, que fica nas ilhas Marshall, no Oceano Pacífico. O lugar já foi palco de várias explosões atômicas experimentais, desde 1946, quando foi feito o primeiro teste no local.

5 - Kiritimati

Também localizada no Oceano Pacífico, o Kiritimati já foi usado como palco de testes nucleares de dois países diferentes. A Grã-Bretanha foi o primeiro país a usar o lugar para testar suas armas pessoais, mas logo depois, os Estados Unidos assumiram o controle do espaço e já detonaram 22 ogivas lá, até abandonarem completamente a ilha.

6 - Lop Nur

Lop Nur fica localizado no deserto de Gobi, no sudeste da China, e tem sido usado pelos chineses para testar suas armas nucleares. Até o momento, já foram detonadas cerca de 45 ogivas, algumas delas na atmosfera e o restante no subsolo. No entanto, eles não divulgaram os detalhes de como essas armas atingiram a população que mora próxima da região.

7 - Mururoa

Mururoa tem sido usado pelos franceses como local para testar suas armas durante 30 anos. A ilha já foi rendeu alguns problemas com outras nações do Pacífico, incluindo a Austrália e a Nova Zelândia, mas o governo francês mantém a autonomia sobre a região.

8 - Noyaya Zemlya

Noyaya Zemlya é uma ilha remota, localizada acima do Círculo Polar Ártico. O lugar já foi palco de 224 bombas nucleares detonadas pela União Soviética nos últimos 40 anos, inclusive a maior explosão de todas até hoje ocorreu na ilha.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+