• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


8 maiores diferenças entre o Universo Marvel no cinema e nos quadrinhos

POR Gabi Noronha    EM Fatos Nerd      19/09/17 às 18h10

Com mais de setenta anos de existência, a Marvel Comics já passou por alguns maus bocados. Por volta do início dos anos noventa, a empresa passou por uma grande crise financeira. Foi dessa forma que ela começou a vender o direito de alguns personagens para estúdios de cinema. De qualquer forma, ela conseguiu dar a volta por cima e se restabelecer. Não apenas isso, com a Marvel Studios a empresa hoje conquistou o meio de filmes de heróis, no seu próprio universo Marvel.

Com seu impressionante universo unificado, a Marvel agora lança ao menos dois filmes do gênero por ano. Para a alegria dos fãs. Com suas produções para o cinema, a empresa despertou o interesse de vários leitores que nunca antes haviam lido histórias em quadrinho. Dessa forma, a Marvel ganhou ainda mais admiradores também na nona arte. E se tem uma espécie de fãs que são bastante exigentes, são os leitores de quadrinhos. Por melhor que o estúdio tente adaptar sua própria obra, sabemos que algumas mudanças são necessárias. Acontece que certas vezes as alterações são demasiadas.

A seguir, confira algumas alterações que o estúdio fez ao adaptar as histórias em quadrinhos para o cinema.

8 - Sem mutantes

Por mais triste que seja, a verdade é que o universo cinematográfico da Marvel está incompleto. Claro, muitos personagens ainda existem lá dentro, porém, convenhamos, eles são quase o fim do alfabeto. Os fãs sentem falta de uma das principais equipes da Marvel Comics: os X-Men. O grupo de mutantes tem vida própria no cinema, contudo, o que as pessoas realmente desejam é vê-los em um filme da Marvel Studios. Sendo assim, os mutantes não existem neste universo cinematográfico e dificilmente os fãs verão os X-Men e os Vingadores lutando lado a lado. Ou mesmo se enfrentando.

7 - Gavião Arqueiro

A representação de Gavião Arqueiro nos filmes não faz justiça ao personagem. Nos longas, Clint Barton é vivido pelo carismático Jeremy Renner e quase não faz parte da equipe. Ele está na divulgação de marketing e nos trailers, mas sua participação mais relevante foi em Vingadores: A Era de Ultron. Nos quadrinhos, Clint já fez parte de várias equipes, dentre elas Os Defensores e Thunderbolts. Ele é um cara comum, mas com a complexidade de um herói. Ele até possui uma aprendiz, Kate Bishop, que leva o apelido de Gaviã Arqueira. Ele é um cara inteligente que merecia mais tempo na tela.

6 - Fundadores da SHIELD

Tanto nos quadrinhos quanto no cinema, a SHIELD é uma organização secreta projetada para combater qualquer mal que a Hydra solte no mundo e apoiar os Vingadores. No etanto, suas origens foram um pouco destorcidas. No material original, os chefes secretos da SHIELD recrutam Nick Fury para líder o projeto. Os membros do conselho permanecem desconhecidos e se tornam quase irrelevantes para a história depois de um tempo. No universo do cinema, o grupo é liderado por Peggy Carter e Howard Stark, criando futuras conexões para os Vingadores.

5 - O reator de arc em Tony Stark

Uma das marcas registradas do Homem de Ferro é justamente o reator de arc implantado no meio de seu peito. Ele é uma parte essencial para sua armadura e, mais ainda, é uma parte vital de seu corpo. O reator atua como um eletroímã que mantém os estilhaços de metal longe de seu coração. Apesar disso, no fim de Homem de Ferro 3, o icônico elemento de alguma forma é removido facilmente de seu peito. Esta escolha pode até funcionar na narrativa para o cinema, mas se distância dos quadrinhos.

4 - Origem de Visão

Visão é um android projetado para se assemelhar o melhor possível à forma humana, com sistemas aparentemente orgânicos de tecido e órgãos. Ele foi criado por Ultron para ajudá-lo a eliminar os Vingadores. No entanto, Visão percebeu os erros no plano de seu mestre e trocou de lado. No cinema, Visão carrega uma Joia do Infinito e tem os restos digitais de JARVIS, a antiga inteligência artificial de Tony Stark.

3 - Por falar em Ultron

No filme, ele inteligência artificial experimental de Tony Stark feita para ajudar os Vingadores a manter o mundo seguro. Acontece que Ultron chega a conclusão de que os humanos são a causa de todo o mal na Terra e, depois de se livrar das "correntes" de seu criador, ele foca na destruição da humanidade. Nos quadrinhos, ele é desenvolvido por Hank Pym, o Homem Formiga original. Como cientista, o personagem realiza um experimento de robótica avançada e assim constrói Ultron. Mas quando Pym foi introduzido no cinema, o vilão já havia sido deletado.

2 - Hank Pym

O Homem Formiga não é um personagem muito popular no cinema. Ele teve um filme solo e fez algumas participações em outros filmes. Mesmo assim, a Marvel tem tentado colocar o herói ao lado de sua elite. Nos quadrinhos, Homem Formiga é um dos fundadores de os Vingadores, mas isso é com Hank Pym. Nos filmes o personagem aparece como o antigo herói e como uma espécie de mentor para Scott Lang, o homem que aceita seu manto.

1 - Guerra Civil

Os fãs da Marvel quase não costumam reclamar das produções do estúdio, isso mudou quando Capitão América: Guerra Civil foi lançado. Dentro do contexto do universo já construiu pela Marvel no cinema, a história fez bastante sentido, mas ela foi bem diferente dos quadrinhos. A começar pelo motivo. Apesar de o filme abordar o perigo da vigilância dos heróis sem consentimento das Uniões, a trama fica basicamente em torno de Steve Rogers querer salvar seu amigo de infância Bucky Barner. É muito bonitinho, mas está longe da história original. Nos quadrinhos o motivo da desordem é apenas esse. Talvez a principal reclamação dos fãs tenha sido a de que a guerra foi civil demais nos filme. Ou seja, faltou mais personagens na briga.

O que você acha? Prefere a Marvel no cinema ou nos quadrinhos? Você é o fã que aproveita as duas mídias? O que acha das adaptações? Não deixe de comentar sua opinião com a gente.

Próxima Matéria
Via   SR  
Imagens JN CB VOX MMW IO9 MP CC
Gabi Noronha
Resumindo, é basicamente isso! Mais aventuras em Instagram: @gabinoronhaf
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+