icone menu logo logo-fatosnerd.png


8 vezes que os filmes da DC copiaram levemente os da Marvel

POR Ana Monteiro EM Fatos Nerd 19/09/17 às 18h17

capa do post 8 vezes que os filmes da DC copiaram levemente os da Marvel

Após o lançamento do filme Homem de Ferro em 2008, a Marvel construiu um universo cinematográfico sólido que está no seu auge quase dez anos depois. De lá para cá vários outros personagens da editora ganharam seu lugar nas telas dos cinemas como Thor, o Incrível Hulk e Capitão América. E nem precisamos falar do sucesso de grupos como Vingadores e Guardiões da Galáxia, não é mesmo?

A DC, por outro lado, ainda está engatinhando: Esquadrão Suicida teve uma marketing pesado mais deixou os espectadores frustrados, enquanto Batman vs Superman divide opiniões entre os fãs. Pouco a pouco, a Warner Bros vai aprendendo com seus erros e acertando cada vez mais nos filmes tanto é que Mulher Maravilha foi um sucesso nas críticas, e esmagou vários filmes de super heróis na bilheteria.

As duas editoras são muito comparadas por seus personagens e existe uma rixa eterna entre os fãs das duas numa eterna disputa de quem copiou quem. E não é que as similaridades também existem nas adaptações cinematográficas? Confira algumas delas!

1 - Armaduras

Da mesma forma que Tony Stark desenvolve suas armaduras, Bruce Wayne também precisou da sua própria em Batman vs. Superman. Muitos fãs podem dizer que esse filme da DC foi uma ideia copiada da Marvel Studios, mas vale lembrar que Batman vs. Superman foi anunciado antes de Guerra Civil, já que esse plano da Marvel só surgiu algum tempo depois. Mas assim como a armadura de Batman ficou bem judiada após a luta com Superman, a de Homem de Ferro nomeada Hulkbuster em Vingadores: A Era de Ultron também teve danos severos!

2 - Feitiçaria

A medida que Magia cresce na trama de Esquadrão Suicida como vilã, ela utiliza seus poderes para libertar o seu irmão no mundo para que juntos eles combatam o grupo de heróis que tenta salvar o mundo. Já viu alguma trama semelhante? Em A Era de Ultron, a Feiticeira Escarlate e seu irmão, Mercúrio, trabalham juntos para ajudar Ultron a derrotar os Vingadores. A personagem até usa suas habilidades para tentar destruir a equipe, assim como Magia fez em Esquadrão Suicida.

3 - Em treinamento

Essa história de heróis famosos tomarem pupilos para treinar e ter uma nova geração de pessoas lutando pela justiça não é uma exclusividade do anime My Hero Academia. Tanto a Marvel quanto a DC tem seus mestres e alunos. Na Marvel, Tony Stark, o Homem de Ferro, ajuda o jovem Peter Parker a se tornar o Homem Aranha, fornecendo seu traje de herói e o treinando em missões. Podemos ver muito de seu crescimento nesse aprendizado em Homem Aranha: De volta ao lar. Ainda não vimos muito do Flash no Universo Estendido da DC, mas já sabemos que ele é um novato na luta contra o crime sob tutoria de Batman, e o jovem mesmo afirma que só empurra as pessoas e sai correndo.

4 - Guerra Mundial

Em Batman vs Superman, Bruce Wayne está procurando informações sobre metahumanos existentes no planeta Terra quando encontra uma foto de Mulher Maravilha durante a Primeira Guerra Mundial. Só em 2017, com o lançamento do filme solo da heroína vimos o momento em que esse registro foi feito. Assim como ela, no Universo da Marvel, Capitão América participou de uma Guerra Mundial, nesse caso a segunda. Steve Rogers também tem uma fotografia registrando sua participação no conflito junto com outros soldados.

5 - Engraçadinhos

Quando o primeiro filme do Universo Estendido da DC foi lançado, muitos espectadores já estavam acostumados com o formato da Marvel para seus filmes: cores fortes, ação e momentos de alívio cômico. O estranhamento foi imediato já que as adaptações da DC costumam ser mais escuras e sombrias. Nisso os fãs podem ficar despreocupados em relação a Liga da Justiça: até mesmo pelo fato de Joss Whedon ter participado do projeto já podemos imaginar que as comparações com Vingadores serão inevitáveis.

6 - Terras dos deuses

Para o universo cinematográfico ficar completo não pode faltar uma dose de mitologia, não é mesmo? No Universo da DC conhecemos Themyscira, a ilha paradisíaca onde Diana e as outras amazonas vivem e treinam para se tornar poderosas guerreiras. Já no Universo Cinematográfico da Marvel existe Asgard, a terra dos deuses da mitologia nórdica.

7 - Spirit in the Sky

E não é que até mesmo na trilha sonora a Marvel e a DC tem algo em comum? A música Spirit in the Sky está presente tanto na mixtape do Senhor das Estrelas em Guardiões da Galáxia (apesar de essa música específica não aparecer durante o filme), quanto em uma cena do filme Esquadrão Suicida.

8 - Problemas com os pais

Parece que os conflitos dos pais sempre sobram para os filhos tanto na DC quanto na Marvel. No primeiro filme do Homem de Ferro, Obadiah Stane era um parceiro de Howard Stark, pai de Tony, e após a morte dele começa a tentar tomar conta de toda a Indústria Stark. Já em O Homem de Aço, Zod também tinha seus problemas com o pai de Superman e foi lá tirar satisfações com o herói.

Você é um fã da Marvel ou da DC? E que outras semelhanças entre os dois universos cinematográficos você conhece? Conta pra gente nos comentários!


Próxima Matéria
Via   CBR  
Imagens Digital Spy CBR
avatar Ana Monteiro
Ana Monteiro
Lok'tar ogar! For the Horde! Cresceu com um Mega Drive, um Super Nintendo e muitos desenhos animados. Jornalista, especialista em cinema, violinista, entusiasta de narrativas de fantasia e presença garantida em mesas de RPG. Muito tsunderismo em apenas 1,54 de altura.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest