8 métodos infalíveis de aliviar os sintomas da gripe e resfriados

POR Pietro Bottura    EM Ciência e Tecnologia      19/11/14 às 20h56

Ficar resfriado é um problema que todos nós já tivemos e provavelmente ainda teremos várias vezes na vida, visto a infinidade de vírus que podem nos infectar e gerar os famosos sintomas: dor de cabeça, entupimento das vias nasais, febre, cansaço e dor muscular e outras sensações deliciosas para alguém ficar suando e sentindo frio ao mesmo tempo. Por isso, seremos amigos de nossos leitores, como sempre, e mostraremos pra você alguns métodos para lutar contra os sintomas de um resfriado:

1) Descongestionando

57283744_388148401e_b

O vapor é seu melhor amigo nessas horas, porque amolece o famoso ranho. Como seus pais provavelmente já falaram, o banho quente, banheira ou até uma panela podem te ajudar a inalar vapor e calor, e é recomendado que você use a água na temperatura mais alta que conseguir antes se queimar. Se for lavar os cabelos, lembre-se de secá-los, pois dormir com eles molhados pode te fazer perder calor e piorar a situação.

2) Remédios

XAROPE DE GUACO (10)

Expectorantes, os famosos xaropes, também amolecem o muco e ajudam a limpar as vias nasais, mas muita gente não gosta desse método pelo gosto dos remédios ou por reações adversas, como tonturas e vômitos.

3) Assoe o nariz

assoando-o-nariz

Mas com suavidade, para não machucar a pele externa nem interna, que fica ressecada. Para fazer isso de maneira correta, não use muita força e tape uma narina enquanto sopra com a outra, sempre usando água para ajudar.

4) Pote Neti

pl1683-yoga_pote_neti

Esse tratamento homeopático consiste em usar uma pequena chaleira com sal "kosher" ou uma solução hidrossolúvel vendida na internet. O processo consiste em deixar a cabeça inclinada sobre uma pia e injetar a água salina em uma das narinas, saindo pela outra e limpando o nariz.

5) Bebidas quentes

Mexican-Hot-Chocolate1_edited-1

Além de aumentar a sua temperatura e gerarem conforto, aliviam dores de garganta. Para isso, prefira sabores como camomila e hortelã, que ajudam ainda mais com gotas de mel, limão e gengibre. Outra opção popular é a famosa canja de galinha.

6) Mel puro

mel-wallpaper

Não só com os chás, mas até puro, o mel ajuda muito a dar energia e imunizar seu corpo, já que tem princípios antivirais.

7) Vitamina C

vitamina-c

Pode ser por pastilhas, mas preferencialmente de frutas frescas, como a laranja, limão, kiwi, morango e tomate, todos ricos na vitamina. Apesar de ser melhor ingerir sempre esses alimentos, já que a vitamina C previne a gripe, consumí-la durante um resfriado também encurta sua duração.

8) Alho

garlic-03

Além de afastar vampiros indesejados, tem propriedades que eliminam vírus, bactérias e outros organismos nocivos ao nosso corpo, fortalecendo o sistema imunológico e ajudando a descongestionar as vias respiratórias. Pra que não fique tão horrível, deixe o dente de alho esmagado descansar por 15 minutos antes de comê-lo (é, cru, mesmo).

 

E se prepare também para o Ebola, que não é tão tranquilo quanto a gripe e está se alastrando cada vez mais!

 

Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+