• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 coisas surpreendentes que nossos antepassados faziam

POR Leticia Rocha    EM História      27/08/18 às 16h51

Há várias coisas que nós nem imaginávamos que nossos antepassados faziam e é sobre isso que iremos falar. Algumas das coisas que fazem parte de nossa rotina são hábitos antigos. Outros porém são inusitados e nós nem imaginávamos que aconteciam.

Confira agora 7 coisas surpreendentes que nossos antepassados faziam e que a gente aposta que você nem imaginava!

1 - O sorvete já existe há milhares de anos

Há cerca de 700 a.C. os chineses já usufruíam dos sorvetes. E você aí pensando que essa era uma invenção moderna. A receita original continha mel, leite ou creme, e era realizada a partir de uma mistura de salitre e água.

Foi cerca de 2 500 anos depois que o sorvete recebeu alguns mudanças significativas. Os persas adicionaram sabores frutais e florais.

2 - Mulheres viajavam muito para iniciar famílias

Após o estudo de alguns esqueletos enterrados entre a Idade da Pedra e a Idade do Bronze, os pesquisadores descobriram que as mulheres viajavam cerca de 500 quilômetros para então começar suas famílias.

Enquanto isso, os homens permaneciam nos locais em que nasciam. Esse deslocamento das mulheres favorecia a troca de ideias e compartilhamento de culturas. Era comum, por conta de uma tendência "patrilocal" que os casais fossem estabelecidos no lugar de nascimento do homem.

3 - Faziam vinhos em jarros gigantescos

Algumas pessoas da Armênia eram apaixonadas por vinho e por isso produziam tanto quanto podiam da bebida. Os "karas", eram estruturas de barro gigantes, utilizadas para a fabricação e armazenamento dos vinhos. Cada um suportava cerca de 910 litros.

Os vinhos eram fermentados de forma arcaica e alguns continham inclusive sangue. Alguns desses recipientes ainda existem nos porões de algumas casas, mas não podem ser movidos sem causar algum dano.

Os "karas" são tão grandes, que inclusive já foram usados como caixões.

4 - Usavam truques para fazer fogo

Essa daqui você provavelmente já sabia, mas como é uma invenção tão significativa na vida da humanidade, não poderia ficar de fora. Há alguns milhares de anos atrás, o homem descobriu que algumas pedras específicas teriam a capacidade de gerar faíscas. Foi dessa forma que descobriram o fogo.

5 - Lutavam boxe

O boxe surgiu há mais tempo do que você imagina. Há cerca de 5 mil anos atrás, o boxe se tornou um esporte olímpico na Grécia. E anos mais tarde, o exército romano utilizou a prática como forma de fortalecimento da aptidão marcial.

6 - Adestravam cães

Gravuras que datam de 12 mil anos atrás mostram que os cães já eram domesticados há muito mais tempo do que imaginamos.

A imagem mostra os cães presos por um coleira e aparentemente, os homens indo atrás de outros animais. Aparentemente o ser humano já treinava cães para auxiliá-lo nas atividades diárias, como por exemplo, a caça.

7 - Trainee na era das cavernas

Há cerca de 700 mil anos atrás, as crianças acompanhavam seus pais em atividades perigosas, como a caça. O intuito era que elas pudessem observar e começar a aprender como realizar as atividades essenciais para a vida humana.

Próxima Matéria
Leticia Rocha
Estudante de Jornalismo, apaixonada por pequi, vendedora de pão de mel e de tudo que colocar na minha mão!
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+