• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


8 pedras e minerais que podem matar você facilmente

POR A redação    EM Ciência e Tecnologia      02/02/16 às 13h03

Quando vamos a florestas, bosques ou alguns lugares onde não existe civilização, o que mais nos preocupa são os animais peçonhentos. Você tem medo de cobras super venenosas, medo de aranhas e qualquer animal que pode te morder ou picar. O que você não sabe é que algumas pedras e minerais são tão perigosas quanto qualquer animal venenoso.

Infelizmente quando você estiver em uma floresta, seja perdido ou mesmo fazendo uma trilha, isso é mais uma coisa para você se preocupar. Algumas dessas rochas são encontradas em lugares muito difíceis e outras não. O Ultra Curioso separou 8 pedras e minerais que podem matar você facilmente:

1-Arsenopirita

minerais item 1

Arsenopirita é considerado ouro dos tolos. Você pode se contaminar apenas segundo essa pedra e caso sua mão vá de encontro a sua boca, você poderá sofrer com isso. Caso você aqueça esse minério ele ira ter um cheiro de alho de arsênio. Como ele pode ser confundido com algumas outras pedras, você pode identificar ela batendo com um martelo na pedra, sua faísca era soltar um cheiro parecido com o de alho.

2-Torbernite

minerais item 2

Esse é um dos minerais mais perigosos do mundo. Ele pode atrair os mais inocentes por tamanha beleza, mas entre seus compostos estão elementos radioativos. Além disso ele pode produzir um gás e caso você respire esse gás, você pode ter problemas respiratórios e ainda pode desenvolver câncer de pulmão.

3-Estibina

minerais item 3

Estibina é um mineral muito parecido com a prata. Já que eles parecem tanto prata, alguns utensílios para se alimentar são feitos com ele. O problema é que caso você ingira esse metal, você pode morrer pela composição desse mineral. Hoje em dia ele é utilizado para realizar esculturas ou alguns enfeites em casas, e não deve ter cuidado ao manusear ele.

4-Orpiment

minerais item 4

O que esperar de uma pedra que pode conter arsênio de enxofre? O orpiment pode soltar um pó que é cancerígeno e neurotóxico. Ele já foi utilizado como arma por alguns chineses e era o principal composto da tinta ocre, e isso envenenou muitos pintores que não tinham conhecimento de seus efeitos.

5-Coloradoite

minerais item 5

Esse mineral foi recentemente encontrado no mesmo lugar que existe magma. E ai que mora o problema, quando ele é aquecido os compostos que existem nele se fundem e podem ser altamente tóxicos.

6-Chalcanthite

minerais item 6

O cristal acima pode seduzir a grande maioria das pessoas. O problema é que ele apresenta grande quantidades de cobre e quando ele é misturado a água, ele pode enfraquecer qualquer animal que a consuma ou planta que entre em contato.

7-Hutchinsonite

minerais item 7

Esse metal possui tálio que por si só, pode causar perda de cabelo e a morte, caso o contato com ele seja logo. Mas o problema não para por ai, o Hutchinsonite possui ainda outros dois compostos, chumbo e arsênio, e essa mistura pode ser muito perigosao e deve ser manuseada com muito cuidado.

8-Galena

minerais

Outra pedra azul está nessa lista e também é muito perigosa. Trabalhadores que atuam na escavação, podem sofrer muito com essas pedras. Elas soltam o pó de chumbo e caso você não tenha nenhuma proteção, você pode morrer. Seu teor de chumbo e tão grande que em sua extração, ela pode contaminar o ambiente e a natureza

O que achou desses minerais super perigosos? Você sabia de algum? Conta pra gente nos comentários.

Próxima Matéria
Via   Listverse  
Imagens flickr
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+