Fatos Nerd

8 personagens dos quadrinhos que quebram a quarta parede

0

Um artifício muito conhecido e utilizado na cultura pop de um modo geral é a quebra da quarta parede. A quarta parede nada mais é do que a “parede” invisível e imaginária que separa e define o espectador/ leitor da realidade que ocorre na tela, palco ou páginas.

A “quebra” dessa parede então ocorre quando o personagem se dirige diretamente à plateia ou também quando ele percebe que aquela não é de fato a realidade, ou seja, quando o núcleo interage com você tornando-o cúmplice do enredo e quebrando a ilusão de realidade ficcional da história.  O recurso pode ser utilizado de forma dramática, seja para envolver o espectador na história ou fazê-lo encarar o enredo de outra forma. Nos quadrinhos essa técnica é marca registrada de muitos personagens famosos, listamos então os 8 personagens dos quadrinhos que quebram a quarta parede:

1 – She Hulk

Com os resultados negativos da primeira coleção da heroína, os escritores decidiram dar à ela um tom muito mais cômico e sugestivo, uma vez que sua aparência e caráter já haviam sido definidos.

2 – Lobo

Surgindo inicialmente como um personagem que exaltava completamente a violência gratuita e a risada fácil, Lobo utiliza do artifício para apresentar informações importantes da trama ou insultar o leitor quando lhe convém.

3 – Homem Animal

Resgatado dos anos 80 e reintegrado ao universo depois de vários anos, A-Man absorveu um caráter particular, se tornando vegetariano, defensor dos direitos dos animais e levando uma via familiar.

4 – Loki

O deus asgardiano da falsidade e maldade já quebrou a quarta parede inúmeras vezes principalmente para dar um sorriso para o leitor, como um elogio silencioso para fugir do perigo ou ter enganado todos os outros personagens. Com o quadrinho você se torna cúmplice do Loki regojizando e observando lado-a-lado seu personagem.

5 – Vingador Fantasma

Este misterioso paranormal de origem desconhecida foi criado como uma entidade onipresente que atesta vários eventos cósmicos do universo. Em algumas situações a quebra da quarta parede o tornava uma espécie de narrador, como se o personagem não pertencesse ao universo apresentado.

6 – John Constantine

O investigador paranormal mais conhecido dos quadrinhos muitas vezes quebra a quarta parede, algo bastante comum em seus dramas. Um exemplo simples acontece em Hábitos Perigosos (1991), quando ao final após ser prometido a morte de Constantine o personagem faz um gesto ofensivo, para o antagonista e o leitor, afim de sobreviver.

7 – Coringa

Durante a sua primeira aparição, em Batman #1 de 1940, o vilão é preso. Na sua cela ele fala diretamente assegurando sua fuga da prisão e que terá sua vingança. Este tipo de “narração indireta” dirigida ao leito era relativamente comum naquela época.

8 – Deadpool

Sem sombra de dúvidas o personagem que mais quebra a quarta parede, o que inclusive se tornou uma marca pessoal cômica. O mercenário tem noção de que está em uma hq, e faz piadas com isso, além das piadinhas sarcásticas com o leitor.

Você conhece algum outro personagem dos quadrinhos que quebra a quarta parede mas não está na lista? Conta pra gente nos comentários.

7 invenções que vão explodir a sua mente

Matéria anterior

Macaco órfão abraça nova mãe adotiva já no primeiro encontro

Próxima matéria

Mais em Fatos Nerd

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.