• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


5 motivos ocultos pelos quais confiamos em uma pessoa

POR Júlia Marreto    EM Curiosidades      29/11/16 às 14h29

As relações interpessoais são sempre um enigma, principalmente quando se trata das novas relações. Afinal de contas, como diz o ditado "em terra de cego quem tem um olho é rei", não à toa é preciso ficar com os dois olhos bem abertos e com os dois pés atrás quando se conhece uma pessoa, ainda mais quando é alguém isento de recomendações, seja de familiares ou amigos.

Obviamente, nem todo mundo é assim, mas essa reação se trata de uma atitude de preservação, o que faz com que nos tornemos cada vez mais reféns das tecnologias, gerando consequências ruins, ou seja, como não temos o costume de confiar naqueles que conhecemos pessoalmente, acabamos por confiar naqueles que conhecemos por intermédio de redes sociais, por exemplo.

A geração atual, também conhecida como Geração Y, é a mais carente já vista na história da humanidade, sendo esse um reflexo das tecnologias, como dissemos acima. Ao falarmos de relações interpessoais, é importante citarmos as características físicas que, geralmente, são padrões no ser humano. E, quem já assistiu a série Lie to me, com certeza sabe bem.

Precisamos lembrar que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina a aqueles que se interessarem e/ou identificarem. Sendo assim, a redação da Fatos Desconhecidos selecionou alguns traços (nem tão) ocultos que fazem com que confiemos em uma pessoa.

1 - A linguagem corporal

01

São gestos produzidos, geralmente sem que a pessoa perceba, mas que o interlocutor recebe como mensagens. A maioria das pessoas não presta atenção, mas sempre fazem efeitos. Por exemplo, quando uma pessoa responde às suas perguntas/dúvidas com as palmas das mãos abertas, ou quando inclina ligeiramente a cabeça ao falar, ou quando mantém contato visual por pelo menos 60% da conversa.

2 - Amigos em comum

Couple with model house and laptop

É a maneira mais fácil de se confiar em uma pessoa. Isso acontece porque como vocês tem um conhecido em comum, essa pessoa se torna um vínculo entre vocês.

3 - O cheiro também influencia

Processed with VSCOcam with q1 preset

Aparentemente, o olfato está ligado diretamente com a parte do cérebro que controla a confiança. Dependendo do cheiro que a pessoa exala ou o ambiente em que nos encontramos, a tendência é confiar ou não na pessoa. Um cheiro eficiente (para que uma pessoa confie em você) é a lavanda.

4 - A humildade

04

Quando uma pessoa é recompensada ou elogiada, ela se expressa com certo grau de vergonha, essa reação é percebida pelas outras pessoas como uma indicação de confiança. Já as reações contrárias, como orgulho e arrogância, fazem com que as pessoas não se sintam nada confortáveis ou confiantes em relação à você.

5 - Semelhanças físicas

05

De acordo com um estudo do Departamento de Psicologia da Royal Holloway University, Londres, as pessoas que possuem características físicas semelhantes se sentem mais confiáveis/confiantes em relação a outra. Para o estudo foram utilizadas fotografias com semelhanças e diferenças entre os voluntários. Depois de vistas, durante alguns jogos foram aparecendo aqueles que eles deveriam identificar como traidores. A maioria daqueles considerados traidores não tinham qualquer semelhança com aqueles que os acusaram.

Então pessoal, o que acharam dessas características? Acham que elas realmente fazem com que você acredite que uma pessoa é mais ou menos confiável? Encontraram algum erro? Possuem sugestões? Não se esqueçam de comentar com a gente!

Próxima Matéria
Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: , @juliamarreto
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+