CiĂȘncia e Tecnologia

9 alimentos venenosos que vocĂȘ adora comer

0

JĂĄ ouviu dizer que uma pessoa Ă© o que ela come? Essa Ă© uma grande mĂĄxima da nutrição, mas nĂŁo significa que se vocĂȘ comer uma batata vocĂȘ se transformarĂĄ em uma, nĂŁo. Mas sim que o estado do seu corpo, sua mente e do seu ‘espĂ­rito’ dependem de tudo o que vocĂȘ ingere no dia a dia.

Felizmente por essa e por outras, nos dias de hoje hĂĄ uma onda de “mantenha-se saudĂĄvel”, e cada vez mais as pessoas tem procurado cuidar do corpo – academias fitness, aulas de dança, exercĂ­cios em casa – e da alimentação, atravĂ©s de dietas balanceadas, ingestĂŁo de alimentos naturais como sucos de fruta, verduras, legumes e cereais.

Entretanto, hĂĄ certos alimentos comercializados livremente e considerados super saudĂĄveis mas que podem levar qualquer um ao Ăłbito. Respire, nĂŁo entre em pĂąnico! Essas comidas sĂł sĂŁo fatais se consumidas em excesso ou preparadas do jeito errado. Mas mesmo assim, Ă© bom saber quais sĂŁo eles.

O Ultra Curioso vai te mostrar 9 alimentos venenosos que vocĂȘ adora comer, e com certeza a maioria faz parte do seu cardĂĄpio diĂĄrio.

1. Mandioca

mandioca_natural_2_jpg_465x600_upscale_q85

Considerada a terceira fonte mais importante de calorias nos paĂ­ses tropicais, a mandioca pode ser muita gostosa mas tambĂ©m perigosĂ­ssima. Suas raĂ­zes e folhas, quando sĂŁo preparadas de forma incorreta, liberam o cianeto de hidrogĂȘnio – uma substĂąncia tĂłxica e letal.

A mandioca precisa ser preparada com total cuidado, e para que o veneno seja extinto deve-se cozinhar ou fermentar a planta (submetendo-a altas temperaturas) para que esta não cause intoxicaçÔes.

2. Maçã

11171246195749

As maçãs são frutas famosas pelo seu efeito benéfico para os dentes e a garganta. A fruta tem o poder de limpar o muco nas cordas vocais, melhorando a voz e a deglutição.

Entretanto, hĂĄ partes da maçã que podem atĂ© fazer mal para o ser humano. As sementes da maçã possuem cianeto, mas em um nĂ­vel muito baixo. PorĂ©m, consumir muitas dessas sementes pode ser muito prejudicial Ă  saĂșde. Por isso, procure comer apenas a maçã, e nĂŁo as sementes.

3. Tomate

Tomate Libertador_expande

Que o tomate na verdade Ă© uma fruta, muita gente jĂĄ sabe (o que nĂŁo significa que vocĂȘ deva colocĂĄ-lo numa salada de frutas!), e estĂĄ na mesa de milhĂ”es de brasileiros todos os dias. Ele Ă© comprovadamente benĂ©fico para a saĂșde, e foi descoberto que pode atĂ© ajudar no tratamento do cĂąncer. Mas “a luz que guia tambĂ©m pode cegar”.

Os caules e folhas do tomate contĂȘm glicoalcaloides, o que podem causar nervosismo em taxas elevadas e problemas gastrointestinais. Muitos usam essas partes da planta para dar um gosto a mais na salada, por isso Ă© extremamente importante remover o veneno antes de consumir, atravĂ©s do cozimento.

4. Cereja

cereja1-450x299

A cereja Ă© uma frutinha que, alĂ©m de ser fonte de vitaminas e minerais, Ă© tĂŁo gostosa que virou atĂ© ditado popular: “vocĂȘ Ă© a cereja do bolo”. Mas a fruta, apesar de ser saborosa, tambĂ©m pode causar mal Ă  saĂșde. Ela pode liberar o ĂĄcido cianĂ­drico, que Ă© uma substĂąncia capaz de gerar dor de cabeça, confusĂŁo mental e vĂŽmitos.

Mas isso só ocorre quando é consumida em altas doses, o que é raro. O caule da cerejeira também é uma fonte de toxina, mas este não costuma ser consumido.

5. AmĂȘndoas

poormenalmond_2S

Apesar de serem bastante populares devido ao sabor marcante, as amĂȘndoas amargas tambĂ©m contĂ©m aquela substĂąncia nociva jĂĄ mencionada: o cianeto. PorĂ©m, nĂŁo se preocupe: antes de serem liberadas para consumo, elas sĂŁo devida e obrigatoriamente processadas para a remoção do veneno.

Mas isso é um processo delicado, e países como a Nova Zelùndia até proíbem sua comercialização.

6. Cogumelos

cogumelo champignon conteudo_17218_39816

Existem milhares de espécies de cogumelos, mas só algumas podem ser consumidas pelo ser humano. O shiitake, por exemplo, são muito apreciados pelo seu gosto característico.

Mas o problema estå na hora de distinguir  os cogumelos que são comestíveis dos que são venenosos. Existem maneiras específicas de se identificar os comestíveis, mas essas maneiras não são infalíveis. Algumas espécies de cogumelo podem até matar um ser humano adulto.

7. Noz moscada

Uso-medicinal-da-noz-moscada2

A noz moscada é uma especiaria muito usada em vårias comidas, mas saiba que existem até casos documentados de morte causadas por ela: um em 1908 e um em 2001.

Mas para que a noz moscada fosse capaz de matar alguém, ela precisaria ser ingerida por inteiro para que a substùncia alucinógena que ela contém possa fazer efeito. Entretanto, para se ter uma ideia a ingestão de 10 gramas leva a alucinaçÔes e apenas 2 gramas da noz pode causar nåuseas, febre e dores de cabeça.

8. Pimenta

pimenta_malagueta_copia_54

A pimenta Ă© praticamente uma paixĂŁo nacional: ela estĂĄ em diversos pratos e dĂĄ um toque especial e picante aos alimentos, deixando-os mais saborosos. Mas saiba que, se consumida em excesso, a pimenta pode levar Ă  morte devido Ă s toxinas caracterĂ­sticas que ela possui.

O que evita a intoxicação é a ingestão moderada, até porque ninguém come um prato cheio de pimenta, certo? A substùncia que då o sabor picante se chama capsaicina, e é o que torna a pimenta tão atrativa.

9. Batata

ba

A batata Ă© um alimento que vai bem de quase todo jeito: em purĂȘs, frita, cozida, grelhada. Mas ela Ă© outro alimento que, assim como o tomate, contĂ©m glicoalcaloides nas folhas, substĂąncia altamente prejudicial.

Apesar de a folha não ser consumida, a substùncia também pode estar na própria batata. Uma maneira eficaz de identificar se hå glicoalcaloides em excesso na batata, é pela sua cor: o excesso da substùncia faz o alimento ficar verde.

Fontes: Super Interessante, SaĂșde Terra

5 maneiras pelas quais vocĂȘ pode (acidentalmente) atrair mulheres

Artigo anterior

O que acontece se misturarmos um comprimido efervescente na ågua em pleno espaço?

PrĂłximo artigo

ComentĂĄrios

ComentĂĄrios nĂŁo permitido