• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

9 detalhes de objetos do seu cotidiano que você nunca soube o significado

POR PH Mota    EM Curiosidades      08/08/16 às 17h54

Durante o nosso dia-a-dia estamos em contato com objetos de todos os tipos, para realizar os mais diversos tipos de tarefas. Alguns deles são tão utilizados e fazem tanta parte de nossa rotina que nem percebemos alguns detalhes que podem oferecer novas funcionalidades ou facilitar seu uso.

Os objetos podem ter furos que parecem inúteis mas, na verdade, carregam funções secretas. Talvez você nem tenha reparado nesses furos, por exemplo, já que não são essenciais para o uso comum. Além de furos, esses detalhes podem ser feitos de marcas que servem para desbloquear funções ou oferecer informações sobre a utilização dos objetos.

Será que você já reparou em algum desses detalhes? Confira então objetos que fazem parte do seu cotidiano e escondem significados úteis e misteriosos.

1 - Furos nas tampas de caneta

1

O pequeno furo localizado nas pontas das tampas de canetas são feitos para garantir a segurança dos usuários. Como os fabricantes perceberam que o costume de morder a tampa era comum, criaram o furo para garantir que, em caso de alguém acabar engolindo a tampa, a passagem de ar não seja obstruída e a pessoa ainda possa respirar.

2 - Marcas laterais nas embalagens de papel alumínio

2

Se você reparar nas embalagens de papel alumínio ou papel filme, existem marcas de corte em cada uma das laterais. Elas servem para que você mantenha o rolo no lugar, sem precisar retirá-lo da caixa. Dessa forma, ele fica firme dentro da embalagem e você não precisa se preocupar com sua movimentação na cortar de pegar um pedaço para utilizar.

3 - Seta nos marcadores de combustível

3

Em alguns modelos de carros, se você observar a área do marcador de combustível, irá encontrar uma pequena seta ao lado do ícone que representa a bomba de abastecimento. A marcação serve para indicar o lado em que a entrada do tanque é encontrada. Talvez a informação não seja essencial no veículo que você usa diariamente, mas se estiver num carro alugado ou emprestado, pode facilitar a vida na hora de passar num posto.

4 - Furo na porta do elevador

4

Em modelos de elevadores mais modernos, é possível perceber um pequeno furo na porta. Equipamentos que não tem esse buraquinho podem ainda ter um semelhante nos indicadores de andar na parte de cima do elevador, do lado de fora. Por meio da inserção de uma chave apropriada no local, funcionários de manutenção podem abrir elevadores travados ou conseguir abrir a porta mesmo que ele não esteja no andar.

5 - Marcas nos pneus

5

Você com certeza sabe que os pneus são repletos de marcas, mas talvez não tenha reparado que nos vãos entre partes da borracha existem pequenas linhas de marcação. Elas servem como referência de altura do desgaste do resto do pneu. Se os pneus de seu veículo estão nos mesmos níveis que as marcações dos vãos, está na hora de trocar para garantir a segurança no trânsito.

6 - Furo nos anéis de latas

6

As latas de refrigerante, sucos, cervejas, energéticos ou quaisquer outras bebidas servidas nesse simples e acessível método tem uma função que nem todos conhecem. Certamente qualquer pessoa que viu ou utilizou uma, sabe que os anéis estão ali para abrir as latas, mas não sabem para que serve o furo presente no anel. Se você girar o anel após abrir a lata, poderá usar esse pequeno furo como suporte para um canudo, que não vai ficar se movimentando no grande espaço aberto.

7 - Marcas em copos de refrigerante

7

Os copos de plástico de redes de fast-food sempre são acompanhados de tampas plásticas bem frágeis. Provavelmente você pensou que elas serviam apenas para evitar que o conteúdo dos copos seja derramado em caso de algum acidente. Essa com certeza é uma importante função, mas se retirada e colocada abaixo do copo, a tampa pode servir como suporte para sua bebida, graças aos pequenos vãos criados no plástico.

8 - Buracos na lateral do All-Star

8

Além dos pequenos furos utilizado para passar o cadarço na parte convencional dos tênis, os All-Star possuem dois furos extras nas laterais dos calçados. Esses dois furos podem fazer parte do fluxo do cadarço na hora de amarrar os tênis, deixando-os mais firmes e justos no pé.

9 - Zíper duplos

9

Você já se deparou com mochilas e bolsas que têm mais de um zíper mas não sabia explicar o motivo? Quando os compartimentos possuem dois zíperes, eles geralmente vêm com pequenos furos na ponta. Isso porque são feitos para que você, ao juntá-los possa utilizar cadeados ou outros meios de segurança para proteger as bolsas.

E aí, qual dessas você já havia reparado e aproveita para utilizar as funções com frequência? Conte para a gente qual o seu favorito?

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+