Curiosidades

9 estranhos costumes à mesa ao redor do mundo

0

De país para país, os costumes variam das formas mais diversas, passando por hábitos chocantes e aversos à nossa realidade. Com o passar do tempo, as tradições de cada povo se molda de diferentes formas.

Viajar pelo mundo pode te fazer experimentar culturas variadas, mas pode te colocar em maus bocados se você acabar tropeçando num hábito diferente. Seus hábitos cotidianos podem significar coisas bem diferentes ao redor do mundo.

Por mais que você tente escapar de situações estranhas, comer vai ser sempre uma parte essencial de toda viagem. Para isso, vamos dar uma olhada em algumas tradições que os povos do mundo tem à mesa.

Copo meio cheio

10-strange-dining-customs-from-around-the-world-1

No Cazaquistão, ao receber uma xícara apenas com a metade de chá, você provavelmente deve vê-la como meio cheia, e não meio vazia. O costume local diz que se você recebe uma xícara cheia, quer dizer que o anfitrião te quer indo embora.

Hashis de pé

10-strange-dining-customs-from-around-the-world-2

Nunca deixe os hashis – pauzinhos tradicionais da culinária japonesa – descansado de pé dentro do prato. Os japoneses acreditam que essa posição dos hashis é um insulto a quem fez a comida ou ao dono do restaurante.

Bebendo de olho no horizonte

10-strange-dining-customs-from-around-the-world-3

Tomar o gole de uma bebida, na Coreia do Sul, não pode ser feito de maneira despretensiosa. Na cultura do país, sempre que você tomar um gole de uma bebida, deve virar a cabeça para o lado e olhar para longe.

Só a mão direita

tmg-slideshow_xl

Em alguns países de costumes muçulmanos, como o Afeganistão, você deve usar apenas a mão direita durante as refeições. Para os povos desses locais, utilizar a mão esquerda é considerado sujo e impuro.

Beijando o pão

10-strange-dining-customs-from-around-the-world-5

Na Estônia, quando alguém derruba um pedaço de pão no chão, deve pegá-lo no chão e beijá-lo antes de jogar fora. A ação faz menção à simbolização do pão como corpo de Cristo e o beijo representa o respeito.

Prato vazio

pie-crumbs-in-an-empty-plate-sami-sarkis

Se não estiver com muita fome, é melhor repensar o pedido da comida quando estiver na França. Para os franceses, se você não termina a comida, quer dizer que você não gostou do prato e está desrespeitando quem o preparou.

Sem divisão

10-strange-dining-customs-from-around-the-world-7

Ainda na França, além de terminar o prato, você deve pagar por tudo consumido em sua mesa. Lá, ou você paga toda a conta ou não paga nada. Os franceses consideram que o hábito de dividir o pagamento da conta é atrasado e ofensivo.

Cuidado com o sal

10-strange-dining-customs-from-around-the-world-9

Se você está no Azerbaijão e derruba um pouco de sal, cuidado! De acordo com os costumes do país, é um mau presságio de que em breve você se envolverá numa briga. Para cancelar o mau agouro, deve-se jogar um porção de açúcar por cima do sal derramado.

Comer com barulho

1024px-Udon-M1336

Tomar sopas no Japão é um hábito comum. Ao fazer barulho tomando sopa, os japoneses acreditam que você valoriza o sabor do prato. Apesar de parecer estranho, o hábito é considerado educado.

Tem muita coisa estranha e diferente por aí. Antes de viajar pra algum outro país, tenha cuidado e se informe sobre as peculiaridades de cada um. Você não quer ser taxado de grosso ou sem educação por não seguir uma regra oculta que nunca ouviu falar.

O que acontece quando colocam balas de uma arma no microondas?

Matéria anterior

7 fatos sobre a clonagem que você nunca soube

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.