• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


9 filmes baseados em fatos reais que mentiram para você

POR PH Mota    EM Entretenimento      03/11/16 às 15h58

O cinema é uma excelente ferramente de entretenimento dos tempos modernos. Por meio de diferentes gêneros, é possível narrar variadas histórias e fazer os espectadores mergulharem em mundos diferentes. Em alguns casos, porém, os mundos são baseados em fatos reais e o cinema pode também servir como forma de conhecer a história e descobrir como muitos fatos incríveis aconteceram no passado.

Para contar histórias baseadas em fatos reais, no entanto, vários roteiristas e diretores tomam liberdades criativas na hora de narrar o passado. Por causa disso, muitas das coisas que parecem verdades enquanto vemos os filmes, são apenas criações desenvolvidas para o bom andamento da história, e não para contar de forma precisa o que realmente aconteceu. Em vários filmes, você está sendo enganado sem nem perceber.

Para te livrar dessas mentiras, nós trazemos alguns filmes baseados em fatos reais que não são tão reais assim.

1 - Fargo (1996)

1

Fargo já começa com o aviso: "Esta é uma história real". Na teoria, os eventos do filme teriam acontecido em Minnesota, Estados Unidos, em 1987. Na verdade, porém, os irmãos Coen explicaram que quase nada de fatos reais está na história contada no filme. Segundo Joel contou ao The Huffington Post, apenas dois pequenos elementos verdadeiros estão na narração. Um deles é a existência de um homem que conseguiu fraudar as finanças da General Motors, mas sem sequestros e assassinatos. O outro elemento é m homicídio de uma mulher por seu marido, em Connecticut. Qualquer coisa além desses dois fatos é apenas ficção.

2 - Argo (2012)

2

Em 2012, Argo foi extremamente bem reconhecido na indústria cinematográfica, tendo vencido três Oscars, incluindo o de Melhor Filme. Apesar disso, o filme é impreciso no que diz respeito aos eventos reais em que se baseiam. As palavras foram do próprio ex-presidente norte-americano Jimmy Carter. De acordo com Carter, "90% da contribuição de ideias e realização do plano foi canadense, e o filme dá quase todo o crédito para a CIA", comentou. O ex-presidente deu destaque ao personagem Ken Taylor, interpretado por Victor Garber, como verdadeiro herói da história.

3 - Sniper Americano (2014)

3

Mesmo com o sucesso de Sniper Americano, de Clint Eastwood, vários críticos apontaram problemas nos fatos apresentados no filme como reais. Uma distorções apontadas, cita Mustafa, o sniper adversário de Chris Kyle, interpretado por Bradley Cooper. Mustafa só aparece nas memórias de Kyle por um parágrafo, mas no filme é apresentado como um antagonista de muito tempo. Além disso, no livro, o tiro de quase dois quilômetros não foi feito em Mustafa, mas em alguém que carregava um lançador de foguetes.

4 - Uma Mente Brilhante (2001)

4

O clássico de Russell narra a história real da vida John Nash, um gênio da matemática que lutava contra a esquizofrenia. A história, no entanto, tem vários momentos extremamente distantes da realidade. Nash nunca fez parte do Laboratório Wheeler, no MIT, pois ele não existe. Apesar disso, ele se tornou instrutor no local. Ele também nunca trabalhou no Departamento de Defesa. O filme também mostra Nash como pai de família, mas na vida real Nash abandonou a mãe de seu filho. O matemático também nunca discursou para agradecer o prêmio Nobel que ganhou.

5 - Prenda-me Se For Capaz (2002)

5

Se o personagem de Tom Hanks, o agente do FBI Carl Hanratty, não estivesse perseguindo a versão de Leonardo DiCaprio para Frank Abagnale, Prenda-Me Se For Capaz seria um filme completamente diferente. E é assim que foi na vida real. Fora das telas, o personagem não existe, já que foi criado misturando uma série de características de diferentes agentes que perseguiram o Abagnale do mundo real. O primeiro golpe do personagem, dar aula a seus colegas substituindo um professor de francês, também é falso, e foi criado somente para o filme.

6 - O Regresso (2015)

6

Uma das coisas mais impressionantes do filme O Regresso é saber que a história é baseada em fatos reais. Por mais que Hugh Glass, interpretado por Leonardo DiCaprio, tenha existido e sido atacado por ursos, não viveu vários dos momentos relatados na trama. A história sobre a vingança de seu filho nunca existiu, pois Glass não teve filho. O homem até foi atrás de John Fitzgerald por vingança, depois de ter sido deixado para morrer, mas desistiu da busca quando soube que ele teria se tornado membro do exército, com proteção do governo.

7 - 300 (2006)

7

Muitas pessoas podem nem saber, mas 300 relata a Batalha das Termópilas, entre o rei de Esparta Leônidas I e o Império Aquemênida de Xerxes I. A versão do filme, no entanto, é baseado em quadrinhos que tomaram muitas liberadades para reformular o conflito. Existem razões históricas para acreditar que Leônidas tenha sido acompanhado por milhares de outros soldados das regiões vizinhas, e não só de seus homens. O filme também apresenta os espartanos como heróis que não eram. O diretor Zack Snyder justificou as mudanças explicando que a intenção do filme é fazer o espectador torcer pelos espartanos e que a história pode provocar as pessoas a buscarem a versão real dos fatos.

8 - À Procura da Felicidade (2006)

8

À Procura da Felicidade é um filme que emociona a quase todos que o assistem. Na história, Will Smith interpreta um pai que não vai desiste de nada para dar a seu filho - interpretado pelo próprio filho de Will, Jaden Smith - a vida que ele merece. Depois de resolver um cubo mágico rapidamente, ele se vê na corrida para um ótimo trabalho, enquanto o filme narra as suas tentativas para a posição. Supostamente todos os acontecimentos são baseados em um história real, mas na verdade o personagem não tinha tanto carisma e atenção com seu filho como Smith mostrou. O verdadeiro Will Gardener também foi preso por violações de multas de trânsito e foi acusado de agredir sua esposa em várias ocasiões.

9 - Coração Valente (1995)

9

Mel Gibson interpreta William Wallace na luta pela liberdade da Escócia contra a Inglaterra nesse filme clássico da década de 90 com dezenas de falhas históricas. Na verdade, quase tudo narrado no filme aconteceu de uma forma diferente da vida real. Tirando o fato que Wallace liderava um grupo de pessoas contra a Inglaterra, existe muita imprecisão. Nem mesmo os tradicionais kilts escoceses são precisos, pois não eram utilizados naquela época. Isabela da França nunca conheceu William Wallace, a Batalha de Stirling aconteceu numa pequena ponte, a Primae noctis nunca existiu e Robert the Bruce nunca traiu William.

Conhecia essas verdades? Quais desses filmes você já tinha visto e acreditado?

Próxima Matéria
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+