5 pessoas que mudaram a sua vida e você nem imaginava

POR Rafael Miranda    EM Ciência e Tecnologia      27/01/15 às 17h46

Todos os dias, milhares de estudiosos tentam viabilizar tecnologias que facilitem a nossa vida. A humanidade evoluiu graças as inovações tecnológicas que mudaram culturas e transformaram a nossa vida. Nem sempre nós sabemos quais são as "cabeças" responsáveis pelas invenções que mudaram a nossa vida.

Mesmo que a maioria das pessoas não conheçam os grandes inventores da humanidade, ele mudaram nossas vidas de  maneira profunda e considerável. Você vai conhecer agora 7 pessoas que mudaram a sua vida de uma maneira que você nunca imaginou.

Guglielmo Marconi - Inventor do rádio

1

O italiano Guglielmo Marconi é o pioneiro na tecnologia de transmissão de som por ondas. Sem essa invenção, provavelmente você não teria TV e muito menos internet aí na sua casa. Marconi deu um pontapé para o desenvolvimento das telecomunicações em todo o planeta. A história do rádio é controversa já que muitos estudiosos estavam trabalhando na transmissão de informação por ondas. Um dos casos mais famosos é o do padre brasileiro Landell de Moura.

Jon Lech Johansen - O inventor do DVD "pirata"

2

Ele ficou mundialmente conhecido como ''DVD Jon''. De origem norueguesa, o hacker quando tinha 15 anos de idade burlou a proteção regional que é inserida nos discos de DVD comerciais. Normalmente, os DVDs produzidos pela indústria do cinema recebem um código regional que o impede de ser reproduzido fora de sua área de venda, numa tentativa de inibir a falsificação. Os códigos regionais são nove no total.

Após desenvolver o programa que dribla esta proteção, os pais de Jon foram processados (na época ele só tinha 15 anos e, portanto, menor de idade). O juiz o absolveu apresentando a seguinte lógica: como DVDs são objetos mais frágeis do que, por exemplo, livros, as pessoas deveriam ter a possibilidade de fazer uma cópia de segurança para uso pessoal.

Steve Jobs

3

Steve Jobs foi um dos maiores inventores da geração moderna. Ele revolucionou a forma como as pessoas se comunicam e conseguiu criar produtos com enorme valor agregado. Jobs, sem dúvida, foi o grande homem e CEO da Apple e gravou seu nome na história dos avanços tecnológicos. À frente de uma das marcas mais requintadas e desejadas do mundo, Steve Jobs usou sua mente visionária para criar aparelhos úteis, bonitos e sofisticados. Com isso, ele conseguiu transformar iPhones e iPads em invenções revolucionárias.
O padrão de qualidade e o design dos aparelhos criados por Jobs foram, sem dúvida, o grande diferencial da Apple nos últimos anos. Steve Jobs é listado como o principal inventor ou co-inventor de aproximadamente 241 patentes. Esse gênio mudou completamente a forma como usamos a tecnologia em nossas vidas. Ele inventou o Iphone, Ipod, Ipad e toda uma linha moderna de computadores pessoais. Ele foi o responsável pela popularização dos smartphones, tablets e computadores pessoais.

Alexander Fleming

4

A penicilina foi descoberta em 1928 por Alexander Fleming quando saiu de férias e esqueceu algumas placas com culturas de microrganismos em seu laboratório no Hospital St. Mary em Londres. Quando voltou, reparou que uma das suas culturas de Staphylococcus tinha sido contaminada por um bolor, e em volta das colônias deste não havia mais bactérias. Então Fleming e seu colega, Dr. Pryce, descobriram um fungo do gênero Penicillium, e demonstraram que o fungo produzia uma substância responsável pelo efeito bactericida: a penicilina.

Muitas vidas foram salvas graças a esse "acidente" de Alexander. A descoberta de Fleming não despertou inicialmente um grande interesse e não houve a preocupação em utilizá-la para fins terapêuticos em casos de infecção humana até a eclosão da Segunda Guerra Mundial, em 1939. Em 1940, Sir Howard Florey e Ernst Chain, de Oxford, retomaram as pesquisas de Fleming e conseguiram produzir penicilina com fins terapêuticos em escala industrial, inaugurando uma nova era para a medicina - a era dos antibióticos.

Momofuku Ando

5

Apelidado de o "Rei dos Macarrões", Momofuku foi o fundador da marca de macarrões instantâneos Nissin e inventor do macarrão instantâneo.  Apesar de hoje ser considerado comida de estudante ou de gente sem dinheiro, os primeiros macarrões instantâneos custavam caro no Japão.

Momofuku Ando, o inventor do Nissin Lamen, criou o lamen de frango em 1958 com a ideia de ter um alimento rápido, que pudesse ser preparado em qualquer lugar. Sua inspiração foi a escassez de comida depois da Segunda Guerra Mundial. Mas, quando o produto chegou às prateleiras dos supermercados japoneses, era considerado um item caro, pois o macarrão udon fresco era vendido por um sexto do preço.Ele morreu em 5 de janeiro de 2007, aos 96 anos, em Osaka no Japão, em decorrência de uma crise cardíaca.

 

Rafael Miranda
Criando forças para segurar o forninho de cada dia. Instagram: @rafaelmiranda17

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+