CuriosidadesMundo Afora

9 prisões luxuosas que vão te causar inveja

0
The inside of a cell is seen at the Halden prison in the far southeast of Norway in this picture taken in 2010, released on July 27, 2011. Halden jail could house Norwegian gunman Anders Behring Breivik, who killed at least 76 people in last Friday's bomb attack and shooting spree, for decades, according to media reports. Breivik's lawyer said on Tuesday his client appeared to be a madman, but it was too early to say if Breivik would plead insanity at his trial, expected to be a year away. Picture taken in 2010. REUTERS/Trond A. Isaksen (NORWAY - Tags: CRIME LAW CIVIL UNREST)

Quando pensamos em prisões e as pessoas que vão parar lá dentro, a primeira palavra que vem na mente certamente não será luxo. Os presídios costumam ser sustentados pelos impostos do povo, que dificilmente quer oferecer conforto e luxo para quem foi acusado de cometer crimes.

Apesar disso, existem governos que investem em presídios de qualidade, permitindo o conforto aos detentos e oferecendo momentos de lazer e aprendizado profissional, para que eles se sintam bem tratados e capazes de se readaptar na sociedade após os períodos na cadeia.

Estas são algumas das mais luxuosas e confortáveis prisões do mundo, onde os detentos são tratados com ambientes de conforto e paz.

1 – Noruega

1

Essa prisão de segurança mínima é localizada na ilha de Bastoy, na Noruega. A prisão mantém cerca de 100 pessoas presas, que vivem em pequenas cabanas e trabalham na fazenda do presídio. Entre as atividades liberadas para os prisioneiros estão o banho de sol, tênis, pesca e passeios a cavalo.

2 – Escócia

2

A Her Majesty’s Prison (HMP, ou Prisão Vossa Majestade) de Addiewell é localizada na região sul da Escócia. A prisão foca no especializado dos detentos, que tem 40 horas de atividades semanais voltadas para o desenvolvimento de habilidades em trabalhos de construção, permitindo uma reinserção na sociedade após o tempo na cadeia.

3 – Nova Zelândia

3

A instituição de Otago, na Nova Zelândia, possui uma única entrada, cercas elétricas e exames de raio-x para todos os visitantes, além de tecnologias que impedem os sinais de celulares. Apesar da segurança elevada, o presídio possui quartos confortáveis e ainda ensina habilidades de engenharia, agricultura e culinária para que os presos possam se restabelecer depois que cumprirem suas penas.

4 – Áustria

4

Se um preso for responsável por algum crime que não envolva violência, por exemplo um roubo a uma residência, em Leoben, na Áustria, o Centro de Justiça da cidade será o seu novo lar. No local, cada preso tem direito a uma cela exclusiva, com banheiro particular, cozinha e televisão. Além disso, os detentos podem desfrutar de uma quadra de basquete, academia e área externa de recreação nos momentos de lazer.

5 – Espanha

5

Na prisão Aranjuez, na Espanha, um pai preso não precisa se distanciar de sua família completamente. Conhecida por ser uma prisão para famílias, a instituição permite que as crianças visitem os seus pais a qualquer momento se eles estiverem presentes nas chamadas da manhã e da noite.

6 – Suíça

6

A prisão Champ-Dollon possuía muitos problemas de superpopulação, doenças e rebeliões. Na verdade, ela já foi denunciada como um dos centro de detenções com mais problemas da Europa. Para rebater as críticas, o governo suíço tomou algumas providências. Desde 2011, foram mais de $40 milhões investidos no local, que agora conta com celas que possuem banheiros individuais e acomodações confortáveis, com aparências de dormitórios universitários.

7 – Alemanha

7

JVA Fuhlbuettel é uma prisão de luxo para detentos que cumprem longas penas na Alemanha. O presídio foi renovado e reaberto em 2011, com celas espaçosas que incluem uma coma, um sofá e um banheiro com vaso sanitário e chuveiros exclusivos. Os prisioneiros ainda têm acesso a áreas comuns para atividades de lazer ou de manutenção, como lavar roupas.

8 – Suécia

8

A mais luxuosa prisão de Sollentuna, na Suécia, conta com celas que parecem quartos de hotel. Além dos quartos com camas confortáveis e banheiros próprios, os detentos podem visitar academias, cozinhas gourmet, e salas de TV. Para não deixar parecer que os presos estão em férias, as autoridades garantem que todos os cantos do ambiente são vigiadas por equipamentos de segurança.

9 – Noruega

9

Assim como abrimos a lista com a Noruega, também fechamos com o mesmo país. A prisão Halden tem celas individuais espaçosas com banheiros próprios e uma cozinha comum repleta de equipamentos e conforto para os presos. O local também tem espaços de lazer como biblioteca, parede para escalada e estúdio de gravação de música, para quem deseja se aventurar no mundo das artes.

Se as prisões desses locais são assim, imagine como são os verdadeiros espaços luxuosos do local. Que presídio você mais gostou?

7 coisas que só quem fez escolinha de futebol poderá entender

Matéria anterior

7 curiosidades sobre as unhas do pé que vão realmente te surpreender

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.