Nos Estados Unidos o Dia de Ação de Graças representa dar graças, confraternizar com familiares e amigos e refletir sobre o que somos gratos. Porém, também marca o início da temporada de Natal, quando milhões de pessoas começam a maratona da compra de presentes para quem ama. E embora existam grandes movimentações por lojas e shopping centers do final de novembro a 25 de dezembro, nada se compara às compras de Black Friday.
Para muitos americanos, Black Friday significa aproveitar bons descontos em suas lojas favoritas e ficar acordado até tarde para comprar itens com preços reduzidos para seus entes queridos.
No Brasil a tradição do evento ainda é nova e tímida, mas isso não impede que a data seja explorada pelo comércio local com descontos em diversos produtos. Mas você já se perguntou sobre a história da Black Friday?
De onde veio “Black Friday”?
Embora o termo esteja associado unicamente às compras nestes dias, nem sempre foi assim. A frase foi usada pela primeira vez em 1869 para descrever a crise financeira após a queda do mercado de ouro nos Estados Unidos.
Em seguida, ficou ligada ao varejo depois que as lojas ficaram “no vermelho” durante todo o ano, o que indicava queda constante em vendas. No dia seguinte ao Dia de Ação de Graças, os varejistas estavam “no preto” após a circulação de compradores que gastaram seu dinheiro em mercadorias com desconto.
Black Friday no Brasil
A primeira Black Friday no Brasil ocorreu em 28 de novembro de 2010 e foi totalmente online. A data reuniu mais de 50 lojas nacionais.
Essa data é uma das mais quentes para o setor de varejo , pois representa grandes oportunidades de compra para clientes e muitas vendas para lojistas.
Em 2019, por exemplo, as vendas nesta data foram de 3 bilhões e 200 milhões de reais.
Apesar de algumas lojas optarem por enganar o consumidor, a Black Friday brasileira não pode ser descartada Atualmente você pode contar com sites de promoções prontos para ajudar compradores a acharem promoções que realmente valem a pena. Essas ferramentas, continuam crescendo como um guia para boas ofertas para muitos consumidores. O maior problema na Black Friday brasileira são os descontos “falsos” que acontecem quando as lojas sobem o preço de seus produtos alguns dias antes da data para então abaixar, criando a falsa impressão de promoção.
Assim como nos Estados Unidos, a Black Friday no Brasil acontece anualmente na quarta Sexta-Feira do mês de novembro. Em 2021, foi no dia 26.
Comentários