• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

A imagem que pode estragar completamente o seu cérebro

POR Lucas Franco    EM Ciência e Tecnologia      14/09/15 às 16h05

Você já deve estar acostumado a encontrar diferentes ilusões de óticas pela internet. Elas são, ao mesmo tempo, fascinantes e assustadoras pelo simples fato de conseguirem alterar a realidade, ainda que de uma forma ilusória. É incrível como podemos enganar o olhar com desenhos bem simples, como os traços paralelos que, ao serem fechados com setas invertidas, parecem ser de tamanhos diferentes, ou as pinturas que, olhadas sob um ângulo diferente, revelam novos significados.

Mas tudo isto é coisa atoa perto da ilusão de ótica descoberta em 1965 que leva o nome de seu descobridor. O Efeito McCollough pode alterar sua percepção por muito tempo. Parece impossível, mas Celeste McCollough realmente chegou a este resultado assustador. Segundo ele, os efeitos posteriores podem chegar a 1 hora ou mais. Quando Jones e Holding estudaram o efeito, 10 anos depois, tomaram uma conclusão ainda mais surpreende: caso se encare os desenhos por 15 minutos, a ilusão pode durar até 3 meses (ou mais). Vai arriscar?

Efeito

O efeito McCollough é um fenômeno de percepção visual que distorce as cores de uma grade simples de retas horizontais e verticais, como esta acima. Para isto, é necessário alternar o olhar entre grades parecidas, mas com cores opostas no fundo - neste caso, verde e vermelho. Se você olhar para a imagem de fundo verde por alguns segundos, e depois olhar para a vermelha, voltar para a verde, e depois para a vermelha e repetir este processo por alguns minutos, deixará de ver as listras acima da forma como estão na imagem. As horizontais se tornarão vermelhas e as verticais, verdes.

  Efeito 2

Parece uma ilusão de ótica como qualquer outra, mas ela vai durar muito mais que o normal. Não adianta piscar o olho e olhar de novo. As listras negras continuarão coloridas pelo menos por mais uma hora (a depender do tempo que as listras coloridas foram encaradas). Bizarro, não? Imagine durar 3 meses?

O efeito é específico para a região da retina que é exposta aos estímulos de indução. Isso tem sido demonstrado por induzir efeitos opostos em regiões adjacentes da retina. No entanto, se uma pequena região da retina é exposta aos estímulos de indução, e os contornos das imagens são executados através desta região, o efeito se espalha ao longo de toda ela.

Mesmo assim, a ciência ainda não consegue definir exatamente porque isto acontece e, principalmente, porque demora tanto tempo para voltar ao normal. Alguns estudos sugerem que a indução altera momentaneamente as células oculares que corrigem má formações cromáticas ou as células no córtex visual responsáveis pela cor e orientação.

Fonte: iflscience

Próxima Matéria
Lucas Franco
O cara que gosta do Batman! @heymac14
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+