Curiosidades

A origem do Hot Dog

0

Uma das comidas mais populares entre todas as idades é o Hot Dog (cachorro quente). Mas você sabe como surgiu esse prato popular?

Criação da salsicha

Para falar sobre a criação do Hot Dog é necessário entender a criação da salsicha. De acordo com os relatos, a criação do alimento foi há mais de 500 anos, na Alemanha. A invenção foi do açougueiro Johann Georghener, da cidade de Coburg. Ele levou a sua criação para a cidade de Frankfurt, onde se tornou popular.

Apesar dos moradores de Viena, na Áustria (Wien em alemão), reivindicarem a autoria da criação, não há nenhum crédito além do próprio nome da cidade: wiener (salsicha em inglês).

Surgimento do Hot Dog

Deltavet Ru

Mesmo com a origem europeia, a salsicha se tornou popular nos Estados Unidos após o imigrante alemão Charles Feltman levá-la para a região. Ainda nos EUA, a salsichas se tornaram populares no século XIX. Já em 1904, em Saint Louis, um tradicional vendedor de salsichas oferecia luvas para seus clientes, o objetivo é que o objeto fosse devolvido, levado e colocado para reutilização. No entanto, os clientes não entregavam de volta. Com isso, ele e seu cunhado padeiro decidiram colocar as salsichas no meio de um pão pequeno e bem simples.

Além desse fato, também foi responsável pela venda das salsichas nos EUA e sua relação com o Basebol. Chris Von de Ahe, dono de um bar em St Louis e do time St Louis Brownz, introduziu a venda do alimento nos locais dos jogos. Essa ação acabou se espalhando por todo o país e assim criou-se uma grande tradição entre os fãs do esporte.

A partir disso, é possível entender como o nome “Hot-dog” foi criado no Polo Grounds, estádio do tradicional time de Basebol do New York Giants. Isso porque em um dia de frio, o responsável pela alimentação estava com poucas vendas de refrigerantes e sorvetes e, por isso, decidiu comprar uma grande quantidade de pães e salsichas para atender a seus clientes. Ele chamou o prato de ‘salsichas “dachshound” quentes’.

Além do sucesso de vendas, esse dia foi marcado após o slogan ser ouvido por um jornalista local. A origem do nome foi após a circulação de uma imagem ilustrada de um cão da raça ‘dachshound’ no meio do pão. Após isso, o lanche conquistou os norte-americanos.

Chegada ao Brasil

Sabor na Mesa

Em 1926, as vendas de Hot Dog chegaram ao Brasil. O idealizador foi o empresário Francisco Serrador, criador da Cinelândia, localizada no centro da cidade do Rio de Janeiro. A venda do alimento começou na porta de seus cinemas. O lanche se tornou tão popular na região que inspirou até marchinhas de carnaval.

No entanto, a popularização em todo território nacional aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial, época em que o Brasil sofreu uma grande influência da cultura americana.

Curiosidades

Os EUA consomem cerca de 20 bilhões de Hot Dogs por ano, cerca de 50 por pessoa. Já no Havaí, o lanche é conhecido como Puka Dog e tem abacaxi na receita, enquanto na Suiça é uma mistura entre o Hot Dog tradicional e a pizza.

Na China o lanche é inserido em pães quentes e esse estilo pode ser consumido no Brasil0 em estabelecimentos construídos por imigrantes chineses.

No Brasil, pode-se encontrar diversas combinações. Isso porque o lanche aglutinou a cultura de cada região.

Fonte: Milk Mellow

Fotos anuais que o Hubble tirou dos gigantes do sistema solar

Artigo anterior

Como o guaraná se tornou popular no Japão?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido