A única cidade com pedra preciosa opala nobre é no Brasil

A diversidade do Brasil impressiona todos e existem lugares com segredos que as pessoas nem imaginam, como no caso dessa cidade ser a única com pedra preciosa opala nobre. Essa é um das pedras mais raras e valiosas do mundo e é conhecida por refletir várias cores com um brilho único.

Por ser tão rara, a opala nobre só é vista em dois lugares do mundo, sendo um deles na pequena cidade de Pedro II, no Norte do estado do Piauí. O local é uma cidade serrana, com clima ameno e paisagens misturando tradição e uma natureza de tirar o fôlego. Contudo, a verdadeira riqueza está embaixo do solo, já que a cidade é a única com pedra preciosa opala nobre no nosso país.

A riqueza do seu solo não é um segredo. Tanto que, desde o fim da década de 1960, garimpeiros fazem a extração da pedra preciosa que tem um efeito óptico que chama atenção dos joalheiros e colecionadores do mundo todo.

Entretanto, o surgimento do garimpo em Pedro II aconteceu quase que acidentalmente na época em que os moradores encontraram pedras brilhantes quando escavaram a terra para plantar. Desde sua descoberta, a opala nobre virou um símbolo de sustento para uma grande parte das pessoas dessa pequena cidade.

Cidade brasileira com pedra preciosa rara

Pinterest

A opala nobre brasileira rivaliza com a australiana em qualidade, mas o que difere a nossa pedra preciosa é justamente seu contexto histórico e artesanal. Curiosamente, mesmo que a pedra tenha um grande prestígio internacionalmente, somente uma fração das reservas de opala nobre foram exploradas. Tudo isso faz com que sua exclusividade seja reforçada.

Na cidade, a extração da pedra preciosa ainda é feita com métodos rudimentares e com uma ajuda da sorte. Por isso que os garimpeiros ficam meses, ou até anos, em achar nenhuma pedra boa e mesmo assim continuam com a atividade como um forma de herança cultural e esperança de mudar de vida com as pedras.

Quando a opala nobre é extraída ela vai para as mãos de lapidadores da própria cidade que fazem a transformação do material bruto em gemas prontas para virar joias. Isso é algo essencial porque com uma lapidação certa a pedra é ainda mais valorizada, já que assim seu brilho e potencial estético são revelados.

Com essas gemas em mãos os designers locais criam peças únicas que vão não apenas para as joalherias de Pedro II como também para várias no Brasil e também no exterior.

Fonte: Tribuna de minas

Imagens: Pinterest 

Seguir
Buscar
Carregando

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...