Afinal, por que existem mais destros que canhotos no mundo?

POR Thamyris Fernandes    EM Ciência e Tecnologia      17/11/14 às 17h14

Qual das mãos você usa para escrever? Se sua preferência for pela direita, você é uma pessoa destra. Já, se você só consegue escrever com a mão esquerda, isso faz de você uma das poucas pessoas canhotas desse mundo. Aliás, há estimativas por aí que apontam um número realmente insignificante de canhotos, não chegando mesmo a 30% da população da população mundial; enquanto de 90% a 70% de todas os demais indivíduos optaram ou foram obrigados a optar por serem destros.

Mas, afinal, por que isso acontece? Quando, como e por quais motivos uma pessoa descobre ou decide ter mais habilidades com a mão direita ou esquerda? Apesar de todo mundo querer saber a resposta para essas perguntas, a verdade é que a própria Ciência ainda não compreendeu essa relação.

Segundo especialistas, ao contrário do que se imaginou por muito tempo, as escolha pelo uso de uma das mãos para escrever e desempenhar outras tarefas do dia-a-dia não depende muito do "lado do cérebro" - direito, analítico e exato; ou esquerdo, mais emocional e criativo; - que a pessoa tem mais desenvolvido. Ao contrário, hoje em dia pesquisadores descobriram que as diferenças anatômicas e funcionais do cérebro e de outras partes do corpo podem ser o resultado de ser destro ou canhoto e não ao contrário.

6

Assim, para os estudiosos do assunto, essa história está muito mais relacionada aos fatores genéticos, hereditários e ao meio em que a pessoa cresce, uma vez que costumes e hábitos religiosos também podem interferir nessa opção. Aliás, para quem não sabe, há algum tempo atrás pessoas que eram canhotas sofriam represálias psicológicas e até castigos físicos, uma vez que as pessoas acreditavam que ser canhoto tinha relação com obras do diabo!

Mas, de forma geral, há quem diga por aí que é  muito mais importante que as pessoas escolham ser destras ou canhotas que entendam os motivos que as levaram a essa escolha. Quem entende do assunto garante que se não fizéssemos a escolha desde muito jovens, isso tornaria nosso processo de aprendizagem muito mais longo e complicado, já que todo mundo precisaria aprender a escrever com ambas as mãos.

2

Confira, abaixo, alguns fatos sobre os canhotos que quase ninguém conhece:

1. Canhotos têm mais chances de serem esquizofrênicos e disléxicos.

2. Canhotos possuem maiores habilidades em outras partes do lado esquerdo do corpo além da mão, como pés, olhos e melhor audição da orelha esquerda.

3. Canhotos costumam ter uma noção espacial melhor que os demais e são melhores com números e matemática. Enquanto isso, destros possuem uma melhor habilidade verbal.

4. A participação de canhotos no Mensa (sociedade que reúne as pessoas com os maiores QIs do mundo) é de 20%. Por isso, há suspeitas de que eles tenham mais probabilidade de serem gênios.

5. Ultrassons mostram que, já no útero, 90% dos bebês preferem o dedão direito da mão.

5

6. Jogadores de videogame canhotos conseguem responder a estímulos variados mais rápido e, por isso, costumam jogar melhor do que destros.

7. Canhotos alcançam a puberdade de 4 a 5 meses depois de destros.

8. O lado esquerdo é considerado o lado feminino do cérebro, por ser mais ligado às emoções e à criatividade. Mesmo assim, dados sugerem que homens canhotos são mais comuns do que mulheres.

9. Estudos provam que, quanto mais velha é a mãe, maior a chance da criança ser canhota. Mas isso é só estatística, não descobriram ainda o motivo para que isso aconteça tantas vezes.

10. Até em Neandertais os destros eram dominantes, segundo evidências históricas. Isso mostra que os canhotos sempre foram uma minoria.

11. Canhotos ficam envergonhados mais facilmente e se preocupam mais que os destros com seus erros e com as críticas que receberão por eles.

4

12. Apesar de sere canhotos, apenas 50% das pessoas que escrevem com a mão esquerda usa o mouse do computador com essa mesma mão. Da mesma forma, 68% usam a mão direita para cortar algo com tesouras e 74% cortam alimentos com a faca na mão direita.

13. Outros animais mamíferos também podem ser destros ou canhotos. Aliás para notar a preferência do bichinho é só perceber se eles costuamam favorecer mais a patinha esquerda ou direita.

14. Segundo estudos científicos, os canhotos costumam viver, em média, 9 anos a menos que destros.

1

Curioso esse assunto, não é? Confira essa outra matéria que você vai amar conhecer: 21 curiosidades inúteis que você vai adorar.

 

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+