Algoritmos: o que são, para que servem e quem os inventou?

Com o mundo cada vez mais tecnológico, as pessoas com certeza já ouviram o termo algoritmos. Eles são vistos dos aplicativos de redes sociais até serviços de streaming, já que conseguem aprender as preferências das pessoas e mostrar conteúdos parecidos com o gosto delas.

Mesmo que quase todos já tenham ouvido falar deles, qual é a origem da palavra algoritmo? Mil anos antes da internet e dos apps de smartphones, Muhammad ibn Mūsā al-Khwārizmī, cientista e polímata persa, inventou o conceito de algoritmo. Essa palavra vem de uma versão latinizada do nome “algorithmi” e, sim, tem relação com a álgebra.

Esse cientista e polímata viveu na Era de Ouro Islâmica, entre 780 a 850 d.C., e é tido por muitos como o “pai da álgebra” e “avô da ciência da computação”. Contudo, não se sabe muitos detalhes da vida dele. Além de muitas de suas obras originais em árabe acabaram sendo perdidas com o tempo.

O acreditado é que al-Khwārizmī tenha nascido na região de Khwarazm ao sul do Mar de Aral, no atual Uzbequistão. O homem viveu no Califado Abássida, que foi um período de um progresso científico bastante notável no Império Islâmico.

As contribuições dele foram importantes no campo da matemática, geografia, astronomia e trigonometria. E ele até corrigiu o livro clássico de cartografia de Ptolomeu, Geographia, para ajudar a ter um mapa-mundi mais preciso.

Além disso, al-Khwārizmī fez vários cálculos para rastrear o movimento do sol, da lua e dos planetas. Escreveu também a respeito das funções trigonométricas e produziu a primeira tabela de tangentes.

O homem era um estudioso da Casa da Sabedoria (Bayt al-Hikmah) em Bagdá, local onde os estudiosos traduziam o conhecimento de mundo todo para o árabe o sintetizando para que progressos significativos pudessem ser feitos. Isso era feito nos mais variados campos do conhecimento, como a matemática, um campo profundamente ligado ao Islã.

Pai da álgebra

Galileu

Os estudos de al-Khwārizmī começavam com dedicatórias a Alá e ao Profeta Muhammad porque ele era muito religioso. Dentre seus vários estudos, um dos principais projetos matemáticos dele foi o desenvolvimento da álgebra.

Aproximadamente em 830 d.C., o califa al-Ma’mun incentivou al-Khwārizmī a escrever um tratado sobre álgebra. O  resultado foi o chamado Al-Jabr, ou The Compendious Book on Calculation by Completion and Balancing, que virou sua obra mais importante.

Mesmo que a álgebra já existisse há centenas de anos, al-Khwārizmī foi o primeiro a escrever um livro definitivo sobre ela. Tanto que a obra dele foi usada como uma ferramenta de ensino.

Na primeira parte, ele apresentou os conceitos e as regras da álgebra e os métodos para calcular os volumes e as áreas das formas. Na segunda, ele mostrou problemas da vida real e propôs soluções, como por exemplo, com relação à herança, divisão de terras e cálculos para os comércios.

Em sua obra, al-Khwārizmī escrevia em prosa simples e empregava diagramas geométricos.

Avô da computação

Galileu

Foram os escritos de al-Khwārizmī que introduziram os numerais hindu-arábicos para os matemáticos ocidentais. Para quem não sabe o que é isso, são os símbolos usados até os dias de hoje: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 0.

Eles têm uma importância para a história da computação porque ela usa o zero e o um para um sistema decimal de base dez. E é esse sistema numérico que sustenta a moderna tecnologia de computação.

A base para o conceito dos algoritmos foi estabelecida pela arte de Al-Khwārizmī de calcular problemas matemáticos. Foi ele quem deu as primeiras explicações em detalhes a respeito do uso da notação decimal para fazer as quatro operações básicas, no caso, adição, subtração, multiplicação, divisão e calcular frações.

Esse método de computação era mais eficiente do que o uso do ábaco. Então, para resolver uma equação matemática, ele ia de forma sistemática por uma sequência de etapas até chegar  na resposta. Isso é o conceito subjacente de um algoritmo.

Algoritmos

HeroSpark

O termo “algorismo” é latino medieval e foi uma homenagem à al-Khwārizmī. Ele faz referência as regras da execução da aritmética usando o sistema numérico hindu-arábico.

Foi no começo do século XX que o termo chegou na sua definição atual e em seu uso que é “um procedimento para resolver um problema matemático em um número finito de etapas; um procedimento passo a passo para resolver um problema”.

Fonte: Galileu

Imagens: Galileu, HeroSpark

Seguir
Buscar
Carregando

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...