América Latina vai passar por um dilúvio em 35 anos

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Ciência e Tecnologia      05/08/15 às 15h32

Você certamente conhece a história do dilúvio que devastou a Terra contado no Gênesis, já que se trata de uma das passagens bíblicas mais famosas. Noé e sua família chegaram a servir de inspiração para livros, séries e filmes.

No entanto, pode ser que o acontecimento relatado na bíblia deixe de ser o dilúvio mais conhecido. Isso porque, de acordo com cientistas russos, a América Latina poderá ser inundada pelo aumento do nível do mar.

Você deve estar se perguntando como isso é possível. Quem responde a pergunta é o vice-diretor do Instituto de Pesquisa Científica do Ártico e da Antártida, Alexánder Danílov. De acordo com ele, o problema é determinado pela mudança drástica da temperatura a nível mundial.

"Os cálculos sugerem que a temperatura se estabilizará rapidamente, mas que o nível do oceano mundial continuará crescendo por vários séculos", afirma o pesquisador.

O dilúvio afetará as áreas mais povoadas do planeta: a América Latina, Europa, Estados Unidos e Canadá. Isso vai fazer com que aproximadamente 150 milhões de pessoas busquem refúgio em outras regiões.

Aumento do nível do mar

inundação

Segundo apontam os dados obtidos pelos pesquisadores, até o ano de 2050, o nível dos oceanos pode aumentar cerca de cinco metros. Isso causaria consequências simplesmente catastróficas.

De acordo com Natalia Riazánova, a responsável pelo Laboratório de Geoecologia do Instituto Estadual de Relações Internacionais de Moscou,"Esses cinco metros de crescimento do oceano são um sinal muito sério. Na realidade, os grandes territórios baixos, onde vive a maior parte da população do planeta, estarão em zonas de inundação".

E não para por aí, o último relatório da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos apontou que no ano passado houve um recorde de temperaturas na superfície terrestre.

O relatório mostrou que 2014 foi o anos mais quente da história já registrado para pelo menos 20 países, esse fez com que se chegasse às mais altas concentrações de gases do efeito estufa na atmosfera. Ou seja, a situação só tende a piorar.

Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+