Curiosidades

Andar de bicicleta queima muitas calorias, mas os benefícios vão além da perda de peso

0

Todo mundo tem uma fase em que adora andar de bicicleta e realmente se esforça para aprender a executar bem essa tarefa, enfrentando até os tombos. Mas com a chegada dos compromissos e, especialmente, da vida adulta, é comum que muita gente deixe esse brinquedo, ou meio de transporte, de lado.

Contudo, assim como todas as outras formas de atividade física, o ciclismo, seja ao ar livre ou indoor, traz vários benefícios para a saúde de praticamente todas as pessoas. Normalmente, uma coisa que chama a atenção das pessoas para fazer uma aula de spinning ou andar de bicicleta na rua é o alto gasto calórico que a atividade tem. Para se ter uma ideia, em uma hora, uma pessoa pode queimar aproximadamente entre 400 e 700 calorias, ou mais, dependendo da intensidade.

Por mais que isso já seja um excelente benefício, os benefícios que o ciclismo proporciona vão além da perda de peso. E é importante lembrar que para emagrecer não basta somente suar em cima da bicicleta, a pessoa tem que ter uma boa alimentação.

Benefícios

Estadão

Aumentar a resistência física

Andar de bicicleta é uma atividade aeróbica, da mesma forma que a corrida ou a natação. Por conta disso, ela dá uma melhora no condicionamento cardiorrespiratório e faz a pessoa ter mais fôlego durante o esporte e também em seu cotidiano, como por exemplo, para subir escadas, brincar com os filhos, fazer longas caminhadas, entre outras atividades.

Impacto baixo nas articulações

Pedalar, ao contrário da corrida, é uma atividade de baixo impacto. Isso quer dizer que ela provoca menos estresse nos joelhos, tornozelos, quadril e coluna. Por conta disso, o ciclismo é uma opção ideal para as pessoas que têm problemas nas articulações ou estão com sobrepeso.

Fortalecimento muscular

Andar de bicicleta fortalece especialmente os músculos das pernas, como os quadríceps, isquiotibiais, panturrilhas e glúteos. O exercício os fortalece e aumenta a resistência muscular.

Melhora a saúde cardiovascular

O sistema cardiovascular é fortalecido com o hábito de pedalar, além de acontecer a melhora na saúde do coração e dos pulmões, ajudando a diminuir o risco de problemas como hipertensão arterial, infarto, AVC e insuficiência cardíaca.

Proteger da diabetes

Assim como todo exercício aeróbico, andar de bicicleta ajuda no controle do nível de açúcar no sangue e diminui a resistência à insulina, que é um fator que pode levar ao diabetes tipo 2.

Diminui o estresse

Como pedalar é um exercício aeróbico, ele libera endorfinas, que são neurotransmissores que melhoram o humor e diminuem o estresse e a ansiedade.

Andar de bicicleta

Exame

Além dos benefícios à saúde, andar de bicicleta também é uma ótima opção para o meio ambiente. Justamente por isso que várias cidades ao redor do mundo tentam mudar a forma como as pessoas se locomovem e incentivar o uso da bicicleta.

Um exemplo disso são os vários governos europeus que estão incentivando o uso de bicicletas para conseguirem ter cidades mais limpas. Como essa mudança pode não ser tão simples assim, alguns países estão oferecendo subsídios, desde a compra da bicicleta até mesmo dinheiro extra no salário, para as pessoas que mudarem a forma como se locomovem e pedalarem de casa para o trabalho.

O país que tem o maior número de ciclistas per capita é a Holanda. Para se ter uma noção, cada holandês é dono, em média, de 1,3 bicicleta. Esse número é visto não apenas pelo fato de as ruas da cidade terem uma ótima infraestrutura para quem anda de bicicleta, mas também porque o governo paga 0,21 euro, o que dá 1,14 real, por quilômetro para aqueles que vão pedalando de casa para o trabalho. Como se isso já não fosse bom o suficiente, eles estão planejando aumentar esse incentivo para 0,23 euro a partir do ano que vem.

Esse valor pode não parecer muito, mas para quem pedala 10 quilômetros por dia por cinco dias na semana a quantia recebida pode ser de até 504 euros, ou seja, R$ 2.750, por ano. Esse dinheiro é pago diretamente para a pessoa no seu recibo salarial.

Além da Holanda, a Bélgica também tem um programa de incentivo parecido. No país, eles recebem 0,24 euro, equivalente a 1,31 reais, por quilômetro pedalado para todos que trocam o carro ou o transporte público pela bicicleta.

Contudo, não são todos os países que oferecem dinheiro propriamente dito. No caso do governo britânico, ele tem o programa chamado Cycle2work. Esse programa oferece incentivos fiscais para os trabalhadores e para as empresas. Com ele, um desconto é dado para o trabalhador que comprar ou alugar bicicletas e acessórios de segurança para usá-la, como por exemplo, cadeados, coletes, luzes, espelhos ou capacetes.

No caso das empresas, elas se inscrevem nesse projeto e então o trabalhador vai pagando a bicicleta diretamente com seu salário com o prazo máximo de 12 meses. E no caso de bicicletas elétricas esse desconto é maior, podendo ser de até 39%.

Fonte: VivaBem,  UOL

Imagens: Estadão, Exame

Tchau efeito sanfona! 5 hábitos para evitar recaídas com relação ao peso

Artigo anterior

Tinder lança “Compartilhar meu date”, novo recurso de segurança

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido