Todo mundo tem uma fase em que adora andar de bicicleta e realmente se esforça para aprender a executar bem essa tarefa, enfrentando até os tombos. Mas com a chegada dos compromissos e, especialmente, da vida adulta, é comum que muita gente deixe esse brinquedo, ou mesmo transporte, de lado.
No entanto, existem as pessoas que além de não terem a deixado de lado, trazem novidades para a bicicleta. Um exemplo disso é Sergii Gordieiev, um engenheiro ucraniano que é conhecido por seus experimentos malucos. Recentemente, ele publicou um vídeo em que é possível vê-lo pedalando em uma bicicleta que tem as rodas quadradas.
Segundo o UOL Carros, para que a bicicleta conseguisse andar mesmo com suas rodas quadradas foi feito um quadrado de aço com uma engrenagem em um de seus cantos. E o miolo dela é ligado na moldura através de varetas metálicas, os conhecidos aros nas rodas redondas.
E com a função de dar movimento à bicicleta foi construída uma espécie de esteira com pequenas placas de metal. Isso faz com que ao invés de toda a roda quadrada ter que girar, ela é fixa e o que se movimenta é essa esteira embaixo dela. Por isso que a forma de ela andar é parecida com a vista nos tanques de guerra.
Outro fato é que a roda de trás dessa bicicleta não tem um miolo giratório, como visto nas com as rodas redondas. Nesse caso, a energia dos pedais é enviada através da corrente para a engrenagem que fica no canto da roda traseira. Por isso que quando a pessoa pedala essa manivela é acionada e a esteira de trás também começa a se movimentar.
Claro que uma bicicleta com rodas quadradas é impressionante, ainda mais se ela realmente funciona. Contudo, a parte onde se vê o engenheiro andando de fato nela é bem pequena. Além disso, um outro ponto que existe nas bicicletas tradicionais, mas não foi visto nessa, foram os freios.
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Por mais que uma bicicleta com rodas quadradas chame atenção, ela não é muito prática. Contudo, as tradicionais são bastante usadas, mas nem tanto quanto se gostaria. Por isso que, com o objetivo de terem cidades mais limpas vários governos europeus estão incentivando seu uso.
E claro que essa mudança não é tão simples assim. Por isso que alguns países estão oferecendo subsídios, desde a compra da bicicleta até mesmo dinheiro extra no salário, para as pessoas que mudarem a forma como se locomovem e pedalarem de casa para o trabalho.
O país que tem o maior número de ciclistas per capita é a Holanda. Para se ter uma noção, cada holandês é dono, em média, de 1,3 bicicleta. Esse número é visto não apenas pelo fato de as ruas da cidade terem uma ótima infraestrutura para quem anda de bicicleta, mas também porque o governo paga 0,21 euro, o que dá 1,14 real, por quilômetro para aqueles que vão pedalando de casa para o trabalho. Como se isso já não fosse bom o suficiente, eles estão planejando aumentar esse incentivo para 0,23 euro a partir do ano que vem.
Esse valor pode não parecer muito, mas para quem pedala 10 quilômetros por dia por cinco dias na semana, a quantia recebida pode ser de até 504 euros, ou seja, R$ 2.750, por ano. Esse dinheiro é pago diretamente para a pessoa no seu recibo salarial.
Outro país europeu onde acontece o incentivo para o uso das bicicletas elétricas é a França. Para isso, o governo do país subsidia quem vender seu carro para comprar uma e-bike com até quatro mil euros, aproximadamente 22 mil reais.
Além dos incentivos, lugares como Madri, Roma e Londres estão restringindo a circulação de carros no centro das cidades. No caso de a pessoa querer entrar mesmo assim, em alguns lugares, ela paga um valor diário. Por exemplo, em Londres, essa taxa é chamada “congestion charge” e é de 15 libras, aproximadamente 92 reais.
Já em Madri, os carros à gasolina que são antes dos anos 2000 e os à diesel anteriores a 2006 têm muitas restrições de circulação. E em 2025 eles já não vão poder ser usados em nenhuma região da capital espanhola.
Imagens: YouTube, Instituto vencer o câncer