Curiosidades

Bicicleta elétrica mais leve do mundo custa 12 mil euros

0

Todo mundo tem uma fase em que adora andar de bicicleta e realmente se esforça para aprender a executar bem essa tarefa, enfrentando de bom grado até os tombos. Mas com a chegada dos compromissos e, especialmente da vida adulta, é comum que muita gente deixe esse brinquedo, ou mesmo transporte, de lado.

A bicicleta tem vários benefícios para a saúde da pessoa que a pedala. Claro que quanto mais rápido se andar mais calorias serão queimada. Mas os benefícios do ciclismo não dependem da velocidade. Por exemplo, uma pessoa de 70 quilos irá perder 300 calorias em uma hora pedalando a uma velocidade de 19,3 quilômetros por hora.

O ciclismo também ajuda a aumentar a força e melhorar o equilíbrio e coordenação. Além de também ajudar o meio ambiente. Os tipos de bicicleta são os mais variados, hoje em dia. E temos até as bicicletas elétricas.

Bicicleta elétrica

Dentre os modelos elétricos, a bicicleta elétrica da marca suíça HPS é para poucos. O modelo chamado HPS Domestique é uma bicicleta de estrada maravilhosa com pedal assistido por um motor elétrico.

Essa bicicleta é a bike elétrica mais leve do mundo, tendo apenas 8,6 quilos. Ela é mais leve do que boa parte das outras bicicletas de estrada disponíveis no mercado, mesmo aquelas que não tem o pedal assistido.

O peso da HPS Domestique foge totalmente daquilo que é imaginado para uma bicicleta elétrica. Ela consegue chegar nesse peso inacreditável por ter o sistema elétrico minimalista, com uma bateria que é no formato de caraminhola.

Esse modelo já vem de fábrica com essa configuração super leve. Para se ter uma ideia, a Merida está no Guiness Book como a bicicleta mais leve do mundo pesando 6,8 quilos. Contudo, essa bicicleta não é um projeto original, mas sim adaptado. Ela foi chamada de Freicycle e pesa menos de sete quilos. Esse modelo usa um motor de helicóptero controlado por rádio.

Por conta disso, a HPS Domestique tem o posto legítimo de bicicleta elétrica mais leve do mundo. O nome do modelo é uma homenagem aos ciclistas do pelotão que se dedicam a apoiar os outros companheiros para conquistar a vitória.

Especificidades

Essa bicicleta tem um motor elétrico como parte de um sistema bem compacto de alavancas chamado Watt Assist Pro que foi criado por engenheiros da Fórmula 1. A potência do motor é de 200 W.

Por conta dessa bicicleta ser de pedalada assistida, a sua autonomia pode variar bastante em função do esforço feito por quem está andando nela. Contudo, a HPS diz que o modelo faz, pelo menos, três horas contínuas de subida.

Outros componentes dessa bicicleta são um quadro de carbono assinado pela Campagnolo. Tendo uma transmissão Campagnolo 1×13 EKAR, rodas Campagnolo Shamal e a bateria removível no formato de uma garrafinha de água.

Ao todo foram feitas somente 21 unidades da HPS Domestique. Essa bicicleta elétrica mais leve do mundo está disponível em vários tamanhos. Além disso, ela pode ser personalizada e ter suas peças trocadas dependendo do gosto do cliente.

Preço

Como foi dito anteriormente, essa é uma bicicleta para poucos. Até porque, com esse tanto de especificidades e requinte é de se imaginar que ela não seria um produto barato.

A HPS Domestique é entregue depois de três meses da sua reserva. E ela custa 12 mil euros. Esse é o preço que se paga por querer andar por aí em uma bicicleta que tenha engenharia suíça e que seja produzida em uma pequena escala.

10 desculpas bizarras para furar o lockdown que a polícia não acreditou

Matéria anterior

Cirurgião participa de audiência judicial virtual nos EUA enquanto operava paciente

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.