Apenas 1 a cada 3 pessoas escutam sons nesses vídeos mudos que são pura sinestesia

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      04/05/18 às 19h16

Você, amigo leitor, alguma vez na vida escutou falar de sinestesia? Para quem não sabem a sinestesia é uma manifestação associada a interação entre esferas distintas dos sentidos convencionais. Não entendeu, né!? Em outras palavras, a sinestesia é um estímulo percebido por um sentido específico. Tal sentido dá origem a outras percepções sensoriais, mesmo que tais percepções aconteçam apenas na sua cabeça.

A sinestesia pode ser expressada no plano auditivo, olfativo, visual ou tátil, bem como no campo do paladar. Uma pessoa com esse fenômeno pode, por incrível que pareça, sentir o gosto de um doce ao escrever uma letra, ou mesmo relacionar uma determinada cor ao cheiro de uma flor. Mas e você, já sentiu esse fenômeno acontecer? Bom, talvez essa nossa matéria possa te ajudar.

A sinestesia em vídeos mudos

O cientista Elliot Freeman, da City University de Londres, foi quem descobriu esse fenômeno. Segundo ele, é possível ouvir ruídos em vídeos que não tem som e até escutar passos de pessoas quando olhava para elas andando na rua. Você já teve essa sensação?

Freeman diz que a sinestesia pode fazer com que façamos atribuições de cores para notas musicais, por exemplo. Sabe quando sentimos um perfume e lembramos de uma pessoa exatamente na hora? São dessas atribuições que estamos falando. O curioso é que tudo acontece de forma involuntária.

Depois de pesquisar bastante, Freeman descobriu que de 20 a 30% das pessoas também pode escutar sons que não existem em vídeos que não tem som. Um dos testes mais famosos da internet foi o gif da torre que pula. Muitos disseram que escutaram o impacto da torre quando ela toca o chão e até quando pega impulso para pular. É o seu caso?

E aí, escutou alguma coisa? Não? Então vê se esse gif de baixo te dá a impressão de estar escutando alguma coisa conforme a imagem vai se mexendo.

E aí, qual foi o resultado? Acha que escutou coisas mesmo que os gifs não tenham som? Bom, não esqueça de comentar aqui embaixo e marcar o seu amigo para fazer o teste.

Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+