Após 248 anos, Plutão concluirá sua primeira órbita ao redor do Sol em 2178

Avatar for Bruno DiasBruno DiasCuriosidadesdezembro 6, 20241K Visualizações

Plutão tem sua designação oficial como um planeta-anão localizado no Cinturão de Kuiper, uma região distante que possui milhões de corpos gelados depois da órbita de Netuno. Mesmo depois que ele foi rebaixado de classificação, Plutão nunca deixou de ser um objeto de interesse. Uma das coisas interessantes sobre ele é que para Plutão concluir sua órbita em volta do sol são necessários 248 anos terrestres.

Por conta disso que, desde que o ex-nono planeta do nosso sistema solar, irá ter o seu primeiro “ano novo” desde que ele foi descoberto em 1930 no dia 23 de março de 2178.

Esse que é o mais famoso do grupo dos cinco planetas-anões do sistema solar, já foi considerado um planeta até 2006. Contudo, a União Astronômica Internacional (IAU) o reclassificou por ele não cumprir os três critérios que determinavam o que era um planeta.

Plutão completará sua órbita em volta do sol

Exame

Como dito, Plutão irá concluir sua órbita em volta do sol em 2178. Por conta da sua órbita mais longa, os dias do planeta são maiores do que os da Terra, tendo 153 horas terrestres ou 6,4 dias. Esse tempo acontece porque ele gira em seu eixo de forma lenta.

Além disso, como ele e Caronte, a maior de suas cinco luas, estão sempre em uma rotação síncrona, eles mostram o mesmo lado um para o outro. Logo, os dias em Plutão não são  totalmente escuros, mas são bem mais do que os dias da Terra. Até  porque o sol é visto como um ponto luminoso pequeno para o planeta anão.

Contudo, conforme Plutão vai fazendo sua órbita e ficando mais perto do sol, a energia da estrela faz com que parte da superfície gelada dele acabe sublimando e liberando gases que formam uma atmosfera fina e temporária.

Fonte: Tecmundo 

Imagens: Exame 

Seguir
Sidebar Buscar
Carregando

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...